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Ciclo do Encantamento: metodologia que acelera as vendas da sua empresa

Conheça o Ciclo do Encantamento, metodologia para atrair público, vender mais e encantar clientes, por meio do uso inteligente de estratégias de marketing digital.

 

Em um mundo cheio de transformações digitais, os desafios para os empreendedores só aumentam. Estratégias de marketing digital cada vez mais atualizadas e as novas demandas digitais são essenciais para transformar sua empresa em um negócio competitivo e atraente.

Através desses esforços, busca-se atrair os consumidores para comprarem seus serviços e se tornarem seus clientes fiéis. Mas será que existe uma fórmula secreta ou receita para transformar sua ideia de negócio em uma marca de valor único e encantador?

O Ciclo do Encantamento foi criado para responder a essas e outras dúvidas existentes na vida de quem empreende.

O que é o Ciclo do Encantamento?

Criada em 2014, a metodologia do Ciclo do Encantamento atendia inicialmente negócios de decoração e arquitetura. O objetivo era educá-los a desenvolver estratégias de atração, venda e fidelização que tivessem a marca registrada das suas ideias de negócio.

Ao longo de minha evolução no mercado, percebi que o conceito central do Ciclo do Encantamento poderia ser ampliado para um escopo geral de empresas.

Através de técnicas de consultoria, aplicação de ferramentas de criação e desenvolvimento de negócios e marketing digital, diversos empreendedores puderam personalizar suas estratégias e planejamentos, transformando suas empresas em negócios de valor único.

Quando um negócio é construído para ser único, isso resulta em uma marca lucrativa, sólida e altamente competitiva. Por isso, o Ciclo Encantamento é a peça fundamental para gerar transformações que o marketing digital moderno tanto demanda para os empreendedores atuais e novos.

Metodologia não é fórmula

Diferente de outras fórmulas, a metodologia é fundamentada em estudos, métodos, boas práticas de mercado, atendimentos, consultorias e experiências nacionais e internacionais. O Ciclo do Encantamento é a soma desses conhecimentos, capazes de ajudar empreendedores a revelarem o que existe de extraordinário sobre o negócio que lideram.

Fórmulas mágicas de marketing são limitadas, pois, entregam as mesmas soluções, desconsiderando que negócios representam propósitos e anseios particulares. Essa característica de negócios diferentes reverte-se em produtos e serviços com as melhores alternativas para resolver os mais variados problemas, dores e demandas dos consumidores.

Agora que você conhece a importância do Ciclo do Encantamento, vamos abordar as 10 etapas criadas a partir do estudo de diversas boas práticas de marketing e vendas, além de estratégias de fidelização de clientes e fortalecimento de negócios.

Para facilitar seu entendimento, a metodologia foi personalizada na forma de uma mandala, onde podemos acompanhar cada um dos estágios com a sequência ideal de aplicação:

10 etapas ciclo encantamento

10 etapas da metodologia Ciclo do Encantamento

Pré-etapas do Ciclo do Encantamento

A metodologia possui três importantes pré-etapas:

1 – Criação de buyer personas e brand personas

A criação de buyer persona ajuda definir quem são os clientes ideais que podem ser atendidos pelos produtos e serviços da sua empresa.

Além disso, é possível aplicar esse conceito para marca do seu negócio e construir sua própria brand persona.

Para isso, são utilizadas ferramentas como a gerador de persona, que facilita e muito nesse processo de descoberta de propósito e valor do negócio e quais são as pessoas que amariam ter contato com o que sua empresa oferece.

2 – Criação da proposta de valor do seu negócio

Nessa pré-etapa do Ciclo do Encantamento o objetivo é descobrir qual é o diferencial competitivo do seu negócio e como a sua solução pode ser entregue para gerar a melhor experiência para seus clientes, desde a pré-venda até o pós-venda.

Modelo de criação de proposta de valor, conceito utilizado dentro da metodologia do Ciclo do Encantamento

3 – Construindo o posicionamento de marca

Nessa parte, ajudamos o seu negócio a descobrir como usar o tom de voz e identidade visual para construir as melhores abordagens. Deste modo, é possível comunicar o valor do seu negócio para o seu público de interesse.

Uma das ferramentas utilizadas nesse processo de posicionamento de marca é o Círculo Dourado, uma metodologia simples e altamente poderosa, criada por Simon Sinek, palestrante e autor de diversos livros como o best seller “Por Quê? – Como Grandes Líderes Inspiram Ação”.

O conceito do Círculo Dourado ajuda empreendedores a responder as 3 principais questões que os motivam em seus negócios: o porquê, como e o quê.

circulo dourado
Ciclo do Encantamento – Esquema básico do Círculo Dourado para o processo de descoberta do propósito do seu negócio.

 

Caso tenha ficado curioso sobre a teoria do Círculo Dourado e queira se aprofundar em mais detalhes, confira o vídeo:

Palestra onde o autor, Simom Sinek, explica sobre o Círculo Dourado, um dos conceitos formadores da metodologia Ciclo do Encantamento. Fonte: Youtube.

As 10 Etapas do Ciclo do Encantamento

Depois das 3 pré-etapas, a metodologia segue com 10 estágios. Resumidamente:

  1. Atração de público: Etapa de preparação com objetivo de indicar o caminho ideal para que o negócio consiga maximizar o alcance e relevância do seu negócio, principalmente por meio das mídias sociais, site e blog.
  2. Ímã permanente: Aqui apresento formas de se criar conteúdos, materiais ricos e estratégias de transformar uma ação em um elemento permanente para aumentar o número de pessoas interessadas nos seus serviços e produtos.
  3. Estratégias de relacionamento: Nesta etapa do Ciclo do Encantamento o empreendedor conseguirá otimizar e qualificar seus processos de nutrição de leads.
  4. Pré-qualificação: Na pré-qualificação, ensinamos como realizar a curadoria e qualificação do tráfego em seus canais de contato no site, possibilitando dar maior dinamismo e eficiência nas diversas abordagens comerciais com potenciais clientes.
  5. Kit de alto impacto: Esta etapa ajuda a definir quais serão as ferramentas e materiais exclusivos que serão utilizados no processo para chamar atenção do público, de forma relevante e atraente.

Está preparado para desvendar o Ciclo do Encantamento por completo?

Para saber mais sobre as outras 5 etapas, acesse agora o site da B2B Master e dê início ao seu aprendizado para atrair público, vender mais e encantar clientes.

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Empreendedor desde 2009, já fundou e vendeu duas startups. Especialista em marketing e vendas B2B e desenvolvimento de novos negócios.

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