Quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
Uma campanha de Email Marketing passa por uma série de pessoas, de áreas e competências diferenciadas, como Planejamento, Arte, Interface, Programação, Operações e Business Intelligence.
Dessa forma é necessário ter um controle de qualidade muito grande para evitar que pequenos detalhes prejudiquem o resultado e a análise de tais campanhas. É muito comum encontrarmos campanhas em que o preço da peça de email é diferente do preço divulgado no site, urls com tagueamento errado (o que prejudica a análise), assunto e texto com erros de português, entre outros.
São erros que muitas vezes passam despercebidos pela equipe responsável por entregar a campanha, principalmente pelo curto prazo disponível para execução e testes.
Para auxiliar no QA ( quality assurance – termo em inglês utilizado para denominar a área de qualidade de entrega) das campanhas de Email Marketing, segue uma lista com os pontos de atenção necessários antes do lançamento de uma nova campanha.
Checklist:
1 – Nome do Remetente
2 – Endereço de Email do Remetente
3 – Endereço de Resposta
4- Assunto do Email
5 – Link de Preview (é o famoso “Clique aqui caso não esteja visualizando essa mensagem”)
6 – Nome de Produtos / Preços / Chamadas
7 – Promoções – testar as promoções caso tenham no email
8 – Urls de Destino de cada área do email
9 – Tagueamento de todas as URLs
10 – Call to Action
11 – Estoque dos Produtos anunciados
12 – Termos Legal do Email Marketing e das Promoções (validade das promoções, por exemplo)
13 – Link de Opt-out
14 – Base de Disparo ( segmentação )
15 – Teste por Provedores ( Gmail, Hotmail, Uol, etc.)
Em alguns casos específicos pode haver mais itens para serem testados, mas seguindo o check list acima, a chance de erros serão bastante reduzidas.
Independente da urgência e do curto prazo é necessário seguir um check list, pois a falta dele pode jogar toda a campanha por água abaixo.
é Sócio da Nexttarget, é formado em Administração de Empresas pela ESPM pós-graduado pelo Insper Ibmec. Trabalhou como analista de novas tecnologias na Editora Abril e gerente de projetos na F.Biz WPP.
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