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Já imaginou uma Black Friday feita para cada cliente?

Como o business messaging pode potencializar as vendas nesta que é uma das maiores datas para o varejo.

 

É possível atender a um número incontável de pessoas com a mesma atenção e assertividade que se dá a um cliente preferencial? Se essa pergunta fosse feita há poucos anos, seria recebida no mínimo com estranheza. Experimente me perguntar hoje e eu te direi que, não só isso já é possível, como também pode ser a realidade de muitos empreendedores. Imagine qual seria o impacto sobre as vendas ao explorar uma data tão importante como a Black Friday com essa perspectiva?

Dia desses estava com duas colegas fazendo um exercício de pensamento sobre como é ser consumidor e marca nas semanas que antecedem à mais famosa sexta-feira, que nesse ano cai no dia 25 de novembro. Foi uma reflexão especialmente interessante porque cada qual tem momentos de vida e estilos bem diferentes. E, independentemente das nossas diferenças e semelhanças, a conclusão principal foi o quanto a enxurrada de ofertas incomoda pela falta de foco. Será que e-mail é o principal canal de comunicação? Das minhas colegas e meu, não. Resultado: além de abarrotarem a caixa de entrada com mensagens que não serão lidas, muitas já caem direto no Spam.

Como consumidor, dá certa irritação. Para a marca, essa reação não poderia ser pior. E nem chegamos na parte dos custos, já que um investimento foi feito para atrair clientes.

Tocar os corações e mentes dos consumidores é o desafio do momento para a área de tecnologia. Essa (ótima!) notícia chega na forma de ferramentas incríveis de business messaging — um universo que, em tradução livre, quer dizer mensageria de negócios ou canais de mensageria para relacionamento.

Antes de explicar como o business messaging pode potencializar as vendas na Black Friday, vou recorrer a alguns números expressivos divulgados pela Meta: 165 milhões de brasileiros usam WhatsApp, ou seja, o Brasil é o país que mais usa o canal no mundo; 70% já trocaram mensagens comerciais uma vez por semana e 75% estão dispostos a fazer negócios via WhatsApp. Se a maior parte das pessoas interagem nesse ambiente, porque gastar recursos buscando clientes onde eles não estão?

Vou além. Não só quero estar onde o meu potencial cliente está, como quero oferecer produtos que o conquiste. Quero ver o carrinho de compras dele cheio e, depois da Black Friday, constatar novas compras e que indique a minha marca aos amigos, porque ele simplesmente amou a experiência de consumo. Isso é querer demais?

O business messaging e seu suporte de canais de mensagem automatizados podem ajudar, por exemplo, a saber o que o consumidor deseja e necessita, quanto estaria disposto a pagar e de que forma. Em outras palavras, geram uma boa customização. Com essas informações, dá para entender previamente o comportamento do cliente e ser muito mais assertivo no momento de mandar uma oferta. Eu adoraria receber uma mensagem do tipo: “Esse é o celular que você está buscando? Separei várias opções de modelos e preços legais. Dá uma olhada”. E não mensagens aleatórias sobre coisas que não fazem parte do meu campo de interesses.

E se esse relacionamento ainda me garantir facilidades na minha jornada, dou match! Não vou mais querer saber de ‘acabei de mandar para o seu e-mail, dá uma olhadinha’; ‘ entra no site para fazer um cadastro?’; ou o pior dos mundos, ‘você precisa baixar um aplicativo, ok?’.

Ainda de acordo com dados da Meta, 77% dos brasileiros querem conversar com as empresas via mensagem e sem a menor dúvida, rapidez e praticidade são duas boas razões para essa preferência. Há outras, como fluidez e transparência, e também estar disponível para tirar dúvidas e resolver problemas no momento em que eles aparecem colocando o time para ajudar, especialmente na compra de produtos de alto valor agregado.

Se eu conto com os recursos do business messaging, posso fazer uma pré-Black Friday para entender o perfil do cliente. Posso usar um quiz, uma gameficação ou outros processos para levantar as informações que preciso para personalizar as ofertas durante a Black Friday. Com elas, posso ainda, fazer correções na rota, agir estrategicamente e projetar uma pós-Black Friday. “Você conseguiu comprar aquele celular? Se não comprou, talvez esses modelos possam te interessar. E os preços ainda são de Black Friday”. Uma mensagem sedutora que só pode ser enviada por marca que sabe com quem está falando.

Isso é a construção do ativo digital. Um investimento que vai gerar retorno e pode ser explorado depois de muitas formas.

Outras Black Fridays virão. Mas será ótimo se você começar a aproveitar a oportunidade já nesta edição. Torço que sim.

Luiz Marcelo

Luiz sempre focou em inovação e tecnologia. Formado em Administração de Empresas com MBA em Finanças pelo IBMEC, iniciou sua carreira como desenvolvedor de softwares e foi migrando para áreas de negócios e experiência dos clientes. Empreendedor, mentor de startups, possui grande experiência no desenvolvimento e gestão de negócios escaláveis. Executivo com atuação em grandes empresas nos mais diversos segmentos B2B e B2C. Em Take Blip atuou nas áreas de Produtos e Vendas Enterprise e, atualmente, como Diretor de Unidade de Negócios, tem como objetivo expandir a adoção de nossa plataforma, maximizando o retorno de nossos clientes.

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