Como diretor de marketing de uma agência de publicidade, tenho acompanhado de perto as transformações no cenário do marketing digital, especialmente no que diz respeito à proteção e privacidade de dados. Desde setembro de 2020, quando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor, o setor de marketing passou a enfrentar uma…
Embora sejam mais conhecidas como ferramentas de segurança e privacidade online, as redes virtuais privadas (VPNs) também podem ser usadas em uma infinidade de outros propósitos no domínio dos negócios e marketing. Ainda que menos conhecidos, esses usos oferecem importantes alternativas para as empresas aprimorarem suas operações e desenvolverem estratégias publicitárias. Abaixo estão 7 desses…
Imaginar o amanhã não é, nunca, uma tarefa fácil. Mas é possível adiantar, desde já, um tema que terá destaque na rotina corporativa em 2023: a cibersegurança. Isso acontece por diversos fatores. O principal deles, sem dúvida, é a importância cada vez maior do digital no dia a dia das empresas e profissionais e a…
Tráfego inválido é mais que fraude, pois inclui todo engajamento ineficaz, fora do alvo da campanha, que consome o orçamento prejudicando o retorno sobre o investimento. Logo veremos, provavelmente, relatórios sobre o saldo do mercado de aplicativos de 2022. Mesmo sem dados consolidados, já é sabido que o setor segue globalmente superaquecido. Mas, vale…
Em algum momento você já deve ter se deparado com uma mensagem na linha de “clique para aceitar nossos cookies” durante a visita em algum site. Uma pesquisa promovida pela empresa de segurança digital Avast revelou que metade dos brasileiros aceitam esse pedido sem saber o que ele significa e só concordam para entrar mais…
No mercado de criptomoedas, os NFTs estão atraindo cada vez mais a atenção de investidores. Tendo a exclusividade como uma de suas principais características, os também chamados tokens não fungíveis se espalharam pelo mundo inteiro, inclusive no Brasil, que é apontado como uma das maiores referências globais no tema, de acordo com a pesquisa Statista…
À medida que a Transformação Digital e a conectividade avançam, mais as empresas estão caminhando em busca de modelos mais flexíveis, descentralizados e móveis. Como consequência, a gestão das informações se tornou uma demanda essencial e igualmente desafiadora para as organizações. Afinal de contas, outro efeito da aceleração da digitalização é o aumento dos riscos…
Uma das tecnologias mais relevantes do mercado é também a mais recheada de polêmicas em relação a incidentes de vazamentos de dados; porém, práticas simples podem mitigar a maioria dos riscos existentes. Se o uso da tecnologia de computação na nuvem era, há alguns anos, algo acreditável apenas para corporações de grande porte, ela…
Não existe uma receita pronta, mas é fato: nesta Black Friday, é preciso garantir os atributos de disponibilidade, confiabilidade e integridade em todos os canais. Antes da pandemia, especialistas como os profissionais do Gartner previam que até 2023 o e-commerce deixaria de ser um diferencial no varejo. E isso nem de longe era visto…
Inteligência e análise de dados são essenciais para impulsionar a capacidade de identificar e antecipar possíveis fraudes, invasões e ataques. Entre as diversas razões que levaram o Homem a triunfar na Terra, uma característica que merece destaque especial, sem dúvida, é a capacidade de aprender. É essa possibilidade de evoluir a partir das experiências,…