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5 lições de branding para pequenas empresas

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Nos dias atuais, o branding de uma empresa pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Portanto, para não ficar para trás, as pequenas companhias devem se inspirar nas lições dos gigantes da tecnologia, como o Google e a Apple, e elevar o nível de suas táticas de branding.

Abaixo estão 5 dos principais critérios de uma boa estratégia de branding utilizados pelas maiores firmas de tecnologia mundiais.

1. Assumir riscos calculados

Empresas bem-sucedidas, como o Google, compreendem a importância de se destacar no mercado. Por isso, elas não recuam diante de desafios e estão sempre prontas para abraçar riscos calculados. O objetivo central está em diferenciar sua empresa e, com isso, atrair uma base de clientes fiéis. Uma marca de sucesso, neste sentido, é aquela que não é apenas uma mera imitação dos concorrentes, mas que representa uma entidade única e autêntica.

2. Proteger a segurança cibernética

A reputação de uma empresa é um de seus ativos mais preciosos, e um escândalo envolvendo vazamento de dados por descuidos de segurança pode ser fatal. Então, assim como os líderes do mercado tecnológico, é crucial investir em políticas abrangentes de cibersegurança. Medidas simples, como a implementação de uma VPN para criptografar dados transferidos online e a utilização de programas antimalware para proteger os sistemas contra ameaças, podem fazer toda a diferença. O treinamento dos funcionários também deve ser uma prioridade. De nada adianta ter ferramentas de defesa se, por exemplo, os usuários não verificam quando a VPN não conecta ao servidor antes de compartilhar documentos confidenciais na rede.

3. Ter um bom relacionamento com o cliente

Outra lição valiosa dos gigantes: não basta oferecer produtos de primeira linha, é necessário também promover relacionamentos sólidos com seus consumidores. As pequenas empresas podem realizar isso ao adotar estratégias simples com gestos personalizados, como descontos ou recompensas exclusivas. Esse tipo de ação demonstra gratidão e estimula a fidelização dos clientes, estimulando que eles associem a marca com sentimentos positivos e tenham vontade de voltar a fazer negócios com ela.

4. Manter o envolvimento por meio de e-mail e correio

O envolvimento consistente é vital para a visibilidade e retenção da marca. As maiores empresas do mundo usam o marketing por e-mail e correio para se manterem constantemente conectadas com seu público. Companhias menores podem seguir o exemplo, criando conteúdos atraentes que agreguem valor à vida dos clientes. Como dito anteriormente, o uso de ofertas e cupons é uma boa escolha. Mas as firmas podem também aproveitar essas comunicações para mostrar melhor a personalidade da marca. Explorar uma qualidade humorística e descontraída pode aumentar o engajamento dos consumidores e consolidar o nome da empresa.

5. Infundir diversão e criatividade na marca

Por fim, aprender a infundir diversão e criatividade nas personas das marcas é mais uma lição valiosa das grandes empresas de tecnologia. Desde uma cultura descontraída no local de trabalho até boas interações com os clientes, promover uma atmosfera vibrante e envolvente fortalece a identidade da marca e cultiva maior fidelidade. As pequenas empresas podem alcançar esse objetivo ao priorizar o bem-estar dos funcionários e incorporar elementos lúdicos em suas estratégias de branding. Uma marca que irradia energia divertida e leve tem mais chances de cativar o público do que uma que seja totalmente séria e distante.

Para posicionar sua marca como a de uma empresa-chave no mercado, em suma, é essencial encontrar o equilíbrio entre uma personalidade corajosa, que assume riscos calculados, e uma reputação sólida em termos de segurança. Além de, claro, cultivar uma postura descontraída e uma conexão próxima aos clientes. Ao combinar todos esses elementos, nenhum consumidor resistirá ao seu encanto.

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Entusiasta digital desde 1999, ajudei a desbravar a mídia digital em SC. Co-fundador do Portais Oleopoldo, PorAcaso, Aconteceu em Jaraguá e OCPNews. Atualmente sou Diretor da Linkarme.com, agência especializada em link building.

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