Mais de 14 mil startups em território nacional. Esses são os dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) sobre a quantidade de iniciativas empreendedoras em nosso país. Esse número parece interessante, mas, na outra ponta, há também um grande volume de empresas que, infelizmente, fecham suas portas. A pergunta que quero responder nesse artigo é…
Trabalhar com inteligência de dados não é mais uma tendência futura e sim uma realidade para qualquer negócio. Conforme a tecnologia avança, cresce também a quantidade de dados gerados. E quanto maior o número de informações processáveis, maior a necessidade de usá-las de maneira inteligente, como aliadas dos negócios. No mundo corporativo, as decisões data…
Estruturas resilientes e gerenciamento inteligente de dados são essenciais para manter o sucesso nestes tempos incertos de aumento dos custos operacionais envolvendo energia, escassez de matérias-primas, situações de capacidade de produção difíceis de calcular, cadeias de suprimentos frágeis, guerra na Ucrânia, além da enorme escassez de trabalhadores qualificados. O gerenciamento inteligente de dados inclui uma…
O mercado de aplicativos está superaquecido globalmente. Para se ter uma ideia, as lojas da Apple e Android têm, juntas, 5 milhões de apps disponíveis para serem baixados pelos usuários. Só no ano de 2022, foram 142 bilhões de downloads no mundo. Isso sem falar na receita gerada. A previsão é que sejam gastos 171…
A gestão de marcas está na agenda dos CEOs de todo o mundo. Construir uma reputação por meio de sua imagem deixou de ser algo apenas de responsabilidade do marketing para ser uma causa da empresa como um todo. A marca deve estar alinhada com a cultura da companhia, sendo reflexo de seus propósitos e…
Os últimos anos foram marcados por grandes desafios, incertezas e aprendizados, mas – por outro lado – também tivemos avanços significativos no cenário digital. Iniciamos 2023 ainda de maneira desafiadora, diante de um cenário de guerra na Ucrânia, dúvidas sobre o fim da pandemia na China, e o crescimento de movimentos anti-democráticos em diversos locais…
Que a pandemia jogou todo mundo de cabeça na digitalização, já não é novidade. O problema foi a forma como tudo foi feito: do nada, sem aviso prévio. À medida que as empresas e as pessoas se tornaram mais digitais, a capacidade de inovar e se adaptar virou questão de sobrevivência. Segundo a ACE Innovation…
Quando falamos em economia mundial, a palavra do momento para os especialistas é “recessão”. Já notamos essa característica logo na primeira semana do ano, com demissões em massa e o anúncio de dívidas bilionárias de companhias. Dada a imprevisibilidade financeira, o desafio comercial de navegar pelo desconhecido veio para ficar em 2023. Mas como as…
Dentre as mudanças no mundo dos negócios, a principal delas é sobre como o acionista deixa de ser o foco das organizações, que antigamente buscavam apenas a maximização do lucro ao acionista, para que outros stakeholders ganhem espaço. Em paralelo, o lucro deixa de ser o objetivo principal das empresas e passa a ser um…
Além de diversificar mercados, a internacionalização de marcas é uma estratégia de longevidade. Um passo relevante para proteger as empresas das incertezas econômicas e da instabilidade dos países onde elas foram criadas. Em cenários dinâmicos como o brasileiro, as organizações vêm encontrando na ampliação das fronteiras uma forma de garantir maior solidez aos seus negócios,…