Terça-feira, 03 de junho de 2014
O gerenciamento da presença de sua marca em mídias sociais não é algo que deve ser iniciado do dia para a noite. Antes de começar a trabalhar (seja conteúdo, atendimento, vendas, etc) no Facebook, Twitter, Instagram ou qualquer outra rede importante para seu negócio, é preciso passar por esses seis passos que listamos a seguir. Trabalhar cada um deles com muita atenção ajuda a conquistar o sucesso que você tanto espera da gestão de sua marca em canais sociais!
1) Análise de mercado e concorrência:
Antes de mais nada, é preciso entender o mercado que estamos trabalhando. Conhecer o que a concorrência está fazendo, as iniciativas de outras marcas do mesmo setor, o que está dando certo e o que não teve sucesso. Estudar e entender o porquê algumas marcas estão se destacando tanto é fundamental. Assim, você consegue entender se seu concorrente está apostando num conteúdo que está funcionando, num relacionamento online eficiente ou numa estratégia integrada que fortalece a marca. Com esse cenário, você pode saber o que deve ser feito para se diferenciar nesse meio e chamar a atenção de seu público.
2) Planejamento estratégico:
Após a análise, é hora de criar o seu planejamento estratégico. Afinal, não começamos um trabalho consistente em mídias sociais já partindo para a criação de uma página no Facebook ou de um perfil no Instagram. Qual é o objetivo da marca nas redes sociais? Quais minhas metas? O que vou produzir para chamar a atenção do meu público e me diferenciar da concorrência? Essas são algumas das perguntas norteadoras para a construção do planejamento estratégico. É nesse momento que definimos quais canais utilizar (onde está meu público?) e como sustentaremos nossa marca nesses meios. O conteúdo será um fator fundamental. E numa era em que estamos cada vez mais bombardeados diariamente de informações, o que vou oferecer de relevante para meu público que valha a pena ser lido e compartilhado? A atenção é um valor muito importante hoje em dia, e temos que ter em mente o quão importante é conseguir isso de nosso público. Mas não é apenas o conteúdo. Como responder dúvidas e questionamentos, como se posicionar diante de uma crise e qual postura adotar também deve ser planejado antecipadamente.
3) Definição de equipe:
Depois no planejamento de como será nossa atuação nos canais sociais, é o momento de definir a equipe que gerenciará as contas. Precisamos definir quem e quantas pessoas irão produzir nosso conteúdo. E conteúdo não é apenas texto: imagens e vídeos também são e temos que identificar quem serão nossos fornecedores para essas produções. Na hora da definição da equipe, os principais profissionais serão o analista responsável, o supervisor da conta, o diretor de arte e quem aprovará a grade de conteúdo planejada.
4) Produção de conteúdo:
O quarto passo fundamental para otimizar nossa marca em mídias sociais é a produção de conteúdo. Imagine que cada marca e segmento tem suas necessidades. Por exemplo: uma marca de vestuário ou calçados femininos conseguirá mais projeção fazendo uma curadoria de tendências de moda, mostrando looks para o público contextualizar seus produtos, dando dicas de como usar a mesma peça em vários momentos, etc. Como iremos materializar essas ideias? A produção de conteúdo é um dos maiores pilares de gerenciamento de uma marca em redes sociais. Ela permite explorar a exposição da nossa marca, gerar conhecimento de nossos produtos e atingir nosso público de forma mais pessoal e direta.
5) Plano de crescimento:
Claro que não basta apenas criar um conteúdo e um planejamento. Como será o plano de crescimento de tudo isso que estamos fazendo? Precisamos prever se há a necessidade de um investimento em mídia – no Facebook, temos vários modelos de anúncios para ajudar a explorar a marca, ou de uma ativação com formadores de opinião. Vale lembrar que o crescimento orgânico será gradual para a marca.
6) Monitoramento e resultados:
Depois de colocar em prática sua estratégia, é preciso mensurar o que estamos fazendo. Para isso, se apoie em pilares quantitativos e qualitativos de mensuração. Como está o crescimento de nossa base de seguidores? Estamos gerando engajamento com o público? O que estamos fazendo está sendo visto e apreciado? Essas são algumas das respostas que nos ajudam a entender o cenário da nossa atuação e, se necessário, pensar num plano de correção de rota para atingirmos nossos objetivos, definidos lá no item de Planejamento!
é jornalista com especialização em branding de conexão. Coordena a área de Conteúdo e Mídias Sociais da Vitrio.
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