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Os 5 domínios da Estratégia Digital

A transformação digital se baseia em aproveitar as redes dos clientes, criar plataformas, transformar dados em ativos, inovar por meio de experimentação rápida e adaptar sua proposta de valor

 

Alguns pensam que a transformação digital se refere a tecnologia e ferramentas, contudo, não se limita a isto. Segundo David Rogers, autor do livro The Digital Transformation Playbook, a transformação digital está relacionada com a estratégia e com novas maneiras de pensar. Transformar-se para a era digital exige que o negócio atualize sua mentalidade estratégica, muito mais que sua infraestrutura.

Segundo Rogers, a transformação digital se baseia em aproveitar as redes dos clientes, criar plataformas – e não apenas de produtos -, transformar dados em ativos, inovar por meio de experimentação rápida e adaptar sua proposta de valor. 

Na visão de Rogers, a preparação para a transformação digital, que exige uma rápida adaptação, passa por cinco domínios fundamentais, os quais: clientes, competição, dados, inovação e valor.

 

1- Clientes

Hoje, o poder está nas mãos dos clientes e não mais das companhias. Eles “estão o tempo todo influenciando-se reciprocamente e construindo a reputação das empresas e das marcas. O uso de ferramentas digitais está mudando a maneira como descobrem, avaliam, compram e usam os produtos, e como compartilham, interagem e mantêm-se conectados com as marcas.”

Exemplos claros desse movimento são empresas com crescimento exponencial no contexto de transformação digital, como a Uber e o Airbnb, que funcionam muito baseadas na avaliação de usuários.

 

2- Competição

Hoje, as marcas não competem mais somente com seus rivais diretos, mas com outras redes indiretas, que “roubam” os clientes para novas ofertas digitais. Exemplo disso é o Facebook, que compete não somente com outras redes sociais, mas com qualquer outra “distração” de seus usuários, como a televisão, um livro, ou até mesmo o contato interpessoal!

 

3- Dados

Um dos maiores desafios da transformação digital é transformar dados em informações de real valor para o seu negócio e sua vida. Cada vez mais, as empresas estão buscando a tomada de decisão com base em dados estruturados, sem depender mais do “feeling” de um decisor. Por mais experiente que essa pessoa possa ser, não podemos contar somente com isso na era digital, não é mesmo? Por isso, a capacidade de análise e estruturação de dados tem sido cada vez mais demandada do “novo profissional”.

 

4- Inovação

Vivemos em um contexto de mudanças constantes. Quem diria em janeiro deste ano que tanta coisa mudaria tão drasticamente, em tão pouco tempo? Muitas vezes, nem sentimos mais o tempo passar. Por isso, a interação e experimentação constantes são peças-chave para inovar neste “mundo novo”. Hoje temos muito mais abertura para experimentação e validação contínuas, através de metodologias ágeis e aprendizado contínuo.

 

5- Valor

Por fim e não menos importante, todos esses domínios da transformação digital não seriam válidos se não estivessem baseados em um ponto central: a proposta de valor. Clientes, competidores, geração de inovação, dados, tudo isso precisa ter um objetivo, e isso é o seu valor, e do seu negócio. Como bem dito por Rogers (2017), “as tecnologias digitais nos forçam a pensar de maneira diferente sobre como compreendemos e criamos valor para os clientes.”

E não só isso, mas como criamos valor e, consequentemente, nos posicionamos frente a esse mundo de informações e mudanças constantes.

Cofundadora e COO da Spin, atua na área de consultoria e sustentabilidade desde 2007.

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