Mais de 14 mil startups em território nacional. Esses são os dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) sobre a quantidade de iniciativas empreendedoras em nosso país. Esse número parece interessante, mas, na outra ponta, há também um grande volume de empresas que, infelizmente, fecham suas portas. A pergunta que quero responder nesse artigo é…
Há poucos anos atrás, falar sobre inteligência artificial (IA) remetia à ideias futuristas, como cenários dominados por robôs e carros voadores. Todavia, este instrumento já está presente em várias tarefas do cotidiano atual, mesmo que você ainda não tenha percebido. Por exemplo, ao utilizar uma plataforma de streaming de filmes e séries, certamente você já…
Por que mapear tendências é algo tão importante para os processos de planejamento estratégico? Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam na hora de planejar estrategicamente é romper com o pensamento linear, mesmo sendo comum defender a importância da inovação, da disrupção dos mercados etc. Entretanto, no momento do planejamento estratégico, parece existir…
Em 1968, nos primórdios da internet, Caetano Veloso cunhou, na música Alegria, Alegria, uma indagação que segue muito atual: “Quem lê tanta notícia?”. Passados quase 60 anos, em meio ao excesso de informações, até por causa do aumento na diversidade dos conteúdos no mundo digital, conquistar e reter a atenção dos consumidores se coloca como…
Desde o seu lançamento, realizado em novembro do ano passado, o Chat GPT tomou conta das discussões na internet. Desenvolvido pela startup OpenAI, o chatbot conversacional apresenta um programa de inteligência artificial (IA) capaz de responder perguntas e fornecer informações sobre diversos assuntos. O hype em torno do Chat GPT vai muito além de uma…
A gestão de marcas está na agenda dos CEOs de todo o mundo. Construir uma reputação por meio de sua imagem deixou de ser algo apenas de responsabilidade do marketing para ser uma causa da empresa como um todo. A marca deve estar alinhada com a cultura da companhia, sendo reflexo de seus propósitos e…
Game Marketing é uma estratégia que aproveita o poder de engajamento dos jogos para oferecer experiências imersivas. No mundo todo, o universo gamer movimenta bilhões de dólares anualmente, e esse número tende a crescer especialmente no Brasil, que assumiu o posto mais relevante na América Latina em 2021 – e o mantém. Este fato…
Unicórnio, esse animal mitológico que simboliza força e pureza, é figura constante em fábulas e contos de fadas. Entretanto, também representa o objetivo da grande maioria dos empreendedores que criam startups mundo afora. Nesses casos, ser unicórnio representa uma organização com valor de mercado superior a US$ 1 bilhão. Várias empresas atingiram esse status, que…
Assim como Brad Pitt no filme “O curioso caso de Benjamin Button”, em que ele nasce mais velho e experiente e, com o passar do tempo, vai rejuvenescendo e ficando inexperiente, vejo que o metaverso no varejo acabou seguindo esse mesmo caminho. Ano passado (2022), vimos uma NRF em que o tema estava explodindo. A…
Em 2021 a palavra do ano foi NFT. Naquele momento, muitas pessoas tiveram o primeiro contato com termos como tokenização, web3, blockchain e o famoso NFT. Em princípio, pode parecer algo muito complicado e totalmente fora da realidade de pessoas comuns. Mas é aí que a gente se engana! Essas tecnologias estão sendo utilizadas na…