A comunicação de marcas e empresas se desdobra cada dia mais entre o mundo virtual e o real, e buscar dosimetria e integração entre ações de impacto digital e offline tem se revelado crucial para construir relações mais duradouras com seus consumidores. Na Rino & Partners, utilizamos o termo “Impactos Qualificados” para referir-nos aos impactos…
Veja como os anunciantes devem se preparar para a chegada da TV 3.0, que terá seu padrão definido até o final de 2024 Nos últimos anos, testemunhamos uma transformação radical na forma como consumimos conteúdo audiovisual. A TV 3.0, um reflexo dessa revolução tecnológica e comportamental, traz consigo uma infinidade de oportunidades e desafios…
As reflexões sobre opinião e influência já são conduzidas por filósofos, sociólogos e estudiosos da comunicação há várias décadas. Envolvem discussões e conceitos sobre opinião pública, meios de comunicação de massa e a atuação dos formadores ou líderes de opinião. A respeito de liderança de opinião (ROGERS e SHOEMAKER, 1971, p. 35 apud TUZZO e…
Uma marca se fortalece com a consolidação de diversos fatores. A qualidade é condição básica de sobrevivência de um produto ou um serviço, a diferença neste campo está em seu grau de resolução dos problemas das pessoas, ou seja, é o fator humano quem realmente faz a diferença. A relação transparente e verdadeira com o…
Em 1968, nos primórdios da internet, Caetano Veloso cunhou, na música Alegria, Alegria, uma indagação que segue muito atual: “Quem lê tanta notícia?”. Passados quase 60 anos, em meio ao excesso de informações, até por causa do aumento na diversidade dos conteúdos no mundo digital, conquistar e reter a atenção dos consumidores se coloca como…
Em uma coisa, todos os analistas concordam: o mundo dos negócios está evoluindo e mudando cada vez mais rapidamente. Em um cenário como esse – e aí é onde acrescentamos nossa visão – a coleta e a análise de dados tornaram-se fatores essenciais para moldar o destino de cada novo segmento de mercado, seja em…
Fala-se tanto dela que em muitos casos chega a parecer clichê. Qualquer segmento já se deparou com conteúdos e teorias a respeito da “experiência do usuário”. Virou um mantra que segue empresários, gestores e profissionais de diversas áreas, como vendas, marketing e finanças. De repente, tudo passou a influenciar a jornada de compra do seu…
O podcast se tornou um dos formatos de informação e entretenimento mais populares nesse último ano, com uma ampliação do alcance e maior diversidade de assuntos e abordagens. Com base em dados globais e cases nacionais, tenho certeza que ele continuará a desfrutar desse destaque nos próximos anos, por isso, quero compartilhar minha visão para…
Conhecer, de fato, o consumidor não é tarefa simples. Cada vez mais desafiador e competitivo, o consumo pede compreensão profunda sobre os contextos sociais, familiares e culturais, além dos desejos e das demandas. O estudo de comportamento deve extrapolar os aspectos racionais e literais para que possamos nos conectar com cada uma das pessoas que…
Para atrair e reter a atenção dos cliente, é preciso ir além de simplesmente dispor ofertas baratas. Toda a experiência deve ser marcante. Estamos nos aproximando de uma das datas mais simbólicas do comércio global. Aguardado ansiosamente por todos, do pequeno ao grande varejista, o Natal é uma das épocas de maior movimento do…