Quarta-feira, 29 de julho de 2015
Já ficou claro que nenhuma empresa pode ficar fora das redes sociais. Hoje em dia, esse canal possui crescente importância para o marketing das organizações e empresas.
Para pequenas e médias empresas, as redes sociais são o caminho mais barato para a divulgação de produtos e serviços. É preciso aproveitar essa oportunidade!
No entanto, é comum ver pequenas e médias empresas (PME’s) questionando: eu tenho a página da minha empresa, mas não sei o que fazer? Quais passos preciso seguir? Que tipo de post devo fazer?
Uma boa estratégia de posts com conteúdo de qualidade pode fazer com que sua marca se destaque no mercado e alcance um bom público sem gastar tanto dinheiro. A disputa pela atenção na Internet é acirrada e, hoje em dia, mensagens muito publicitárias ou promocionais já não conseguem mais alcançar e engajar as pessoas. A solução é gerar conteúdo que seja relevante para seu público, aquele tipo de post que gera muitas curtidas, compartilhamentos e comentários.
Porém, não é tão fácil quanto parece. Nas PME’s, uma mesma pessoa é responsável por diversas áreas e, às vezes, pode faltar tempo para preparar uma estratégia de marketing nas redes sociais.
Mas não se desespere, tô aqui pra ajudar!
Com esses passos básicos, você vai usar as redes sociais a favor da sua marca e conseguir melhores resultados:
Entenda como seu público alvo se comporta na internet. Pesquise os interesses do seu cliente e entenda o tipo de conteúdo que ele curte, compartilha e se interessa. Isso é fundamental para você se comunicar e chamar a atenção dele.
Não sabe como começar? Observe as atividades dos seus concorrentes nas redes sociais. Que tipo de conteúdo eles postam? Com que frequência? Em qual formato? Isso pode te ajudar a elaborar sua estratégia de conteúdo.
No começo você vai ter várias ideias, vai até se divertir criando pautas para seus posts. Mas, com o passar dos dias, você pode ter dificuldade e isso pode desmotivá-lo. Para encontrar a inspiração, é preciso pesquisar notícias e outros conteúdos referentes ao seu setor. Seguir canais de empresas complementares ao seu negócio são uma ótima forma de conseguir conteúdo relevante para seus clientes. Siga perfis de Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin. Isso é um ótimo passo para começar a desenhar suas pautas de conteúdo. Por exemplo: além de divulgar seus próprios produtos, uma marca de roupa de bebê pode usar suas redes para publicar a programação de teatro infantil em cartaz, brincadeiras para se fazer com os filhos, dicas para mães e pais, todo o tipo de conteúdo RELEVANTE para seu público alvo, mesmo que não diretamente ligados à sua marca.
Cada rede social tem uma finalidade e características específicas. Você pode falar sobre o mesmo assunto em todas elas, mas pense sempre no objetivo e no formato de cada uma das redes. Use muitas imagens e tente dar alguma identidade para seus posts, tanto visual, quanto de linguagem. Podem ser filtros, molduras ou um jeito de falar característico. Não é preciso saber usar ferramentas complexas de edição de imagem. Ferramentas mais simples de edição podem, muitas vezes, dar um resultado tão profissional quanto o Photoshop.
Agendar postagens é incrível, porque você pode criar todos os posts da semana e deixar tudo agendado! Você ganha um tempo precioso para se preocupar com outras coisas e, ao mesmo tempo, garante sua presença nas redes sociais de forma constante e organizada. Nem todas as plataformas tem a função de agendamento, mas existem ferramentas específicas para cada uma delas que tem essa função.
Depois de ler meus 5 passos, quem está com outras funções na empresa pode pensar assim: “Legal, entendi o que tenho que fazer, mas ainda é muito trabalho e não vou conseguir porque não tenho tempo”.
Calma! Existem ferramentas que podem te ajudar com todos os passos da minha lista desde a criação até a publicação. Uma delas é o MidiaMobi, uma plataforma pensada justamente para solucionar os problemas das médias e pequenas empresas. #ficaadica
Agora é só colocar em prática! Mãos à obra!
MidiaMobi é uma plataforma de gestão de conteúdo para redes sociais. O principal objetivo da plataforma é resolver os problemas diários dos profissionais de marketing em suas atividades de criação e publicação de conteúdo, desde pequenos empreendedores até grandes empresas.
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