Quarta-feira, 19 de outubro de 2016
Este artigo tem como objetivo trazer informações sobre padrões de URL’s com UTM’s para facilitar as análises dos dados. Veremos como funciona cada parâmetro da URL, onde centralizar esses padrões e por que isso deve permear entre todos os departamentos que veiculam mídia dentro de uma empresa.
UTM’s são parâmetros de URL utilizados para adicionar características e dar sentido aos links da web, facilitando o monitoramento dos resultados gerados a partir desses links, como número de visitas e receita.
As UTM’s reconhecidas pelo Google Analytics são formadas por 5 parâmetros (source, medium, campaign, content e term), sendo 2 deles obrigatórios (sourcee medium).
Origem da do link: use utm_source para identificar um a fonte que originaou o tráfego, pode ser um site de um parceiro, mecanismo de pesquisa, o nome do portal em qual a publicidade foi publicada. obrigatório
Exemplo: utm_source=terra
Tipo de mídia da do link: use utm_medium para identificar uma mídia, como e-mail marketing, display ( nome utilizada para o tipo de mídia banner) ou CPC ( custo por clique, utilizado no Google Adwords).
Exemplos: utm_medium=cpc, utm_medium=mail-marketing, utm_medium=display
Nome da campanha vigente : se os links distribuídos fazem parte de uma campanha utilizamos esse parâmetro para identificar. Não é obrigatório mas é extremamente recomendado para ter mais informações sobre o tráfego gerado a partir de seus links. Utilise utm_campaign para identificar promoção de produtos ou uma campanha específica.
Exemplos: utm_campaign=spring-sale, utm_campaign=big-sale
Termo associado ao link: comum em links de anúncios de pesquisa paga. Useutm_term para indicar a palavra-chave do anúncio ou pode ser também utilizado para distinguir segmentações de uma mesma base de contatos no caso de envio de e-mail mkt.
Exemplo: utm_term=corrida+sapatos, utm_term=base-cadastro
Conteúdo do link, anúncio ou campanha. Utilizado para diferenciar criativos ( peças publicitárias ), cores ou formatos, testes A/B e também anúncios com segmentação por conteúdo. Use utm_content para diferenciar anúncios ou links que levam ao mesmo URL.
Exemplos: utm_content=logolink ou utm_content=300×250
Para facilitar a construção de URL’s parametrizadas podemos utilizar a ferramenta de construção de links com utm’s do Google.
Dica do Google: Utilize apenas os parâmetros que forem necessários.
As campanhas internas não são marcadas com UTM’s, nem devem ser, para não sobrescrever os cookies das campanhas de outros canais. Existem outras formas de monitorar o desempenho de campanhas internas:
Admin > Account > Property > View > View Settings > Site Search Settings
Algumas empresas tem dificuldade em medir a efetividade total de uma campanha de marketing, isso ocorre por falta de conectividade entre as equipes que vinculam publicidade nos diversos canais dentro das empresas.
A ideia é que em conjunto, os times de captação, retenção, geração de conteúdo ( orgânico ) e redes sociais centralizem em um repositório os nomes das campanhas para que todos utilizem o mesmo nome ao vincular as peças.
Essas campanhas podem ser geradas a partir de um “mote” global, como por exemplo “dia-dos-namorados” ou de acordo com as demandas pontuais, desde que seja comum entre as partes envolvidas.
Cada campanha será dotada de atributos que as caracterizam como seu nome e data de início e fim, os nomes das campanhas vigentes podem ficar disponível em uma planilha compartilhada entre os times envolvidos para que possa ser consultada sempre que necessário.
Assim será possível mensurar todo o desempenho de uma campanha global e também medir individualmente cada frente de trabalho utilizando o source e medium para distinguir os canais.
É designer, especialista em web analytics atua em consultorias de análise e implementação projetos de analytics como Google Analytics, Omniture Adobe Analytics e Visual Website Optimizer, auxiliando equipes de UX, Marketing e BI com dados para otimizar interfaces e mensurar resultados. Atualmente presta consultoria para empresas como Wine.com.br, NET, Porto Seguro e HandMade UX.
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