Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015
A Campus Party é o maior evento de tecnologia do mundo. Realizada em diversos países, atrai anualmente entusiastas que visitam, ou hospedam-se em barracas, para acompanhar atividades sobre Ciência, Inovação, Cultura e Entretenimento Digital. A última edição brasileira aconteceu entre os dias 3 e 8 de fevereiro deste ano.
Ao chegar na Campus Party (#CPBR), deparei-me com competições de videogame, batalhas de robôs, muitas telas de computadores com algum jogo ou código e, claro, todas aquelas 5 mil barracas alinhadas. Mas o mais curioso é como tudo isso te faz sentir em casa. Os campuseiros andam de chinelo, deitados em pufes e sofás, com os pés em cima das cadeiras durante as palestras e, no fim do dia, o lugar é dominado por entregas de pizzas e litros de refrigerantes. É, eles estão mesmo em casa. E o bom é quando você começa a sentir-se assim também. Este é, provavelmente, um público bem diferente daquele que estamos acostumados a ver em eventos mais comuns que frequentamos por incentivo das agências e escritórios em que trabalhamos. Os campuseiros querem de verdade estar ali – e nada os define melhor do que a paixão por tecnologia e cultura.
Nesta a 8ª edição da Campus Party no Brasil, havia dez palcos que receberam 300 palestras simultâneas. Fiquei bastante dividida na hora de escolher ao que assistir, mas tudo acaba ficando bem porque as transmissões podem ser revistas pelo canal da Campus Party no YouTube. Quem tem interesse por marketing pôde acompanhar palestras dos mais diversos temas, entre eles ransmídia, e-commerce, criação de conteúdo, user experience, big data e “a internet das coisas”. Além disso, entre um bate-papo sobre inovação e outro sobre empreendedorismo, foi possível buscar conhecimento sobre assuntos mais distantes da profissão, mas que também despertam a paixão por tecnologia. Um ótimo exemplo foi a palestra de Bas Lansdorp, criador do Mars One, projeto que tem como objetivo a realização de uma expedição a marte, para instalar uma colônia humana no planeta. Ele falou um pouco mais sobre as intenções e os desafios deste projeto encantador. Tudo acaba sendo inspirador, afinal, nada melhor que aquela sensação da cabeça fervilhando de ideias. Com certeza a Campus Party é um lugar que te transforma, pois você sai de lá com novas opiniões e questionamentos.
Na multidão da Campus Party Brasil, podemos encontrar entusiastas de jogos, redes sociais, segurança e redes, empreendedorismo, desenvolvimento, criatividade e ciência. Áreas distintas e complementares que conectam-se com a Tecnologia. E é aí que está a magia: poder trocar experiência com profissionais diferentes de você, com uma visão que amplia a sua.
Muito além de um evento Nerd.
É por isso que, diferente do que pode parecer para quem vê de fora, a CP Brasil não é relevante somente para profissionais que atuam diretamente com tecnologia. O evento é também um ótimo lugar para o profissional de marketing, pois é uma oportunidade de reciclar-se e de abrir a cabeça para temas que complementam as ações do seu dia-a-dia profissional e ajudam-nos a afinar as ações de comunicação que realizamos para os mais diversos públicos.
é formada em Publicidade e Propaganda pela PUCRS e atua, há mais de 3 anos, como Analista de SEO. Hoje está na iProspect Brasil em São Paulo, e desde o início de sua carreira já trabalhou com clientes como Natura, Chevrolet, Volkswagen, Sadia, Adidas e Itaú.”
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