Terça-feira, 22 de setembro de 2020
Quando a PM3 completou dois anos de existência no mês de março de 2020, planejamos fazer um raio–x da área de Gerenciamento de Produto Digital no Brasil, com a finalidade de entender onde estamos, seu grau de maturidade e para onde vamos.
Eis que surge o Panorama do Mercado de Product Management no Brasil 2020. Nossa contribuição para a comunidade de Produto que, mesmo neste ano tão turbulento, vê-se na contra mão. Com alto crescimento e oferta de vagas, quando comparados a outros mercados.
Nesta pesquisa, até então a mais completa feita no Brasil, queremos ajudar profissionais e empresas a terem uma visão alargada do segmento, contribuindo assim para o seu desenvolvimento e futuro do ecossistema de Product Management no país.
A Cursos PM3 conta com mais de 2.500 alunos em seus dois cursos online: Product Management e Product Discovery. São mais de 70 horas de conteúdo sobre o universo de Produto, e em breve será lançado o seu terceiro curso: Product Growth.
Observando esse rápido crescimento e ouvindo as demandas da comunidade, notamos que deveríamos conhecer ainda mais sobre o mercado no qual atuamos. Desta forma, entendemos melhor quem são esses profissionais, como é o seu dia – a – dia, a empresa em que trabalham e sua percepção de futuro dentro da área de Produto no Brasil.
Ter essa premissa em mente foi muito importante para desenvolvermos este material, e foi assim que elaboramos 46 questões relacionadas a esses tópicos. 415 profissionais das mais variadas áreas dentro de Produto, como Business Analyst, Product Owners, Product Managers, CPOs, VPs entre outros, participaram desta pesquisa. A ajuda desses profissionais foi fundamental para captarmos as percepções que estávamos buscando e nos ajudar a enxergar melhor as dores e as oportunidades dentro no ambiente de produto.
Por ter feito um mapeamento minucioso dentro do mercado, obtivemos dados como cargo atual, satisfação no trabalho e na carreira, desafios e expectativas futuras. Além disso, conseguimos entender o perfil demográfico, formação, experiência na área e faixa salarial, que foram detalhadas dentro da pesquisa.
Notamos, por exemplo, que a maioria dos profissionais possui curso superior e/ou pelo menos uma pós-graduação ou MBA. Isso mostra um padrão profissional melhor qualificado na área, sendo estes profissionais oriundos das áreas de Tecnologia e Marketing.
Foi muito gratificante descobrir também que: grande parte dos respondentes estão felizes com as funções que exercem. Além disso, a maioria deles acredita que a carreira na área de Produto tem futuro e será ainda mais relevante nos próximos 10 anos.
Profissionais motivados estão dispostos a melhorar ainda mais a entrega dos seus serviços, e também a investir mais em autoconhecimento e aprimoramento profissional. Com isso, o mercado recebe mais profissionais qualificados e as empresas desenvolvem cada vez mais produtos de qualidade para seus usuários. Esta alta qualificação, motivação e confiança fortalecem ainda mais o ecossistema brasileiro de Produto e Tecnologia.
Em relação ao salário atual, foi observado que boa parte dos profissionais na área de Produto ganha entre R$ 5.000 a R$ 15.000. Além disso, foi identificado também que os respondentes se distribuem de maneira equilibrada entre empresas de pequeno, médio e grande porte. No entanto, a maior parcela atua em empresas de mais de 900 funcionários.
Para entender ainda mais este cenário, foi feito um cruzamento entre as faixas salariais com o tamanho das empresas e também alguns recortes para entender como o salário de alguns cargos da área de Produto oscilam em algumas regiões do país.
No geral, o resultado não apresentou nenhuma grande variação salarial entre as empresas de diferentes portes. No entanto, foi possível constatar que as empresas de grande porte conseguem oferecer salários maiores. Em São Paulo a faixa salarial de um PM varia principalmente de R$ 10.000 a R$ 12.000, sendo esta a cidade que mais concentra profissionais de Produto.
Nosso estudo também mostra a desigualdade de gênero em relação aos salários de um Gerente de Produto. De acordo com a pesquisa os homens recebem mais que mulheres em quase todas as faixas salariais, especialmente nas posições de liderança.
Alguns desafios que devemos encarar também foram identificados, como por exemplo, parte dos profissionais da área de Produto ainda não sabem exatamente qual a posição deles dentro de sua empresa.
A falta de clareza a respeito do papel do PM dentro de sua empresa, mostra um gap de comunicação e informação muito sério, normalmente encontrados dentro de empresas que ainda não tem uma cultura de tecnologia bem definida.
Outro ponto que vale destacar é em relação ao tempo investido dentro da rotina de trabalho. Os respondentes apontaram que alinhamentos são a atividade que mais ocupam o seu dia-a-dia, seguido de atividades relacionadas aos processos internos da empresa. Isso nos leva a compreender que os profissionais de Produto não estão gastando tempo adequado em experimentação e product discovery, o que podemos entender como um possível foco de risco para a empresa.
Ver este tipo de dado nos preocupa. Visto que parece claro que os profissionais de produto estão investindo mais em tempo alinhamentos com o time e com os stakeholders, roadmap e processos internos (o que é péssimo para os times e as empresas), quando deveriam estar focados em atividades como análise de dados e pesquisas para descobrir as melhores soluções pros seus usuários, através das melhores práticas de Product Discovery para então reduzir o risco de criar soluções que não geram valor para o negócio.
Nota-se uma forte tendência por parte das empresas de tecnologia no investimento em novas vagas na área de Produto – muitas aliás pedem o certificado da Cursos PM3. Isso mostra o interesse na contratação de profissionais que recebem uma educação de primeira linha e assim estarem preparados para os novos desafios que o mercado oferece.
Além disso, existe um forte interesse por parte dos respondentes em querer investir em habilidades voltadas para liderança de Produto, Data Analytics e Product Discovery nos próximos anos, o que mostra a tendência em termos profissionais mais qualificados no futuro.
Interessante perceber que isso está conectado com a forma como a Cursos PM3 busca atender a demanda do mercado, como o nosso mais novo curso de Product Discovery, onde 14 instrutores de empresas como Nubank, Booking.com, PicPay, Magnetis, Stripe, OLX e muitas outras empresas de tecnologia, compartilham como aplicam as melhores práticas de Discovery onde trabalham.
Acreditamos que esta pesquisa irá prover informações valiosas para todos os envolvidos no ecossistema de Produto e Tecnologia. Esperamos que este estudo gere valor para você e para sua empresa, trazendo soluções e oportunidades, elevando assim a barra de Produto no Brasil.
Baixe o Panorama do Mercado de Product Management 2020. Descubra outras grandes tendências na área de desenvolvimento de produtos digitais no Brasil e acompanhe conosco a evolução de mercado tão em ebulição.
CMO e cofundador da PM3, escola referência e especializada em produtos digitais no Brasil.
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