Artigos

6 dicas de Microsoft Excel que você não sabia

O Microsoft Excel é um programa muito utilizado no dia a dia das pessoas. Seja para quem pretende organizar aplicantes de uma vaga de trabalho, ou então pessoas que trabalham na área financeiras de um negócio, a aplicabilidade desse programa do pacote Office é incrivelmente ampla.

excel

Por isso, conhecer algumas ferramentas avançadas pode ajudar a fazer com que a sua experiência com o Microsoft Excel seja elevada a outro patamar. Veja a seguir 6 dicas que você não sabia sobre o Excel e saiba como usá-las para aprimorar as suas planilhas usando essa ferramenta.

Dica 1: Conversão de unidades

A escola até ensina a converter unidades, mas muitas pessoas enfrentam problemas para conseguir converter da maneira adequada. Por isso, o Excel oferece uma ferramenta que permite que você converta unidades de uma maneira mais precisa e muito rápida.

Para usar essa função basta digitar =CONVERTER na célula do Excel que você deseja que o resultado da conversão apareça. Você precisará escolher o valor a ser convertido, a unidade dele, e a unidade final da conversão.

Dica 2: Conteúdo de célula oculto

Eventualmente você pode criar uma planilha do Excel que você deseja que seja visualizada por todas as pessoas. Porém, para apresentações, ou para salvar partes da planilha, você pode optar por ocultar alguns números dela.

Nesse caso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a célula que você deseja ocultar. Depois clique em Formatar células e em Número escolha a opção Personalizado. Escreva ponto 3 vezes ponto e vírgula no campo que aparece e clique em OK. Isso ocultará o valor da célula, trazendo mais privacidade para o seu documento.

Dica 3: Filtro avançado

O filtro avançado é ideal para quem tem uma planilha cheia de valores e quer filtrar rapidamente para uma tabela com valores específicos. Nesse caso, basta clicar em Dados e depois em Avançado.

Você deverá definir um intervalo em que seus números e dados aparecem, ao clicar em OK, defina um intervalo com base em outra tabela que você criou informando os critérios que o filtro deve usar. Ao final é só clicar na opção OK copiando os valores para outra célula e a tabela com filtro avançado será criada.

Dica 4: Preenchimento automático

O Excel tem um recurso muito inteligente de preenchimento automático. Nesse caso, qualquer sequência lógica que o software detecte poderá ser automaticamente preenchida. Um bom exemplo é quando você digita os números 1, 2, 3, e 4 em sequência.

Depois, você seleciona todos eles e clica no canto direito inferior, arrastando a sequência para baixo. Isso fará com que a sequência continue até o valor que você deseja.

Dica 5: Dia de trabalho

Planilhas são muito usadas para cálculo de dia de trabalho. E, nesse caso, o Excel já sabe contar automaticamente quantos dias foram trabalhados com base em um intervalo específico que você define. Para usar essa função basta digitar uma data de início e a data final do intervalo que você deseja contar os dias de trabalho.

Digite a função =DIATRABALHOTOTAL e selecione a primeira célula da data de início e a segunda célula sendo a data final. Aperte Enter em seu teclado e o Excel contará automaticamente os dias de trabalho dentro desse intervalo que você definiu. Você pode até mesmo usar um intervalo entre duas datas considerando férias ou um feriado que teve. Isso automaticamente reduzirá os dias de trabalho considerando aquele intervalo que você inseriu.

Dica 6: Recuperação de arquivo Excel

A última dica vai para quem deletou e quer saber como recuperar arquivo Excel no Mac ou Windows. Existem algumas maneiras de fazer isso. Além de ir até a lixeira procurar por ele, você pode restaurar as versões anteriores selecionando a aba Arquivo e depois clicando na opção de versões anteriores do documento.

Para quem trabalha com tabelas muito complexas no Excel o recomendado é habilitar o recurso de salvamento automático de backup no OneDrive. Dessa maneira, o seu arquivo será salvo na nuvem e, caso você precise, ele poderá ser encontrado rapidamente.

Abra o Excel e experimente as nossas dicas

O Excel tem muitas funções que ajudam a trabalhar com arquivos complexos, bem como versões mais simples. As 6 dicas apresentadas nesse artigo ajudam a deixar a sua experiência com esse software ainda mais completa. Independentemente do seu objetivo, conhecer recursos adicionais de programas tão essenciais é um grande diferencial para o seu dia a dia, tanto no quesito pessoal, quanto no profissional.

douglas uggioni

Formado em Ciências Econômicas e escritor de conteúdo apaixonado por novas tecnologias. A sua escrita tem como base a veracidade dos fatos e a qualidade da informação para com o leitor. Seu conteúdo busca trazer uma visão equilibrada sobre diferentes temas, como tecnologia, finanças, esportes, marketing, entre outros.

Comentários

PUBLICIDADE