Artigos

Práticas recomendadas para uma campanha de aplicativo

Embora a descoberta e os downloads de aplicativos continuem crescendo, as taxas de retenção ainda são um desafio para os profissionais de marketing de aplicativos. Aquisição de usuários e retargeting devem ser uma estratégia combinada se você estiver disposto a manter seus usuários engajados e ativos.

Nos aprofundando melhor em práticas recomendadas para uma campanha de app, conseguimos definir alguns insights imprescindíveis para atingir os resultados que você deseja. As campanhas de aquisição de usuários e retargeting têm como objetivo impulsionar o crescimento do App, mas seus business models, métricas e resultados são diferentes:

– O custo de aquisição do usuário pode ser 5 ou 10 mais alto do que o custo de retargeting;

– Os usuários de retargeting têm uma taxa de engajamento geral 152% maior do que os usuários de aquisição de usuários.

É preciso definir a melhor mensagem de cada etapa da jornada. Uma mensagem em um anúncio de aquisição de usuário deve ser diferente de um anúncio de retargeting. Você também pode e deve tirar vantagens adicionais através de análise de dados, veja como:

Dados Orgânicos – saber quem já baixou seu aplicativo evita gastar o orçamento de aquisição de usuários com clientes pré-existentes. O retargeting é o oposto. Você usará esses dados para prever o lance e impactar o usuário correto, que já tem seu app baixado. Além disso, conhecer o comportamento do usuário por meio de dados orgânicos ajudará você a definir muitas etapas.

Impressões – a transparência é uma ferramenta de segurança e ajuda você a ter total visibilidade das veiculações com melhor desempenho.

Desinstalar – rastrear os usuários que desinstalaram seu aplicativo ajudará você a rastrear apenas os que ainda o possuem. Aqueles que desinstalaram o aplicativo têm menos probabilidade de se envolver e provavelmente aumentarão o custo do seu lance.

Sobre as datas especiais, não esqueça que elas são muito óbvias e todo profissional de marketing de aplicativos está nisso, então que tal trabalhar em datas diferentes? Pode funcionar muito bem para verticais e regiões específicas. Como fazer:

– Crie anúncios temáticos para ambas as campanhas visando aquisição de usuários e retargeting.

– Adicione descontos.

– Depois de um tempo, impacte novamente o usuário através de anúncios ou outros meios como push notification para mantê-lo ativo.

Muitos usuários convertem sem clicar em um anúncio, é por isso que você deve analisar o VTA (view-through attribution) para entender melhor o comportamento deles. Também evita a canibalização de orgânicos e ajuda você a tomar melhores decisões.

Aproveite sua chance e combine as duas estratégias. Não há ciclo completo de saúde sem ambos os esforços!

Avatar photo

CEO da Appreach, empresa especializada em mobile marketing. Tem passagens pela Rocket Lab, Mobvista, Mercado Livre e Tead. Acumula larga experiência em mídia on-line, além de reunir habilidades em estratégia digital, vendas, liderança, crescimento de aplicativos móveis e marketing. Tem MBA, focado em Marketing Sales pela FGV - Fundação Getúlio Vargas - , além de ser graduada em Comunicação e Mídia pela FAAP.

Comentários

PUBLICIDADE