Segunda-feira, 12 de dezembro de 2022
A contagem regressiva acabou e o período mais esperado do ano finalmente está acontecendo. Para as marcas, a Super Temporada de Compras 2022 é o momento perfeito para impulsionar as vendas, trabalhar campanhas pontuais e aproveitar o contexto para envolver o consumidor em um storytelling certeiro. A união entre a época de descontos imperdíveis com o evento que move o brasileiro a cada quatro anos não vai passar despercebida.
Enquanto escrevo esse artigo, as equipes de marketing das empresas estão trabalhando a todo vapor. Sugestões de “ideias fora da caixa”, lançamento de produtos, promoções limitadas… todas as opções são válidas, isso é fato. Mas, reflita comigo: do que adianta pensar em campanhas incríveis se a estratégia de comunicação não estiver alinhada com a jornada do consumidor?
Se sua marca está traçando planos para impactar os usuários, pode apostar que as outras também estão. Sendo assim, como se destacar em meio à tanta concorrência? Como chamar a atenção do consumidor para entrar no seu aplicativo, e-commerce e plataforma, realizar uma compra ou engajar com o conteúdo oferecido?
Em um período no qual as pessoas estão conectadas 24h horas por dia e, na maioria dos casos, em mais de uma tela, enviar a mensagem certa no momento certo é quase um dom. Por exemplo, agora estamos em meio a partidas diárias de futebol. Mesmo aqueles que não são fanáticos pelo esporte, costumam baixar aplicativos direcionados e ativar as notificações de notícias e atualizações de placares. O objetivo é se manterem antenados no que está acontecendo em todos os jogos da Copa do Mundo. Um verdadeiro bombardeio de comunicação por todos os meios possíveis.
Mas não tem segredo em como engajar esse usuário sazonal desde que as seguintes perguntas sejam respondidas: O que? Quando? Para quem? Por quê? Sendo assim, o primeiro passo é entender quem é seu público-alvo durante esse período e compreender a jornada do consumidor de forma individual, isto significa não enviar a mesma mensagem para todo mundo. A boa experiência requer exclusividade. A mesma necessidade se aplica ao meio de comunicação a ser utilizado: notificações via push? E-mail marketing? Mensagens dentro do aplicativo? SMS? Redes sociais? E o que enviar, como impactar?
Pode ser uma oferta em um produto que o consumidor havia deixado no carrinho, um cupom de desconto, ou um alerta para lembrar que o aplicativo está ali. Também é possível enviar um aviso de novos produtos ou aqueles relacionados à última compra. Tudo é possível, mas saber direcionar a mensagem ao consumidor na melhor hora é a chave para reter e aumentar o engajamento.
Durante a Copa, uma boa abordagem é utilizar o intervalo dos jogos para enviar notificações relevantes de produtos esquecidos, ou daqueles visualizados, mas não comprados, além de boas ofertas via push. Este é um momento em que a atenção do torcedor não estará totalmente voltada para a partida naquele momento, mas está atenta ao tema em questão
Para o período pós-Black Friday, seguimos a mesma linha de raciocínio. Se o consumidor aproveitou as ofertas de aparelhos celulares, vale notificá-lo de que talvez ele possa se interessar por uma capa que protege o produto ou um fone de ouvido bluetooth. Essa estratégia tem mais chance de dar certo do que enviar descontos de panelas, por exemplo.
A partir do momento em que a jornada do consumidor é traçada e compreendida, as estratégias fluem de forma mais natural, ainda mais em momentos como este, de uma Super Temporada de Compras pós período de pandemia. Este é o período perfeito para alavancar vendas, reter e engajar os usuários, transformando-os de usuários sazonais a consumidores fiéis para as próximas temporadas.
Pensando nisso, o que sua empresa fez para essa Super Temporada de Compras e o que planejou para manter os consumidores engajados e adquirir novos no próximo ano?
General Manager da MoEngage no Brasil e América Latina, tem passagens pela AppsFlyer, McKinsey & Co, Grupo Estado e Internet Securities, entre outros. O executivo possui mais de 15 anos de experiência nos segmentos de tecnologia, digital, editorial, publicidade, financeiro e serviços.
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