Artigos

Até 2025, mais de 80% das empresas usarão IA e automação

Corporações adotam Inteligência Artificial para otimizar operações e aumentar a eficiência

A inteligência artificial (IA) está avançando a passos largos e reorganizando as estruturas do mundo empresarial. A maioria das ferramentas de IA têm em comum a busca por poupar tempo e esforços em atividades repetitivas e previsíveis. No mundo corporativo, essa inovação pode representar um verdadeiro ponto de virada para a economia de recursos e melhor alocação da força de trabalho.

Uma pesquisa recente da consultoria Gartner indica que até 2025, mais de 80% das grandes empresas terão integrado soluções de inteligência artificial em seus processos. Esse dado reflete o crescimento acelerado dessas tecnologias, impulsionadas pela necessidade de otimizar operações e aumentar a eficiência.

Alan Nicolas, especialista em IA para negócios e fundador da Academia Lendár.I.A, alerta para uma realidade inevitável. “Empresas que não adotarem a IA em suas operações correm o risco de ficar para trás. A inteligência artificial não é mais uma tendência futura. É o presente e está revolucionando a forma como as empresas operam”, aponta.

A Academia Lendár.I.A é uma startup de educação que já capacitou mais de cinco mil alunos a aplicarem Inteligência Artificial para alcançar resultados extraordinários em suas operações. Juntamente a esta trajetória marcada por inovações e conquistas, Alan tornou-se uma referência no mercado digital, especialmente em estratégias que utilizam IA para otimizar os negócios.

Aplicações da IA

As ferramentas de IA já estão sendo utilizadas em diversas áreas, desde atendimento ao cliente até gestão de estoque. Chatbots, por exemplo, são uma das aplicações mais visíveis da Inteligência Artificial, proporcionando suporte 24 horas por dia, sem a necessidade de intervenção humana. Além disso, sistemas de IA são usados para analisar grandes volumes de dados, identificar padrões e prever demandas, auxiliando na tomada de decisões estratégicas.

Outro exemplo é a automação de processos robóticos (RPA), que utiliza software para realizar tarefas repetitivas que antes eram feitas por humanos. “A automação de processos com IA permite que as empresas liberem seus funcionários para tarefas mais estratégicas, aumentando a produtividade e a satisfação no trabalho”, explica Alan Nicolas.

O especialista indica que os gestores escolham as melhores ferramentas que se adequem ao tipo de serviço prestado ou produto vendido. “Em alguns casos, utilizar um chatbot pode impactar negativamente a relação com o cliente, mas gerir o estoque de forma automatizada pode fazer uma maior diferença no dia-a-dia. O uso da IA deve servir aos propósitos humanos, sendo facilmente moldada por comandos certeiros. É aí que entra a capacitação”, afirma.

Desafios e oportunidades

Apesar das vantagens, a adoção da IA também vem acompanhada de desafios. A necessidade de investir em infraestrutura tecnológica e treinamento de pessoal pode representar uma demanda de tempo e dinheiro significativa. No entanto, os benefícios são ainda maiores, especialmente quando se considera o potencial de crescimento e inovação que a IA oferece.

Alan Nicolas observa que a resistência à mudança é um dos maiores obstáculos que as empresas colocam para si mesmas. “Muitas organizações ainda têm receio de adotar a IA por medo do desconhecido ou de substituir empregos humanos. No entanto, a IA deve ser vista como uma aliada, não como uma ameaça.”

A Academia Lendár.I.A tem se destacado ao fornecer capacitação em IA para profissionais de diferentes áreas, ajudando-os a integrar essas tecnologias em suas operações diárias. “Nosso objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento sobre IA, permitindo que mais pessoas e empresas se beneficiem dessa tecnologia”, afirma Nicolas.

O futuro da automação com IA

À medida que as ferramentas avançam, espera-se que a IA se torne ainda mais integrada às operações das empresas. A tecnologia generativa é apenas o começo de uma revolução mais ampla no campo corporativo. Nos últimos três anos, mais de US$1,7 bilhão foi investido em soluções de inteligência artificial, com destaque para a descoberta de medicamentos e a codificação de software.

Segundo o artigo da Gartner, até 2025, mais de 30% dos novos medicamentos e materiais serão descobertos através de IA generativa. Além de marketing e mídia, outros setores como farmacêutico, automotivo e aeroespacial já sentem os impactos dessa tecnologia, que pode gerar dados sintéticos, otimizar o design de chips e criar novos materiais com propriedades específicas. No entanto, é necessário gerenciar riscos da IA generativa, incluindo deepfakes e questões de direitos autorais, garantindo um uso responsável e transparente da tecnologia.

Por isso, é indispensável se adaptar a essa nova realidade. “Estamos apenas começando a explorar o potencial da IA. Aqueles que estiverem dispostos a investir em conhecimento e inovação estarão à frente na corrida pela competitividade no mercado”, conclui Alan Nicolas.

A automação com IA está transformando a forma como os negócios são conduzidos, preparando as empresas para um futuro onde a tecnologia desempenha um papel ainda mais central nas operações diárias.

Empresário, referência no mercado digital e especialista em IA para negócios, Alan Nicolas está redefinindo como pessoas e empresas interagem e se beneficiam da inteligência artificial na vida cotidiana. Sua habilidade em construir e liderar empresas rumo ao sucesso reflete sua visão de que a tecnologia, quando usada corretamente, pode ser uma poderosa alavanca para crescimento pessoal, profissional e financeiro. Fundador da Academia Lendár.I.A, Alan se destaca por sua abordagem focada em fundamentos. Ele acredita firmemente que a compreensão profunda dos princípios básicos é essencial para maximizar o potencial da inteligência artificial. Para ele, não se trata apenas de dominar as ferramentas tecnológicas, hacks ou atalhos, mas de entender os alicerces sobre os quais essas ferramentas são construídas e principalmente como aplicá-las de forma inteligente no nosso dia a dia.

Comentários

PUBLICIDADE