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O que você pode fazer para vender e impulsionar os resultados de seu negócio desde o início

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Está começando em seu projeto de e-commerce e precisa de ideias para impulsionar vendas? E, mesmo para aqueles que já estão estabilizados no mercado e hoje procuram expandir seu negócio, esta tarefa pode ser muito mais simples do que se imagina. Existem muitas estratégias que, se executadas com dedicação e objetividade, garantem bons frutos. Venha descobrir!

Mídias/ferramentas/redes sociais

  • Faça amizades no Facebook: invista em novos relacionamentos em sua página pessoal e, principalmente, na de sua empresa/marca. Estabeleça, também, uma estratégia de venda na rede social e invista em anúncios dirigidos para este público;
  • Trabalhe com o LinkedIn: descubra a melhor maneira de estabelecer conexões, completar seu perfil e se relacionar em grupos;
  • Invista no Youtube: entenda como um vídeo pode te ajudar a vender, como produzir um vídeo e que tipo de conteúdo se deve divulgar. Crie um canal e aprenda a divulgá-lo, bem como seus vídeos;
  • Estabeleça diálogos impactantes no Twitter: realize um engajamento direto, compartilhe conteúdos úteis e priorize os temas mais relevantes para seu público-alvo. Aprenda a promover seus tweets, começando com anúncios e realizando testes frequentemente;
  • Inspire com o Pinterest: adicione o botão do Pinterest em seu site, crie uma conta para você e outra para seu negócio e trabalhe sobre a estratégia de inspirar consumidores;
  • Trabalhe com o Instagram: deleite o mundo com suas fotos, saiba como utilizar as “hashtags” a favor de sua marca, entenda de que forma manter uma frequência de postagens, execute um concurso entre consumidores;
  • Participe do Tumblr: crie um nome interessante e especifique o tema, adicione conteúdo com tags e entenda como o Tumblr se encaixa com o SEO;
  • Entre no Google Places: saiba como funciona exatamente, as desvantagens, como participar, detalhes importantes e formas de conseguir mais tráfego;
  • Pague por palavras do Google:
  • Conheça o Yahoo! Bing: entenda porque é chamado assim e como funciona o negócio do custo-por-link;
  • Aprenda com o Web Analytics: meça o tráfego de seu site, realize análises básicas e taxas de rejeição, acompanhe seu cliente e invista em métricas avançadas;
  • Monte uma lista na Craiglist: aprenda como funciona a ferramenta e como trabalhar, sempre de acordo com os objetivos pretendidos.

 

Outras estratégias

  • Invista em mecanismos de comparação de compras: descubra como trabalham, o problema que podem acarretar e quais se deve escolher para seu negócio;
  • Estabeleça um motor de pesquisa otimizada (SEO): entenda do que se trata, aprenda como o Google determina o que aparece primeiro nos resultados de busca e de que forma se dão algumas variáveis deste processo, como autoridade, links naturais, confiança, idade de seu nome de domínio, estrutura do site e otimização da página;
  • Este acessível nos dispositivos móveis: não se esqueça de, primeiramente, checar a aparência e as funcionalidades do seu site nos dispositivos;
  • Consiga revisões de seus produtos: aprenda a criar uma lista de sites de revisão, entenda porque as revisões podem ajudar a impulsionar o SEO, procure por vídeos de blogueiros influentes em seu mercado;
  • Escreva um press release: aprenda a ser notável, elaborando um press release adequado, competente e convincente. Busque por dicas e exemplos;
  • Aja de acordo com os métodos de relações públicas: saiba como melhorar sua imagem e impulsionar sua reputação;
  • Venda um produto único e diferente do que se vê na concorrência;
  • Entreviste um importante influenciador de seu mercado de atuação: realize um planejamento com as “melhores” perguntas e cogite compartilhar o conteúdo em vídeo, obtendo mais relevância;
  • Comece seu próprio blog: invista em um conteúdo excepcional, tenha certeza de que o SEO está otimizado, invista em frequência, divulgue promoções, deixe sua impressão e crie posts convidativos para os leitores;
  • Crie vídeos virais: descubra como “viralizar” em seu mercado, tenha um objetivo claro, esteja preparado para as ideias que surjam a qualquer momento e não se preocupe se não obtiver sucesso logo na primeira tentativa;
  • Construa uma lista de e-mails: escolhe o incentivo certo para que se inscrevam, crie páginas de destino de alta conversão, mantenha-se em contato;
  • Planeje redes de negócios locais: descubra como os grupos podem auxiliar em seu negócio;
  • Invista em criar um programa de palestras próprio;
  • Venda para varejistas: crie diferentes precificações para diferentes clientes;
  • Leve seu negócio para a estrada: seja sociável, invista em uma lista de shows da área e eventos da comunidade local, decore e personalize seu veículo com o logo, o nome e as cores de sua marca;
  • Escale um time de vendas: determine e transmita seus objetivos, elabore uma estrutura de pagamento para comissão, contrate os perfis “certos” para vender;
  • Divulgue sua empresa em feiras: entenda o comportamento dos consumidores em feiras, saiba como atraí-los para o seu estande, causando uma boa impressão desde o início;
  • Experimente ir “de porta em porta”;
  • Utilize anúncios impressos;
  • Patrocine um evento: escolha os eventos “certos” para o seu nicho, demonstre seus produtos, divulgue sua marca e as redes sociais de seu negócio;
  • Distribua panfletos;
  • Elabore anúncios em outdoors: estude a localização mais adequada para a sua propaganda;
  • Participe de fóruns de discussão;
  • Distribua códigos de cupom: procure por novos consumidores, não deixe de preservar sua marca, utilize o marketing;
  • Faça marketing afiliado: construa seu próprio sistema de rastreamento;
  • Mantenha um relacionamento com seus fornecedores: relacione-os com seu site, pergunte se você pode adicionar conteúdo ao site/blog deles.

 

Comportamento

  • Demonstre confiança e segurança aos seus clientes: providencie uma ótima política de devolução, ofereça garantias, mostre reviews de seus produtos;
  • Pense globalmente: considere a ideia de conquistar consumidores de outros países;
  • Não deixe que seu negócio dependa apenas de você: separe sua vida pessoal da profissional, prepare alguém para que o trabalho saia melhor do que se feito apenas por você, crie checklists e receitas;
  • Conte para sua família e amigos: consiga depoimentos, mas não deixe que interfiram em sua maneira de administrar;
  • Seja persistente: realize testes, organize metas, escolha aquilo que realmente funciona e deixe seu negócio crescer.

 

Não existem mais desculpas. Escolha suas estratégias e boas vendas!

 

Esta matéria é uma adaptação de “50 Ways to Make Your First Sale” (ou “50 maneiras de fazer sua primeira venda”), do site ecommerce university. Veja a versão original aqui: http://ecommerce.shopify.com/guides/make-your-first-ecommerce-sale

 

é especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics. Lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation, hoje seu foco principal é a consultoria de e-commerce e em seus cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários no geral que desejam se aprofundar no tema.

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