Notícias

Por que você deve trabalhar bem o e-commerce no mobile?

Compras via mobile, essa é uma das grandes tendências para 2017, isso ninguém mais nega. Hoje há mais de 168 milhões de celulares ativos no Brasil e, em 2018, teremos 236 milhões. Agora é a hora de você se perguntar: “Meu negócio está preparado para isso?”.

Segundo pesquisa do Gartner, a receita feita pelo mobile commerce em 2017 crescerá no mínimo 50% nos Estados Unidos e a contribuição exclusiva de compras pelos aparelhos mobile gerará mais de US$ 2 bilhões para  o mercado de eletrônicos.

É assustador a velocidade que esse mercado cresce  e é totalmente plausível esse crescimento, afinal, a cada dia o celular  vem deixando de ser apenas um acessório que nos permite fazer ligações para se transformar em uma extensão do próprio corpo. Já usamos o smartphone como GPS e para nos lembrar de realizar outras atividades que antes dependiam da nossa memória como tomar remédios ou fazer compras.

A mesma coisa vem acontecendo com o mercado. Cada vez menos iremos a uma loja de departamento ou ao supermercado. Tudo será online. Veja o projeto da Amazon que está em testes nos EUA, onde o cliente entra no mercado, escolhe os produtos e a própria cesta faz o trabalho que seria do operador de caixa. Para o pagamento, o cliente usa o celular que ao entrar no mercado faz uma espécia de “Check-in” com um QR Code. Isso é muito Black Mirror, né?

Todos esses novos eventos deixam clara a importância do mobile commerce nas compras virtuais, por isso, as empresas precisam se preocupar em melhorar a experiência do consumidor no momento da compra. Alguns fatores que podem colaborar para isso são:

 

Design responsivo e usabilidade

O site precisa ter um layout agradável em qualquer gadget que for exbido, seja desktop ou mobile. Você precisa pensar em diferentes tamanhos de tela para que o seu lead tenha uma boa experiência ao navegar no seu site.

 

Aplicativo, por que não?

Os aplicativos vem caindo em desuso nos últimos anos, porém, notificações de push personalizadas com base nas visitas do usuário ao seu site e do interesses do seu lead pelos seus produtos, podem aumentar as chances de vendas. Outra opção é gerar cupons de desconto conforme o cliente faça compras no valor x ou y. É importante também que seu aplicativo ofereça a possibilidade de guardar os dados de cartão de crédito e endereço de entrega para facilitar o processo da compra.

 

Reduzir dados de check out 

Facilite a compra do seu cliente. Faça como a Amazon e priorize a experiência de compra ágil, portanto, reduza o número de informações solicitadas no check out.

Comentários

PUBLICIDADE