Quarta-feira, 17 de maio de 2023
É muito comum que se classifique leads obtidos em eventos como MQL (Marketing Qualified Leads), afinal, é uma atividade de marketing. Porém, é possível classificar esse tipo de lead de forma mais específica – Event Qualified Lead, ou EQL -, um lead qualificado por eventos. Seja em uma conferência, simpósio, webinar, workshop ou qualquer outro evento de networking, é possível conversar com pessoas e pegar os dados de contato – toda essa interação transforma o prospect em um Event Qualified Lead.
Esses leads possuem muito mais potencial de serem qualificados que MQLs e outros tipos de leads, uma vez que há uma predisposição – afinal, ele já foi até o seu estande, por exemplo. Além disso, é possível que a equipe colete informações-chave que vão revelar o interesse real deles e o fit que têm com seu negócio. Também por isso eles merecem um follow up diferente, já que você receberá um mix de contatos quentes, frios e mornos e deve agir de forma diferente com cada um.
Além disso, ao usar o EQL como métrica, você pode identificar muito claramente os seus melhores leads e tornar mais fácil visualizar o seu ROI. Isso porque você terá uma única métrica para definir o sucesso do evento para o seu negócio, sem depender de achismos e do sentimento da equipe.
Os leads gerados em evento são considerados mais qualificados do que os gerados por outras formas de marketing, pois demonstram um interesse ativo e uma predisposição para se envolver com a empresa, seus produtos ou serviços. Por isso mesmo, aqui a máxima “qualidade é melhor que quantidade” é muito real.
Qualificar leads em eventos pode ser uma tarefa desafiadora. Mas com as estratégias corretas, é possível garantir que você esteja coletando leads qualificados para sua empresa. Aqui estão algumas maneiras de qualificar seus leads em eventos:
Seja claro e objetivo – orçamento, cargo, necessidades, etc. Isso ajudará a garantir que você esteja coletando informações relevantes para sua empresa e identificando leads que realmente têm potencial para se tornarem clientes.
A conversa deve ser atraente e persuasiva, ao mesmo tempo que a equipe precisa entender as necessidades dos participantes e fazer perguntas específicas para ajudar a identificar leads qualificados.
Dessa forma, você obterá informações valiosas sobre os participantes e suas necessidades. Evite perguntas simples que possam ser respondidas com um sim ou não, pois elas não fornecem informações suficientes para qualificar os leads.
Saiba como montar uma estratégia de aquisição de clientes nos nossos eventos Fale com um consultor de QUALIFICAÇÃO e GERAÇÃO DE LEADS do Digitalks
Scanners de crachás ou formulários eletrônicos podem ajudar a economizar tempo e garantir que você esteja coletando informações precisas.
Pesquise brindes que estejam relacionados aos seus produtos ou serviços. Isso pode incentivar as pessoas a se aproximarem do seu estande e oferecer informações valiosas que ajudarão a qualificar os leads.
Após o evento, envie um e-mail de agradecimento e continue a conversa para ajudar a nutrir o relacionamento, separar os leads quentes e convertê-los em clientes.
Lembre-se: nem todo lead coletado em evento será qualificado. Você precisa entender quem são os mais quentes e colocar seus esforços para convertê-los, assim como saber a hora certa de se aproximar de um lead não tão bom para qualificá-lo.
Ao qualificar seus leads em eventos, é importante manter o foco na obtenção de informações relevantes para sua empresa e identificar os leads que têm o maior potencial de se tornarem clientes. Com a estratégia correta e uma equipe de vendas bem preparada, você pode garantir que seus eventos estejam gerando leads qualificados para sua empresa.
Parte desse texto foi traduzido pela Redação Digitalks. O original está em https://www.integrate.com/blog/introducing-event-qualified-leads-eqls
Equipe de conteúdo do Digitalks - a mais completa plataforma de negócios do setor digital e da nova economia.
Comentários