Artigos

O que aconteceu com as tendências tecnológicas de 2014?

Todos os anos, previsões sobre as tecnologias que irão moldar nosso futuro são feitas. Mas o que realmente acontece com elas depois de um tempo? Fiz um recorte de 10 anos para descobrir quais eram as tendências tecnológicas em 2014 e como foi o grau de maturidade e o desenvolvimento delas. Reforço que uma série de inovações foram apontadas como as grandes promessas tecnológicas que transformariam nossa vida cotidiana e o mercado global.

Para escolher quais eram as tendências, usei como base o estudo do Fórum Mundial Econômico que listou as 10 principais tendências de internet e tecnologia para 2014. A pesquisa citou algumas tecnologias como Internet da Coisas (IoT), Algoritmos de Big Data e Machine Learning, e impressão 3D. Como andam essas tendências tecnológicas? Veja a seguir.

Comparativo das tendências tecnologias de 2014

 

Internet das coisas

2014: A tendência de conectar dispositivos à internet estava crescendo, com computadores e celulares, expandindo para carros e relógios inteligentes. A ideia era que os aparelhos fossem interligados, geladeiras e fechaduras inteligentes, proporcionando uma experiência com eficiência.

2024: Hoje, computadores e celulares estão conectados. Mas também geladeiras inteligentes que fazem listas de compras, fechaduras digitais aumentam a segurança, e a assistente virtual como a Alexa. Nosso cotidiano está mais eficiente e conectado de maneira que nós não imaginávamos.

Dispositivos vestíveis

2014: Às tecnologias vestíveis, tênis e roupas inteligentes, eram vistas como uma evolução. A expectativa era de que esses dispositivos conectados transformassem nossos hábitos diários e aumentassem a conveniência e a saúde.

2024: Hoje, dispositivos como relógios, roupas conectadas e óculos inteligentes não só melhoram nosso estilo de vida, mas também proporcionam uma vida digital. Oferecendo informações imediatas que facilitam nossa interação no digital.

Realidade aumentada

2014: A realidade aumentada, conectando o mundo físico e virtual, era vista como futurista e com potencial para engajar o usuário. Principalmente com o lançamento do Google Glass através de novas formas de interação no universo digital.

2024: Tecnologias como o Apple Vision Pro transformam o mundo físico em um espaço digital interativo. Novas formas de interação, desde ver informações aplicadas no seu ambiente até experiências imersivas que combinam elementos virtuais e físicos de maneira fluida e integrada.

Algoritmos de Big Data e Machine Learning

2014: Em 2014, o aprendizado de máquina era visto como o futuro da tecnologia. Algoritmos que aprendem com dados substituiriam análises convencionais, trazendo e-commerce personalizado e pesquisas precisas, aumentando o engajamento e a eficiência.

2024: Hoje, algoritmos inteligentes personalizam experiências online, preveem necessidades e oferecem soluções em tempo real. Desde recomendações de compras até assistentes virtuais, transformando dados em ações úteis melhorando a jornada do cliente.

Impressão 3D

2014: A impressão 3D era vista como uma revolução acessível. Com potencial em arquitetura, design, arte, educação e saúde, prometia melhorar vidas com próteses acessíveis e transformar a fabricação ao imprimir peças sob demanda.

2024: A impressão 3D é muito útil. Personalização de próteses, fabricação sob demanda e inovações em design e arte foi o início. A tecnologia simplifica processos, reduz custos e abre novas possibilidades, sendo indispensável em saúde, educação e indústria.

Pagamento móvel e moedas virtuais

2014: Métodos de pagamento, como NFC, carteiras digitais e o Google Wallet, eram vistos como uma das tendências tecnológicas. Essas tecnologias prometiam facilitar pagamentos sem o método físico. Já as moedas virtuais como o bitcoin surgiram como uma tendência, apesar dos desafios que teriam pela frente.

2024: Hoje, esses métodos de pagamento móvel se tornaram fundamentais para nossa rotina. Transformaram a maneira de como realizamos transações, proporcionando eficiência e segurança. As moedas virtuais como o bitcoin continuam a moldar o cenário financeiro e exploram novas fronteiras.

Entrega intradiária

2014: O e-commerce estava em transformação devido à integração de armazéns avançados e à gestão da cadeia de suprimentos pelos varejistas, visando revolucionar as compras online. A entrega rápida em um dia, por empresas como a Amazon, era vista como o futuro, apesar dos desafios iniciais com os drones.

2024: As entregas intradiárias moldaram a maneira de como fazemos compras online. Hoje com suas próprias frotas e infraestrutura de alta tecnologia garantem que suas encomendas cheguem rapidamente à sua porta. Contando com a entrega em até um dia útil, com eficiência e inovação.

Essas foram as tecnologias apontadas como tendências em 2014. No ano atual, ainda falamos delas e de outras inovações como Inteligência Artificial, metaverso, carros voadores e muitas outras. Ficarei de olho nas tendências e animado com o futuro.

Avatar photo

Assistente de Comunicação no Digitalks.

Comentários

PUBLICIDADE