Terça-feira, 09 de agosto de 2016
As redes sociais parecem simples, mas têm um papel importante na consolidação das marcas. Por atuarem diretamente com o público-alvo, exigem estudos e estratégias para que as empresas consigam utilizar todos os seus recursos.
Independentemente do segmento da empresa, ter uma fanpage na principal rede social do mundo é algo que precisa ser levado em consideração pelos empreendedores. Apenas no Brasil, oito em cada dez usuários possuem um perfil na rede social, segundo levantamento da própria plataforma. Além dos anúncios e da possibilidade de oferecer conteúdos exclusivos, o Facebook oferece métricas que permitem conhecer melhor o público e aumentar o engajamento e conversões.
Se o negócio estiver diretamente ligado à imagem, esta é a rede mais interessante para a marca. Com um sistema de buscas por hashtags, é possível identificar e conhecer mais os clientes, ter um feedback sobre produtos e serviços e criar campanhas e promoções que o aproximem dos consumidores. Além disso, dá para direcionar anúncios diretamente para este público.
Apontada como a rede mais utilizada pelos jovens da Geração Y e Z, o Snapchat permite o compartilhamento de fotos e vídeos ao vivo por, no máximo, dez segundos, com a inclusão de legendas, emoticons e frases pré-programadas. As mensagens podem ser vistas entre três e dez segundos, quando enviadas por mensagem direta, ou por 24 horas se postadas na “história” do usuário – depois disso, elas se “autodestroem”. Dessa forma, o recurso é amplamente utilizado para divulgar tutoriais, lançamentos de produtos e lives de eventos.
O aplicativo favorito para trocar mensagens pode ser um eficiente SAC para os clientes, uma vez que permite fazer o atendimento a qualquer hora, com vários clientes ao mesmo tempo e menor investimento. Também funciona como divulgador de informações exclusivas para grupos selecionados e facilitador para o fechamento de negócios e vendas.
Se o Snapchat é voltado para jovens descolados, esta rede traz um tom um tanto quanto mais sério. As postagens devem ser voltadas para o público corporativo e privilegia empresas com produtos e serviços B2B. É possível compartilhar publicações de outras redes e fortalecer a marca com seus prospects e clientes atuais, além de também posicionar profissionais da empresa como formadores de opinião com o recurso “Publisher”.
A rede dos 140 caracteres permite que as empresas observem os assuntos mais comentados por meio dos Moments e hashtags. Dessa forma, elas podem optar por integrar determinadas discussões ou divulgar promoções, produtos e serviços. Por fim, também contam com o famoso RT (retweet), permitindo que os usuários compartilhem as mensagens que mais condizem com seus pensamentos.
é gerente de Marketing da All In. Formado em Ciências da Computação e com MBA em Marketing, possui mais de 15 anos de experiência em Marketing de Performance e Posicionamento no mercado de Tecnologia e Internet. Lidera estudos e pesquisas em Marketing de Relacionamento e Neuromarketing buscando entender melhor as relações de consumo B2C e B2B.
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