Segunda-feira, 29 de maio de 2017
No Brasil, a data é celebrada no dia 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio. O Dia dos Namorados ajuda a aquecer o comércio no final do segundo trimestre, movimentando de maneira significativa o mercado brasileiro, principalmente no meio digital.
Embora as vendas em lojas físicas, segundo levantamentos do Serasa Experian, SPC Brasil e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrem queda de 9,5% no desempenho em 2016 em relação ao ano anterior, no cenário digital o panorama é outro. Segundo dados fornecidos pela E-bit, o faturamento da data em 2016 chegou a R$ 1,65 bilhão, representando um aumento de 16% em relação a 2015. O número de pedidos também foi expressivo, obtendo crescimento de 8%, ultrapassando a barreira de 4 milhões de solicitações, alcançando tíquete médio de R$ 410.
Ainda segundo dados da E-bit, os produtos mais procurados foram:
Como já é de se esperar, as compras através de dispositivos móveis apresentam relevância cada vez maior. Responsáveis por mais de 761 mil pedidos, representam 18,8% das transações. Com um faturamento de R$ 281,5 milhões, mantiveram-se com um tíquete médio de R$ 369, mostrando a evolução significativa do uso de uso dos dispositivos móveis pelos e-consumidores brasileiros.
As plataformas de busca também são uma opção para as empresas que querem fazer anúncios de campanhas do Dia dos Namorados, visto que, muitos usuários pesquisam e compram presentes pela internet. Seguem alguns dados de usuários do Bing, uma das plataformas de busca.
O Dia dos Namorados é uma oportunidade importante para campanhas de marketing e oferece um amplo leque de possibilidades para marcas e empresas, inclusive àqueles que nunca anunciaram na internet.
Um deck exclusivo para esta sazonalidade, desenvolvido pelo Bing, reúne detalhes e particularidades de performance da data, como intenções, perfil e comportamento dos consumidores, processo de compra e termos mais procurados.
Além disto, para facilitar e impulsionar os resultados das campanhas para esta ocasião, foi preparada uma lista de lista de palavras chave para implementação imediata.
é Marketing Lead para América Latina de Microsoft SearchAdvertising. Com mais de 17 anos de experiência em marketing digital, tem atuado no planejamento e execução de programas de marketing com foco em resultados, em empresas de tecnologia e e-commerce como Dell e Americanas.com. Também foi professora universitária lecionando e-commerce e marketing digital em Porto Alegre - Rio Grande do Sul.
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