Quinta-feira, 19 de maio de 2022
Em um mundo cheio de transformações digitais, os desafios para os empreendedores só aumentam. Estratégias de marketing digital cada vez mais atualizadas e as novas demandas digitais são essenciais para transformar sua empresa em um negócio competitivo e atraente.
Através desses esforços, busca-se atrair os consumidores para comprarem seus serviços e se tornarem seus clientes fiéis. Mas será que existe uma fórmula secreta ou receita para transformar sua ideia de negócio em uma marca de valor único e encantador?
O Ciclo do Encantamento foi criado para responder a essas e outras dúvidas existentes na vida de quem empreende.
Criada em 2014, a metodologia do Ciclo do Encantamento atendia inicialmente negócios de decoração e arquitetura. O objetivo era educá-los a desenvolver estratégias de atração, venda e fidelização que tivessem a marca registrada das suas ideias de negócio.
Ao longo de minha evolução no mercado, percebi que o conceito central do Ciclo do Encantamento poderia ser ampliado para um escopo geral de empresas.
Através de técnicas de consultoria, aplicação de ferramentas de criação e desenvolvimento de negócios e marketing digital, diversos empreendedores puderam personalizar suas estratégias e planejamentos, transformando suas empresas em negócios de valor único.
Quando um negócio é construído para ser único, isso resulta em uma marca lucrativa, sólida e altamente competitiva. Por isso, o Ciclo Encantamento é a peça fundamental para gerar transformações que o marketing digital moderno tanto demanda para os empreendedores atuais e novos.
Diferente de outras fórmulas, a metodologia é fundamentada em estudos, métodos, boas práticas de mercado, atendimentos, consultorias e experiências nacionais e internacionais. O Ciclo do Encantamento é a soma desses conhecimentos, capazes de ajudar empreendedores a revelarem o que existe de extraordinário sobre o negócio que lideram.
Fórmulas mágicas de marketing são limitadas, pois, entregam as mesmas soluções, desconsiderando que negócios representam propósitos e anseios particulares. Essa característica de negócios diferentes reverte-se em produtos e serviços com as melhores alternativas para resolver os mais variados problemas, dores e demandas dos consumidores.
Agora que você conhece a importância do Ciclo do Encantamento, vamos abordar as 10 etapas criadas a partir do estudo de diversas boas práticas de marketing e vendas, além de estratégias de fidelização de clientes e fortalecimento de negócios.
Para facilitar seu entendimento, a metodologia foi personalizada na forma de uma mandala, onde podemos acompanhar cada um dos estágios com a sequência ideal de aplicação:
10 etapas da metodologia Ciclo do Encantamento
A metodologia possui três importantes pré-etapas:
A criação de buyer persona ajuda definir quem são os clientes ideais que podem ser atendidos pelos produtos e serviços da sua empresa.
Além disso, é possível aplicar esse conceito para marca do seu negócio e construir sua própria brand persona.
Para isso, são utilizadas ferramentas como a gerador de persona, que facilita e muito nesse processo de descoberta de propósito e valor do negócio e quais são as pessoas que amariam ter contato com o que sua empresa oferece.
Nessa pré-etapa do Ciclo do Encantamento o objetivo é descobrir qual é o diferencial competitivo do seu negócio e como a sua solução pode ser entregue para gerar a melhor experiência para seus clientes, desde a pré-venda até o pós-venda.
Modelo de criação de proposta de valor, conceito utilizado dentro da metodologia do Ciclo do Encantamento
Nessa parte, ajudamos o seu negócio a descobrir como usar o tom de voz e identidade visual para construir as melhores abordagens. Deste modo, é possível comunicar o valor do seu negócio para o seu público de interesse.
Uma das ferramentas utilizadas nesse processo de posicionamento de marca é o Círculo Dourado, uma metodologia simples e altamente poderosa, criada por Simon Sinek, palestrante e autor de diversos livros como o best seller “Por Quê? – Como Grandes Líderes Inspiram Ação”.
O conceito do Círculo Dourado ajuda empreendedores a responder as 3 principais questões que os motivam em seus negócios: o porquê, como e o quê.
Caso tenha ficado curioso sobre a teoria do Círculo Dourado e queira se aprofundar em mais detalhes, confira o vídeo:
Palestra onde o autor, Simom Sinek, explica sobre o Círculo Dourado, um dos conceitos formadores da metodologia Ciclo do Encantamento. Fonte: Youtube.
Depois das 3 pré-etapas, a metodologia segue com 10 estágios. Resumidamente:
Está preparado para desvendar o Ciclo do Encantamento por completo?
Para saber mais sobre as outras 5 etapas, acesse agora o site da B2B Master e dê início ao seu aprendizado para atrair público, vender mais e encantar clientes.
Oportunidade para empresas: líderes procuram por soluções digitais O principal evento de negócios do Universo Digital | Digitalks Expo SAIBA MAIS
Empreendedor desde 2009, já fundou e vendeu duas startups. Especialista em marketing e vendas B2B e desenvolvimento de novos negócios.
Comentários