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A chave para o engajamento durante a Copa e pós Black Friday

Na “Super Temporada de Compras 2022”, saber a melhor forma de comunicação para chamar a atenção do consumidor é essencial para reter e aumentar o engajamento e receitas.

 

A contagem regressiva acabou e o período mais esperado do ano finalmente está acontecendo. Para as marcas, a Super Temporada de Compras 2022 é o momento perfeito para impulsionar as vendas, trabalhar campanhas pontuais e aproveitar o contexto para envolver o consumidor em um storytelling certeiro. A união entre a época de descontos imperdíveis com o evento que move o brasileiro a cada quatro anos não vai passar despercebida.

Enquanto escrevo esse artigo, as equipes de marketing das empresas estão trabalhando a todo vapor. Sugestões de “ideias fora da caixa”, lançamento de produtos, promoções limitadas… todas as opções são válidas, isso é fato. Mas, reflita comigo: do que adianta pensar em campanhas incríveis se a estratégia de comunicação não estiver alinhada com a jornada do consumidor?

Se sua marca está traçando planos para impactar os usuários, pode apostar que as outras também estão. Sendo assim, como se destacar em meio à tanta concorrência? Como chamar a atenção do consumidor para entrar no seu aplicativo, e-commerce e plataforma, realizar uma compra ou engajar com o conteúdo oferecido?

Em um período no qual as pessoas estão conectadas 24h horas por dia e, na maioria dos casos, em mais de uma tela, enviar a mensagem certa no momento certo é quase um dom. Por exemplo, agora estamos em meio a partidas diárias de futebol. Mesmo aqueles que não são fanáticos pelo esporte, costumam baixar aplicativos direcionados e ativar as notificações de notícias e atualizações de placares. O objetivo é se manterem antenados no que está acontecendo em todos os jogos da Copa do Mundo. Um verdadeiro bombardeio de comunicação por todos os meios possíveis.

O que? Quando? Para quem? Por quê?

Mas não tem segredo em como engajar esse usuário sazonal desde que as seguintes perguntas sejam respondidas: O que? Quando? Para quem? Por quê? Sendo assim, o primeiro passo é entender quem é seu público-alvo durante esse período e compreender a jornada do consumidor de forma individual, isto significa não enviar a mesma mensagem para todo mundo. A boa experiência requer exclusividade. A mesma necessidade se aplica ao meio de comunicação a ser utilizado: notificações via push? E-mail marketing? Mensagens dentro do aplicativo? SMS? Redes sociais? E o que enviar, como impactar?

Pode ser uma oferta em um produto que o consumidor havia deixado no carrinho, um cupom de desconto, ou um alerta para lembrar que o aplicativo está ali. Também é possível enviar um aviso de novos produtos ou aqueles relacionados à última compra. Tudo é possível, mas saber direcionar a mensagem ao consumidor na melhor hora é a chave para reter e aumentar o engajamento.

Durante a Copa, uma boa abordagem é utilizar o intervalo dos jogos para enviar notificações relevantes de produtos esquecidos, ou daqueles visualizados, mas não comprados, além de boas ofertas via push. Este é um momento em que a atenção do torcedor não estará totalmente voltada para a partida naquele momento, mas está atenta ao tema em questão

Para o período pós-Black Friday, seguimos a mesma linha de raciocínio. Se o consumidor aproveitou as ofertas de aparelhos celulares, vale notificá-lo de que talvez ele possa se interessar por uma capa que protege o produto ou um fone de ouvido bluetooth. Essa estratégia tem mais chance de dar certo do que enviar descontos de panelas, por exemplo.

A partir do momento em que a jornada do consumidor é traçada e compreendida, as estratégias fluem de forma mais natural, ainda mais em momentos como este, de uma Super Temporada de Compras pós período de pandemia. Este é o período perfeito para alavancar vendas, reter e engajar os usuários, transformando-os de usuários sazonais a consumidores fiéis para as próximas temporadas.

Pensando nisso, o que sua empresa fez para essa Super Temporada de Compras e o que planejou para manter os consumidores engajados e adquirir novos no próximo ano?

Daniel Demôro Simões - General Manager da MoEngage BR e LatAm

General Manager da MoEngage no Brasil e América Latina, tem passagens pela AppsFlyer, McKinsey & Co, Grupo Estado e Internet Securities, entre outros. O executivo possui mais de 15 anos de experiência nos segmentos de tecnologia, digital, editorial, publicidade, financeiro e serviços.

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