Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
Imagem de Jeswin Thomas no Traxer
O mercado de blockchain alcançou 17,46 bilhões de dólares em 2023, e é esperado que esses números continuem a crescer exponencialmente. Aos empreendedores em potencial, há muito o que explorar.
É difícil falar sobre as histórias inspiradoras envolvendo startups sem esbarrar em alguns problemas logísticos, como o fato de que qualquer empreitada de sucesso precisa de investidores que acreditem na ideia. Não importa com quanto dinheiro se comece, ninguém é capaz de crescer sem uma ajudinha.
Nesse sentido, o mais interessante é se apoiar em comunidades, muitas das quais têm como objetivo um crescimento mútuo coletivo. Isso é muito prevalente nos espaços que trabalham como as moedas digitais, as criptomoedas, o que torna a área muito promissora para novos e antigos empreendedores.
Afinal de contas, quais são os setores mais promissores quando falamos sobre criptomoedas? O que os interessados em moedas digitais devem saber antes de investir? Quais startups já solidificadas podem servir de inspiração para quem está começando? Vamos responder essas e outras questões!
É de conhecimento coletivo que diferentes moedas possuem diferentes valores de conversão entre si, de acordo com fatores econômicos complexos. O mesmo vale para as moedas digitais, de modo que é indispensável compreender o quanto vale Bitcoin dólar hoje, a partir de sites como o da Binance.
Esse conhecimento permite que encontre o melhor momento para investir em moedas digitais, a fim de comprar os Bitcoins por um preço X e vendê-las com margem de lucro. Quanto maior for o escopo da startup que criou, maior será a preocupação, mas o princípio vale para qualquer tipo de empreitada.
Quando falamos sobre os setores de startups mais promissores relacionados às criptomoedas, três espaços se destacam: recursos para as finanças descentralizadas (mais conhecidas pela sigla “DeFi”, de “decentralized finance”), NFTs (“Non-fungible Tokens”) e soluções em infraestrutura de blockchain.
Recursos de finanças descentralizadas incluem, por exemplo, sites de conversão de moedas, como o da Binance mencionado acima. Além deles, temos os NFTs, ativos digitais que dispensam apresentações; e as blockchains, que são as tecnologias que permitem que os NFTs e as moedas digitais sobrevivam.
Você sabia que o Nubank e o iFood, duas das marcas mais importantes nos espaços digitais atuais, começaram como startups? Naturalmente, para alcançar o tamanho que possuem hoje em dia foram necessários investimentos massivos, mas tudo começou com o formato sobre o qual estamos falando.
É muito importante observar essas e outras marcas e se inspirar, mas não se limitar aos acertos que levaram ao sucesso. Os tropeços e erros ensinam lições ainda mais valiosas, as quais podem ser aprendidas sem que a sua startup precise sofrer ao basear parte do modelo do negócio nas criptos.
Durante os parágrafos introdutórios, nós falamos sobre o senso de comunidade reforçado que existe nos espaços que trabalham com criptomoedas, e isso é algo que pode ser usado a favor das startups. A ideia de descentralização das moedas não implica em um crescimento individualizado e “egoísta”.
É muito importante que empreendedores de novas startups realizem o bom networking, se juntando a grupos e participando de eventos (presenciais ou online) sobre o tema. A ideia é sempre contribuir com outras empreitadas ao mesmo tempo em que investe nas próprias ideias, crescendo aos poucos.
Em um dos itens iniciais nós falamos sobre os setores mais promissores do mercado, mas não basta apenas saber em qual área investir, mas também compreender o que você pode oferecer de novo a este espaço. Em um mar de competidores, o que a sua marca tem de diferente em moedas digitais?
Pegando como exemplo os NFTs, os quais abrangem todo tipo de mídia, por que não se especializar em um nicho e atrair o público-alvo cativo deste espaço? A verdade é que não há uma fórmula mágica sobre o que funciona (embora o que não funciona seja mais fácil de identificar), é preciso investigar.
O maior desafio dos empreendedores digitais que desejam criar startups baseadas em criptos é, de longe, dar o primeiro passo. A área possui riscos, é claro, mas isso é verdade para absolutamente qualquer outro espaço do mercado. O importante é estar munido de bons conhecimentos e começa
Comentários