Artigos

É Hora de empreender, inovar e investir!

Sem usar nenhuma rede social para agendar “rolezinhos”, centenas de jovens brasileiros, em todos os cantos do País, decidiram mergulhar de cabeça em seus sonhos e começar a empreender. Sim, você pode (até) não estar percebendo mas nos últimos três anos estamos vivendo uma verdadeira (nova) avalanche de empresas em estágio inicial – as Startups, com foco principal em tecnologia e internet.

Em quase todos os estados do Brasil, toda semana surge um empreendedor com uma ideia inovadora e muita vontade de fazer a diferença, criar algo novo e tornar-se quem sabe um novo Steve Jobs.

Mas, o que torna estes jovens com suas ideias diferentes daqueles que tiveram a mesma iniciativa há dez, vinte ou trinta anos? Na minha opinião, o Google e o Facebook! Explico: milhares de pessoas tem ideias novas todos os dias. Empreender antes da existência do Google significava investir tempo e dinheiro em silêncio e isolado do resto do mundo. Sem saber se sua ideia já existia em alguma parte do País ou em outro. O empreendedor podia investir meses ou até anos de trabalho e dinheiro e quebrar antes mesmo do produto ser lançado. Somente grandes empresas tinham dinheiro para investir em pesquisa de mercado e isso levava meses.

Mais que isso, sem feedback durante o período de desenvolvimento e testes, sem compartilhar! Hoje, os novos empreendedores digitais não somente podem descartar uma ideia no mesmo dia por descobrir que já existem outras dezenas iguais ou melhores, ou até mesmo incorporar novas funções para torna-la diferente da concorrência.

Com isso ganha-se tempo, agilidade, menor prazo para lançar inovações, permite reduzir investimentos e principalmente o alto risco de uma ideia de não dar certo.

Há 11 anos não existia o Facebook, hoje, centenas de grupos e comunidades criados na rede social mais acessada do mundo, permite que empreendedores troquem informações a todo momento, deem e recebam feedback de suas soluções e possam agir rapidamente. Imagine 200, 300 ou 500 pessoas em diversos Países testando seu produto e fornecendo comentários e opiniões de como pode ser melhorado? Imagine você estar conectado e dezenas de investidores Anjos e receber feedback deles antes mesmo de dar o primeiro passo. Tudo em tempo real.

Claro, muitos outros fatores contribuem hoje para que o empreendedor tenha uma trajetória de sucesso: Educadores e Mentores com espírito empreendedor ou visão de negócios: executivos de multinacionais que compartilham suas experiências de trabalho e de vida, profissionalmente em universidades ou voluntariamente em Aceleradoras e Incubadoras, transferindo para os jovens empreendedores em curto prazo de tempo, uma longa jornada de aprendizado, acertos e principalmente erros.

E, por fim, o mais importante: investidores e clientes. Sem pelo menos um deles, nenhum empreendedor terá sucesso!

Investidores porque aceleram o crescimento e permitem a expansão mais rápida, ou até mesmo porque muitos deles aportam, além de dinheiro, conhecimento e contatos que podem gerar novos clientes ou novos investimentos.

Clientes, bem clientes são como homens e mulheres, uns diferentes dos outros, cada um com seu perfil, sua necessidade, sua visão, sua insegurança, sua forma de fazer negócio ou de ser fiel. Mas, não é possível viver sem eles! Assim como nenhum ser humano é uma ilha, nenhum empreendedor vive sem alguém que algum dia acreditou em sua ideia e comprou seu produto!

Mas, tudo isso não é suficiente se o empreendedor não souber aproveitar todo apoio que o mercado está dando. Depende somente dele transformar seu sonho em realidade, colocar sua ideia em execução, ter a humildade de ouvir e seguir orientações de especialistas, ter maturidade para crescer de forma sustentável e sem arrogância. Entender que errar é extremamente importante na carreira de um empreendedor e conseguir recomeçar quantas vezes for preciso e nunca desistir de seus sonhos! E, além disso, saber comunicar ao mercado que possui a melhor ideia e o produto mais inovador e saber vender!

Quer saber mais sobre inovação, sucesso e fracasso de empreendedores, como tirar sua ideia do papel e empreender, como vender para grandes empresas ou para novos consumidores da era digital, como encontrar um investidor para sua Startup, e muitos outros temas com foco em empreendedorismo, conheça o “Innovation Day 2014” – um novo projeto criado pela Digitalks e DEMO Brasil que vai revolucionar o mercado digital no País. Mais informações em breve aqui mesmo neste Portal.

é CEO da DEMO Brasil – uma Conferência Global para Startups, Investidores e Clientes, palco de lançamento de inovações tecnológicas, presente no Vale do Silício há 23 anos e hoje em mais de seis Países. Possui mais de 20 anos de experiência no segmento de tecnologia da informação e comunicação, nas áreas de Produto, Marketing, Comunicação e Negócios. É empreendedor há 17 anos e em 2003 fundou uma empresa de participações para investir em Startups de Tecnologia, entre elas a ClickFilmes – o primeiro sistema de vídeo-on-demand do Brasil e a primeira empresa a licenciar um filme de Hollywood para ser transmitido via Internet na América Latina. A empresa com foco em consumidores, hotéis e mercado corporativo foi vendida em 2008 para um grupo de investidores do mercado financeiro.

Comentários

PUBLICIDADE