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Como parcerias estratégicas podem alavancar seu negócio online

Com a expansão do marketing digital, do e-commerce e o crescimento econômico do nosso país, surgiram diversas oportunidades de negócios e empresas, aumentando a concorrência em todos os ramos de atividades.

Essa concorrência acaba servindo como combustível e motivação para evoluirmos. Os produtos ou serviços devem ser constantemente melhorados, afim de oferecer sempre novidades ao cliente. Mas é preciso ter bastante cautela.

É claro que queremos sempre oferecer as melhores soluções aos nossos clientes, mas temos que ficar atentos: será que abraçar o mundo, trará algum déficit ao seu produto principal?

Existem empresas que oferecem mais de um serviço? Claro que sim! Mas as empresas que obtiveram sucesso com esse movimento, mantiveram o foco no seu produto principal, evitando que a qualidade do “carro chefe” fosse prejudicada. Um exemplo prático é o Mc Donald’s. Sua especialidade é servir lanches como refeições rápidas e não sorvetes, apesar de também servirem esse produto.

Mas nem todas as empresas conseguem trabalhar dessa forma. Muitas vezes ao agregar mais serviços e produtos ao seu portfólio, a empresa perde o foco do produto principal e passa a oferecer soluções de qualidade duvidosa.

Grande parte do mercado tem apostado em parcerias com empresas que complementam o seu produto. Ou seja, que atenda a demanda do seu cliente de forma exclusiva, suprindo itens que não fazem parte da sua expertise. Como reflexo dessa forma de atuação, o custo é reduzido e seu time continua 100% focado no desenvolvimento e evolução do seu negócio.

A decisão de qual caminho deverá ser seguido, depende muito dos seus objetivos. Você pode criar núcleos de especialidades dentro da empresa, com equipes dedicadas e focadas para cada produto. Ou pesquisar empresas especialistas no serviço que você deseja oferecer e nas quais você confie. Ao encontrá-las, firme parcerias e negocie condições especiais para os clientes que cada uma indicar. Os parceiros estratégicos são uma oportunidade para expansão do seu negócio e uma possibilidade de oferecer novos serviços, visando sempre a conversão.

Quando falamos em e-commerce, sabemos que os varejistas precisam de várias soluções para que sua loja virtual exista e, ainda mais importante, converta. Plataforma de e-commerce, agências de publicidades, crm, correios e ferramentas de marketing digital, são apenas algumas delas.

Seria ideal se existisse uma empresa que oferecesse todos esses serviços com qualidade em um único pacote, mas como comentei anteriormente, empresas que se especializam em tudo, na verdade não são especialistas em nada. Cuidado para não cair nessa pegadinha.

Por esse motivo temos visto grandes players consolidando parcerias com empresas que complementam seus negócios. Em agências de performance, por exemplo, os especialistas sabem que campanhas de e-mail marketing que contam com gatilhos comportamentais podem aumentar a conversão em até 40%. É claro que as agências não vão construir plataformas com algoritmos de recomendação. O mais apropriado a se fazer neste cenário é firmar parcerias estratégicas com players que sejam especialistas nesse tipo de serviço.

Uma dica que dou aos varejistas é: quando estiverem procurando os seus futuros fornecedores, fiquem atentos também aos parceiros. Isso pode fazer você economizar tempo, dinheiro e dor de cabeça, afinal, escolher a ferramenta mais barata nem sempre é o mais eficaz e você pode gastar ainda mais futuramente.

 

Profissional especializada em marketing digital, com mais de 8 anos de experiência. Atualmente é responsável pela área de Canais e Alianças da All iN Marketing Cloud.

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