Você está ajustando a sua lente para enxergar as alternativas que lançam olhar no futuro? Estou falando de um futuro que começa hoje. Falar sobre o futuro do marketing é um exercício indispensável e motivador por necessidades estratégicas. Poderia abordar muitas ações nesse ecossistema, mas vou fechar o foco no que está funcionando agora….
O Brasil é reconhecido internacionalmente por ser um país com ótimas startups. Afinal, foi dentro do ecossistema brasileiro que três marcas consideradas como unicórnios desse mercado se tornaram referência no mercado nacional, bem como em outros países em que adotaram estratégias de expansão. As três startups que se destacam no cenário internacional são iFood, Nuvemshop…
O mercado nacional é ávido por inovação e os brasileiros já entenderam que com o open finance é possível ganhar muito mais tempo e economia. A implementação do Open Finance no Brasil evoluiu muito nos últimos meses. Embora estudos mostrem que o PIB dos países que adotam esse modelo possam ser impulsionados em até…
Em um mercado cada vez mais competitivo, aliado a uma sociedade que se torna mais protagonista de seu consumo, é fundamental investir em diferenciais para atrair clientes. Estratégias de marketing personalizadas se consagram alternativas interessantes para criar uma experiência única e sair na frente da concorrência. Marketing, customer success, vendas e outras campanhas podem ser…
Conversamos com Marcelo Lebre, co-founder & COO da Remote, sobre empreendedorismo, inovação e futuro do trabalho Portugal está se reinventando com base na inovação e no empreendedorismo, desbravando novos mares e criando oportunidades para talentos internacionais. Cerca de 10% da população trabalhadora fundou ou co-fundou uma startup, segundo o Global Entrepreneurship Monitor. O programa…
O último trimestre do ano é um período extremamente importante para a estratégia de marketing das empresas. Trata-se do momento de definir o planejamento estratégico da área e começar a preparação dos editais de concorrências para a contratação das agências de comunicação visando os desafios do ano seguinte. Portanto, a definição do briefing – seja…
Metaverso é um tema que vem ganhando grande foco em diversos ambientes, principalmente o empresarial. Fato é que há a estimativa de que o metaverso pode alcançar o valor de US$ 5 trilhões até 2030, segundo relatório da consultoria McKinsey. Só em 2021, os investimentos no mundo virtual somaram US$ 13 bilhões e em 2022…
O WhatsApp é uma das tecnologias mais úteis que foram desenvolvidas. Ademais, desde seu lançamento em 2009, o aplicativo conta com cerca de 811 milhões de downloads em todo o mundo. Hoje, ele é considerado um dos principais meios de comunicação existentes. É realmente raro encontrar alguém que não tenha uma conta. Por meio dele,…
Hoje, a sigla ESG é uma das mais desejadas pelo mundo corporativo. O termo teve interesse de busca triplicado no Brasil pois se tornou um símbolo de alta performance e de futuro para as empresas, pessoas e planeta. A sigla em inglês significa Environmental, Social and Governance – corresponde às práticas ambientais, sociais e de…
De acordo com um estudo do programa de apoio à transformação digital do setor público na Universidade de Cambridge, empreendedores latino-americanos de tecnologia estão pouco conectados ao poder público. Uma das principais causas é o fato de que, historicamente, governos locais tendem a favorecer grandes empresas – uma abordagem que repele grupos jovens, como as…