Terça-feira, 31 de março de 2015
Não sabe o que deve cuidar ao preparar sua newsletter ou uma campanha de e-mail marketing? Vamos aos fatores que influenciam na abertura de seu e-mail.
Criação de newsletter
Para criar uma newsletter é necessário ter um equilíbrio entre a chamada (cuide palavras de cunho promocional ou frases em caixa alta), o layout (um design criativo que incentive o usuário a baixar as imagens para visualizar a newsletter de forma completa) e estrutura (peso das imagens, tipo de palavras utilizadas, teor do conteúdo, etc.) para que não seja identificada como SPAM.
Se sua newsletter tiver apenas uma imagem muito pesada, que demore a carregar, é muito provável que o usuário apague a mensagem tanto por se deparar com um e-mail “em branco” ou por simplesmente perder o interesse em uma mensagem vazia. Resultado: visualização não contabilizada.
O que você deve cuidar ao preparar sua campanha?
1 – Base de contatos
Verifique de que forma pode melhorar sua base de dados de clientes retirando e-mails desatualizados – antigos – comprados. E o mais importante, faça uma nova organização dos seus contatos através dos relatórios de leitura após seus envios separando os contatos de acordo com o tipo de newsletter que enviou (contatos com mais interesse em promoção – outros mais interessados em comunicados e dicas).
2 – Títulos atrativos
Vamos a um exemplo: Supomos que, em um envio, você obteve uma taxa de abertura de 12%. Como dica, você pode realizar um novo envio para os contatos que não leram, porém, utilizando uma nova chamada ou um novo assunto. Após isso, basta avaliar os resultados e verificar se houve aumento na taxa de abertura.
3 – Frequência do envio
Outro ponto importante ao projetar sua campanha de e-mail marketing: de quanto em quanto tempo devo enviar meus comunicados? Mandar e-mails diariamente e em horários inapropriados pode fazer com que seu cliente não leia seus e-mails ou marque-os como SPAM. O ideal é encontrar um ponto de equilíbrio que não incomode seu cliente e ao mesmo tempo não faça com que ele se esqueça de sua marca.
Avalie os relatórios de sua conta e verifique qual o horário que possui uma maior taxa de abertura juntamente com o tipo de mensagem (promoção – dica – informação – etc.)
Todos estes fatores são prova de que existe muito mais coisa por trás de uma taxa de abertura. Cada situação exige uma estratégia diferente e você deve fazer comparações com suas próprias campanhas. Tente sempre melhorar seus resultados não só realizando envios e sim analisando os resultados de suas campanhas.
Formado em Publicidade está sempre de olho no mercado online. Começou com design impresso porém migrou para o design digital. Hoje atua com marketing digital, desenvolvendo estratégias para captação de clientes. Trabalha também com análise de métricas de conversão, Google Analytics e Google Adwords. Mas sua principal paixão está na área de usabilidade e experiência do usuário.
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