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O marketing por trás do universo gamer e a sua ascensão no Brasil

Game Marketing é uma estratégia que aproveita o poder de engajamento dos jogos para oferecer experiências imersivas. 

 

No mundo todo, o universo gamer movimenta bilhões de dólares anualmente, e esse número tende a crescer especialmente no Brasil, que assumiu o posto mais relevante na América Latina em 2021 – e o mantém. Este fato é um farol para marcas que desejam entrar e se posicionar no metaverso, utilizando os games como forma de atrair seu público-alvo no ambiente virtual.

Segundo a consultoria Newzoo, o Brasil é o maior mercado de games LATAM e em 2021 o país teve receita estimada em R$11 bilhões. Este setor está em constante evolução e seu crescimento girou em torno de 152% somente em 2022 (dados Abragames). Neste último ano, inclusive, nosso país ficou em terceiro lugar no ranking mundial dos que mais baixaram jogos mobile, atrás da Índia e dos Estados Unidos.

Mas o que nem todo mundo sabe é que uma grande parcela desse sucesso se deve ao marketing. Afinal, o “Game Marketing” é uma estratégia que aproveita o poder de engajamento dos jogos para introduzir as marcas dentro desse universo, por meio de uma experiência imersiva.

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Entre os diversos elos da cadeia do setor de games, um exemplo de empresa nacional que entrou neste universo é a Magazine Luiza, que adquiriu o canal Jovem Nerd, referência de conteúdo para a comunidade geek, e o KaBum!, uma das maiores plataformas de e-commerce de tecnologia e games do Brasil. Esta última compra, inclusive, foi a maior já feita pela rede varejista, que desembolsou R$3,5 bilhões pela aquisição.

Já a Lojas Renner apostou no reforço de marca e no cross entre metaverso e mundo real, com a inauguração de uma loja virtual dentro do Fortnite, sendo a primeira varejista de moda a realizar ativações utilizando o jogo. O time de marketing foi além, nesta estratégia. Para chamar a atenção e se aproximar ainda mais do público gamer, foi lançada uma enquete sobre as estampas das coleções que seriam comercializadas nas lojas. Ousados e assertivos, confirmando a tendência de marcas que aproveitam o potencial da ativação dentro deste universo.

Outras marcas internacionais, como Nike, Ralph Lauren e Vans também sustentam ações em parceria com o Roblox, plataforma de games 3D. Entre as iniciativas, as empresas criaram áreas com experiências personalizadas e possibilitam a compra de roupas e acessórios de coleções clássicas dos anos 1990, por exemplo, tudo isso com o objetivo de atrair amantes da moda e dos jogos.

O mais importante é saber que esse mercado existe e que está muito aquecido no Brasil, oferecendo grandes oportunidades para as marcas divulgarem seus produtos e serviços. É a mágica do marketing para se posicionar e gerar experiências também no metaverso, por meio do universo gamer.

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CEO da Cubo Comunicação, palestrante, mentora do curso Marketing para Empreendedores, especialista em Marketing & Comunicação, com mais de 20 anos de atuação na área trabalhando em multinacionais, agências de marketing e assessoria de imprensa.

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