Sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
Abertura oficial com alguns minutos de atraso. Palestras, apresentações, painéis, talks, cases de sucesso, palmas e mais palmas. Pausa para o almoço. Tudo de novo. Palmas e mais palmas. Pausa para o coffee break. Encerramento com happy hour. Os eventos corporativos são muito importantes no mix de marketing, mas você já percebeu que o script é sempre muito parecido? E se você pretende continuar seguindo o roteiro, aqui vai um alerta: esse ciclo está cada vez mais desgastado.
Os eventos precisam funcionar em um sistema “ganha-ganha”, em que organizadores, palestrantes e público são beneficiados. Quem comparece a uma feira ou conferência costuma pagar caro e, em troca, espera compartilhar experiências reais, aprender novos conceitos e, eventualmente, fechar negócios. Mas essa lógica de “mais do mesmo” muitas vezes dificulta que as expectativas se cumpram, uma vez que os organizadores seguem agindo com base no “sempre foi assim” e acabam deixando de lado a inovação e a lógica centrada no cliente. Seguir uma trilha diferente é uma alternativa para agregar valor a todas as partes envolvidas. Quando o público se depara com algo novo, especial e personalizado, ele se sentirá parte do evento, o que é essencial para que ele participe ativamente e compartilhe experiências.
Talvez esse seja o ponto principal que deve guiar toda inovação dentro de eventos: o que será útil para quem estará presente? Todas as ações devem ser pensadas colocando o público como protagonista. Neste sentido, é preciso encontrar formas que não transformem os convidados em meros ouvintes, mas em participantes que tenham a possibilidade de interagir, opinar, discutir e cocriar o evento.
Esse processo se inicia ainda no planejamento. Desde a escolha das atividades até os benefícios oferecidos, tudo precisa estar alinhado com o desejo do público. É preciso se atentar aos mínimos detalhes, mesmo aqueles que não estão diretamente ligados à participação in loco no evento, como hospedagem, transporte e alimentação. Hoje em dia, a tecnologia é uma ferramenta importante para trazer informações, novidades e vantagens ao público, que espera ter uma experiência completa do início ao fim do evento, em todos os aspectos.
Inovar é importante em qualquer segmento e não seria diferente na realização de eventos. Está na hora de deixarmos de focar apenas nas maneiras como as coisas sempre foram feitas para nos dedicar a um futuro cada vez mais presente, onde o cliente realmente “é rei”. Resolver problemas, trazer conhecimento e gerar negócios devem estar no centro de qualquer evento. Precisamos de novidades e inovação para criar essa atmosfera. Caso contrário, as cadeiras estarão cada vez mais vazias.
Alexandre Rodrigues é CEO e fundador da Evnts, plataforma tecnológica de reserva de hotéis para eventos e grupos. É formado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Antes de fundar sua startup, trabalhou na OFEX, empresa de organização de eventos.
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