Segunda-feira, 13 de janeiro de 2014
Por Felipe Morais
Não é segredo para ninguém que o profissional de planejamento estratégico digital é uma das mais novas profissões que o crescimento da internet como negócios “criou”. No começo, profissionais de planejamento offline migraram para o digital e trouxeram as metodologias de uma área para outra.
Nada mais natural acontecera uma área nova sem nenhum histórico no Brasil. Comigo aconteceu isso e imagino que com muitos outros também há cerca de 5 ou 6 anos; porém hoje, já vemos pessoas dentro de agência que cresceram no digital e por lá permanecem.
Esse efeito tem apresentado coisas boas e ruins. Na minha opinião, uma ruim é que o processo de planejamento digital não tem um parâmetro, não tem uma linha-mestra o que faz com que cada agência e cada profissional, adote um. Em muitos casos um processo de um profissional é totalmente diferente da agência que ele trabalha o que causa um período maior de adaptação.
Ok, eu mesmo defendo que não existe um modelo único e falo para os alunos na pós que eu tenho o meu modelo, mas existem outros. Cada um tem o seu e vai demorar um pouco para ter um processo padrão para as agências.
O que me deixa um pouco preocupado com essa falta de padrão é ver que muita agência ou profissional tem chamado um planejamento de projeto em planejamento estratégico digital.
Pensemos no planejamento estratégico digital como algo mais amplo, ok? Planejar projeto é planejamento, claro, assim como planejar uma ação de Redes Sociais, planejar mídia, planejar uma ação de relacionamento, planejar uma ação de SEO. Tudo é planejar, porém, essas ações devem estar dentro de um planejamento único e mais abrangente, o planejamento estratégico digital.
Não querendo dar um nó na cabeça de vocês, mas é importante dizer que dentro dos processos de planejamento veremos pontos semelhantes. O básico de um planejamento é: Objetivo, Público-Alvo, Estratégia, Tática e ROI. Isso é básico, mas para clarear o que quero dizer, o conteúdo de cada um dessas áreas somada a outros pontos como Cenário, Mercado, Benchmark, Plano de ação, Cronograma é o que vai diferenciar um plano de projeto a um estratégico.
O tamanho de ambos, claro, é diferente, mas eu nem me atentaria a isso. Já vi planejamentos com 200 slides que não dizem nada e alguns de 20 slides que dizem tudo. Me atentaria a qualidade do conteúdo, a forma de “amarrar” a estratégia, forma de apresentar, forma como a criação e a mídia “conversam” com o planejamento e como tudo está alinhado com o objetivo do cliente.
Em resumo, o que quero dizer nesse artigo é que tomemos mais cuidado com o que chamamos de planejamento, pois um projeto que tem um objetivo único, uma estratégica única e um único resultado esperado (tais quais os exemplos que dei acima) é um projeto que faz parte do guarda-chuva do planejamento estratégico digital que na minha modesta opinião, deve ser algo no mínimo anual que dê embasamento para os projetos.
É especialista em Planejamento Estratégico na área digital. Formado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Planejamento de Comunicação pela ESPM, pós-graduações em Redes Sociais, pela FGV; em Planejamento, na Universidade Metodista; e Gerência de E-commerce, na E-commerce School. Com autoria do livro Planejamento Estratégico Digital, e coautoria do livro Gerente de E-commerce, atualmente é consultor da empresa Dr. e-commerce, diretor de planejamento e novos negócios da TopDeals, além de coordenador e professor da pós-graduação de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Também ministra aulas em pós-graduações da Iladec, Faculdade Cambury e Senac, no MBA da Escola Trevisan, e realiza cursos online (iMasters, EAD FMU e Portal E-commerce Brasil) e cursos de curta e média duração (3Pontos, PS Carneiro, Miyashita Consulting, Digitalks, Quartel Digital, Internet Innovation).
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