Artigos

4 tendências tecnológicas para a indústria

A indústria 4.0 revolucionou e potencializou o cenário mercadológico e comercial. Por isso, qualquer empresa que deseja manter o posicionamento de mercado, produzir com eficiência, oferecer produtos de qualidade e obter bons resultados precisa se adaptar.

Nesse sentido, as tendências tecnológicas da indústria 4.0 devem promover um efeito ainda maior, uma vez que as inovações buscam conectar o espaço físico e o virtual, deixando as atividades mais produtivas, autônomas e infinitamente mais econômicas.

Com isso, já imaginou controlar e monitorar todos as áreas de fábrica estando em qualquer lugar do mundo? Ou mesmo trabalhar lado a lado com robôs? Desenvolver processos que começam e finalizam sozinhos? Pois bem! É exatamente nisso que as tecnologias atuam.

Pensando nas principais tendências da indústria 4.0, preparamos este post. Nele, você encontrará as 4 tecnologias que transformaram o cenário industrial. Quer saber mais? Continue lendo!

 

Tendências tecnológicas para a indústria

 

1. Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial é um dos principais ganhos da indústria. Ela permite uma maior demanda de produção, com menor custo e torna as fábricas ainda mais automatizadas e competitivas.

De modo geral, a IA pode ser utilizada para potencializar o tempo dos ciclos de produção, bem como o material necessário a ser utilizado e disponibiliza informações relevantes sobre a linha de produção, a fim de torná-la eficiente.

Nesse sentido, vale mencionar que quando a inteligência artificial é alinhada a robôs, é possível realizar diversas atividades que exigem precisão, força ou que oferecem algum perigo para os profissionais, como outsourcing de impressão.

2. Robotização

A robotização reúne um conjunto de vantagens para a indústria. Os sistemas permitem a aplicação de robôs em várias atividades, como fabricação, manutenção, limpeza, produção de cimento queimado branco, entre outras funções.

Geralmente, os robôs industriais executam tarefas repetitivas e que exigem precisão. Essa tecnologia ainda conta com um ótimo custo-benefício, uma vez que a locação acontece por um valor mensal.

3. Internet das coisas (IoT)

A internet das coisas é uma das principais tendências tecnológicas para a sociedade contemporânea. Em resumo, ela permite a conexão entre objetos. As máquinas podem coletar, avaliar e compartilhar um grande volume de dados e informações.

Além disso, a IoT permite o controle de objetos a distância e utilizá-los como desenvolvedores de serviços. O dispositivo ainda contribui com a análise da produção, identifica problemas, antecipa soluções, gerencie estoques, entre outros.

4. Dispositivos autônomos

Os dispositivos autônomos são grandes novidades para a indústria. Robôs, drones e alguns veículos fazem parte desse grupo.

Essas tecnologias usam a inteligência artificial para automatizar funções e executar atividades por conta própria, eliminando a necessidade da mão de obra humana.

Além disso, os dispositivos baseiam-se em programações tradicionais, na elaboração de comportamentos inteligentes e interagem de forma natural com o ambiente, pessoas e objetos.

Por exemplo: um sistema autônomo podem ser acionados automaticamente para buscar mancal de rolamento na linha de montagem. O software ainda é capaz de avaliar a cadeia produtiva e determinar cada função no momento necessário.

E você, o que achou das principais tendências da indústria 4.0? Já tinha ouvido falar sobre essas tecnologias? Conta pra gente!

Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Comentários

PUBLICIDADE