Quarta-feira, 08 de junho de 2016
A versão 4.5 do WordPress, lançada em 12 de Abril de 2016, evoluiu para simplificar e agregar implementações que serão grandes aliadas dos Gestores e Editores de conteúdos que fazem uso da plataforma.
A cada três/quatro meses uma nova versão é disponibilizada trazendo consigo novos recursos e evoluções tecnológicas necessárias para o dia-a-dia e evolução da plataforma que hoje já representa mais de 26% de participação de mercado mundial. O WordPress 4.5, além de evoluir para os Desenvolvedores, também trouxe novidades para os Gestores e Editores de conteúdos, a saber:
Um site responsivo já é considerado uma commodity desde o anúncio oficial do Google que seu mecanismo passaria a considerar a implementação de Design Responsivo como um fator de rankeamento na SERP.
O painel administrativo do WordPress, ao contrário de uma “imposição” do Google, e sim com o foco na melhor experiência de seus usuários tem ficado cada vez mais responsivo para garantir uma gestão mais facilitada em dispositivos móveis bem como na implementação de ferramentas para apoiar o seu trabalho no dia-a-dia.
A versão 4.5 do WordPress implementou a Pré-visualização responsiva através do qual é possível analisar as implementações em três breakpoints: smartphone (320px X 480px), tablets (6 polegadas X 9 polegadas) e desktop (100% da tela). O recurso é acessado através do menu Aparência > Personalizar.
Os comentários é um aditivo importante para seus conteúdos no sentido de indicar um potencial de interação com os leitores e por conseguinte para contribuir para sua popularidade e maior alcance.
Uma quantidade considerável de comentários exige um maior tempo de gestão e interação e para ajudar os gestores nessa tarefa o WordPress 4.5 refinou a gestão de comentários e as notificações por e-mail.
Antes da versão 4.5 do WordPress, as notificações de moderação de comentários eram enviadas mas o conteúdo ficava sem formatação, bagunçado e de difícil leitura, uma vez que as tags HTML não eram interpretadas. Agora as tags são interpretadas e as notificações chegam com melhor formatação e fácil leitura.
Os e-mails de notificação para moderar os comentários encaminham os usuários para uma tela de gestão do comentário dentro do painel administrativo do WordPress. Essa interface foi melhorada permitindo a partir de agora Aprovar o comentário ou seguir para sua edição. Observe a diferença nas imagens abaixo.
O WordPress 4.5 facilitou a gestão dos comentários e além das facilidades aqui apresentadas evoluiu também em outras questões como uma melhor experiência do usuário e controle dos desenvolvedores com a possibilidade de controlar a quantidade de caracteres a serem recebidos.
É possível a partir de agora com a versão 4.5 do WordPress que os usuários façam login de forma nativa com seu e-mail ou continuem optando pelo seu nome de usuário.
Ficou para trás a utilização de plugins como WP Email Login, Login with Username or Email e Force Email Login para implementar a funcionalidade agora nativa no WordPress.
Agradeça aos desenvolvedores, mas a partir de agora você poderá alterar a marca do seu site através do painel administrativo do WordPress. Será preciso que seu time de desenvolvimento implemente a funcionalidade para ficarem livres e focados em outras atividades e você com um maior poder de gestão sem intervenção técnica.
Gestores de websites e principalmente a equipe de marketing gostam muito da ideia de ter uma autonomia para trocar o logotipo do projeto web por eles gerenciado e, assim, adequar a marca a situações diversas, como campanhas comemorativas, alinhamento estético com imagem ou vídeo de fundo e adequação diversa em momentos inimagináveis durante a concepção do projeto.
Gestores de conteúdo dedicam boa parte do seu tempo no editor de conteúdo do WordPress. Eu confesso que gosto muito do poder e possibilidades de integração que o editor oferece. Mas agora com a chegada da versão 4.5 a versatilidade da formatação ficou incrível e uma vez familiarizada com os atalhos o ganho de produtividade será muito considerável.
Esses atalhos cada vez mais comum e presente no WordPress são baseados no Markdown. Markdown é uma linguagem simples de marcação que converte seu texto em tags HTML válidas.
Uma vez com o WordPress 4.5 em uso experimente, por exemplo, digitar “## exemplo de um título de segundo nível” em seguida tecle enter. Você perceberá que o título foi marcado como um título de segundo nível, o h2.
A inclusão de links também é bastante facilitada e prática com os atalhos disponíveis. Experimente copiar uma URL para o clipboard e em seguida seleciona o texto a ser linkado e pressione CTRL / COMMAND + V. O editor agregará ao conteúdo selecionado o link que estava disponível no clipboard.
O atalho CTRL / COMMAND + K também é incrivelmente útil lhe permitindo pesquisar e inserir um link de um conteúdo do seu projeto em questão.
Uma postagem em muitas das vezes é integrada com vários outros sites e redes sociais; tudo está interligado e através de embed é possível exibir em um site o conteúdo de outro. Em muitas plataformas é preciso copiar o código HTML para exibir o conteúdo em seu site, mas no WordPress através do recurso de oEmbed é mais simples, fácil e prático.
Uma vez que é preciso apenas colar a URL de exibição do conteúdo no editor que o WordPress automaticamente exibirá o conteúdo. Seja um vídeo do YouTube, Vimeo, um Tweet e inúmeras outras possibilidades suportadas nativamente pela plataforma. E na versão 4.5 do WordPress é possível fazer embed de Twitter Moments e de collections. O WP Smackdown tem um vídeo explicativo sobre essa integração com o Twitter.
O WordPress é uma plataforma incrível e grande aliada dos Gestores e Editores de conteúdo. A cada nova versão disponibilizada ela caminha para aprimorar seus recursos e implementar novas tecnologias para se manter atualizada e facilitar cada vez mais o trabalho daqueles que lidam com sua interface no dia-a-dia.
é Fundador e CEO da Apiki, empresa de tecnologia especializada em WordPress e Co-Fundador do WP SEO Boost, uma consultoria premium de SEO para WordPress. É uma das grandes referências do CMS de gestão de conteúdo do Brasil. Responsável por grandes cases do mercado, assina os projetos de desenvolvimento web nacionais e internacionais, como E-Commerce Brasil, iMasters, e Digitalks. É um verdadeiro evangelista da plataforma. Adora compartilhar conhecimento através de suas palestras, artigos e bate-papos.
Comentários