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Qual é a formação certa para trabalhar como Product Manager?

Trabalhando com áreas tão amplas, as possibilidades são várias e aqui você descobre como se preparar de maneira qualificada

 

O mercado de tecnologia está crescendo cada vez mais e as empresas querem expandir a oferta de serviços e produtos para os seus clientes de forma ágil e inovadora. Para que isso aconteça, é necessário ter alguém que entenda sobre todos os ciclos de um Produto e lidere essas etapas junto aos times de engenharia, desenvolvimento e UX design. Conheça a função do(a) Product Manager, profissional responsável por garantir o sucesso do produto e uma das posições mais cobiçadas pelas empresas ultimamente.

 

Os números não mentem: no momento em que você lê este texto, há mais de 700 vagas disponíveis para Product Managers hoje no país, apenas no Linkedin! Eu lembro que há 3 anos, quando fiz esta mesma busca, o número estava na casa das 400 vagas – ou seja, a procura por esses profissionais cresceu em mais de 75% – e segue aumentando! 

Com tantas vagas disponíveis no mercado, vem a dúvida: como entrar nessa área? Há uma formação específica para trabalhar com gestão de produtos digitais? O que preciso fazer? É o que vamos te contar agora. 

 

O que faz um Product Manager?

Antes de qualquer coisa, vamos entender o que faz um Product Manager. Product Management é o elo entre desenvolvimento, experiência do usuário (UX) e o negócio.

A pessoa neste cargo pode enfrentar os mais variados desafios dentro de uma empresa, como identificar, avaliar e validar ideias que possam significar novas oportunidades ou melhorias para os Produtos que seja responsável, priorizar tarefas, coordenar o trabalho de diferentes equipes, manter a comunicação do time fluída e até gerenciar orçamentos e lidar com stakeholders

Product Managers possuem habilidades interpessoais fortes, são líderes natos, comunicam-se muito bem e sabem negociar.

 

Qual é a melhor formação para trabalhar com Produtos?

Não existe uma resposta certa para esta pergunta e muitas pessoas até se questionam se vale a pena fazer um MBA em gestão de produtos. A maioria dos profissionais acabam migrando dos setores de tecnologia e negócios, mas a área de gestão de produtos digitais é bastante receptiva a pessoas com perfis e formações distintas. 

No blog da PM3 (hoje empresa referência na educação em Product Management no Brasil), temos uma editoria chamada “PM3 Stories”, na qual os nossos alunos e alunas contam como foi a transição para a área de Product Management. Tem gente com formação em engenharia civil, publicidade, biologia, design e até ciência de alimentos!

Agora você deve estar pensando: “se não tem uma formação exata, o que preciso fazer para trabalhar com Produtos digitais? Como entro nesse setor?”. Por isso resolvi trazer 6 características que são fundamentais para ser um(a) Product Manager de sucesso. 

 

1 – Empatia 

A começar pelos seus usuários e pelos stakeholders. Um ótimo PM deve ser capaz de entender seus pontos positivos e negativos e apresentar soluções que atendam as necessidades – sem esquecer da visão do negócio. Amarrar uma história que conecta estes dois principais pontos vai ajudar o PM a definir uma estratégia inicial. 

Em segundo lugar, um PM precisa ter empatia ao trabalhar com suas equipes. Elas serão a razão do sucesso do seu produto e terão suas ideias e sugestões para a construção do mesmo. Em 2020 muitas pessoas tiveram sua produtividade afetada por conta da saúde emocional, muitas mães precisaram flexibilizar sua rotina por não ter com quem deixar seus filhos, foi um período difícil para muita gente. Um PM diferenciado cria um ambiente de segurança em que o time fica à vontade para expor os percalços, além de apoiar na solução dos problemas.

 

2 – Liderança por influência e sem autoridade 

Uma das qualidades de um Product Manager é a capacidade de liderar e influenciar sem ter nenhuma autoridade real – até porque PMs não são chefes de ninguém! Gerentes de Produto precisam unir equipes para um mesmo objetivo e visão, sem realmente poder dizer a elas o que fazer. 

Product Managers são contadores de histórias, comunicando uma visão em que as outras pessoas podem acreditar, seguir e fazendo apostas embasadas por dados que indiquem pro time, que aquele é o melhor caminho a seguir e que por isso eles deveriam investir energia em validar/construir alguma coisa.

 

3 – Comunicador forte 

Product Managers precisam ser capazes de decompor as informações técnicas de maneira a explicá-las a pessoas que não estejam envolvidas no dia a dia de uma operação de desenvolvimento de produto. Um exemplo de boa prática de comunicação entre times é a  comunicação assíncrona, que acaba proporcionando a otimização do tempo dos integrantes do time. 

Avalie seu conhecimento técnico. Você não precisa ser expert em desenvolvimento de sistemas, mas algum conhecimento na área pode trazer uma grande vantagem e facilitar muito a vida da sua equipe. Com o tempo você vai conseguir oferecer informações de qualidade (quando necessário). Também é importante comunicar a sua ideia bem o suficiente, para convencer seus stakeholders e sua equipe a apoiar seu projeto. 

 

4 – Pensamento estratégico + visão 

Colocar o usuário no centro e concentrar-se em gerar valor para eles deve sempre ser uma prioridade. Aqui a estratégia desempenha um papel importantíssimo. Saber os diferenciais competitivos do seu produto e como colocá-lo no mercado também é outra forma de pensamento estratégico. 

Saber dizer “não” também faz parte da estratégia. PMs conseguem enxergar quando algo não trará valor para os seus usuários. Por isso, dizer “não” é uma arte: analisar se aquela melhoria pedida pelo time comercial e que “vai gerar milhares de vendas” vai ao encontro da visão do produto é imprescindível.

Mais importante do que apenas dizer o “não”, é saber explicá-lo, dando motivos claros e ajudando as pessoas a entenderem o seu racional. Dessa forma, fica claro para o time o porquê de você tomar certa decisão. Eles podem até não concordar, mas têm que entender o seu racional, e para isso ser factível aqui vai uma dica: quanto mais dados você tiver, mais fácil ficará sua missão. 

 

5 – Capacidade de decidir 

Falamos sobre a capacidade de dizer “não” e a capacidade de contar uma boa história. Mas o que acontece se o seu projeto ficar parado aguardando feedback?

Como PM, você deve evitar essa situação a todo custo. O Produto tem que estar sempre em evolução. Por isso é importante fazer Product Discovery e descobrir soluções com os usuários; assim você consegue priorizar o que vai ser entregue. Assim é gerado valor para os usuários e para o negócio.

A pessoa de Produto tem que ter em mente que decisões difíceis serão parte do seu dia-a-dia. Neste ponto, ter um forte relacionamento com a sua equipe e seus stakeholders é chave para ver o Produto evoluindo.

 

6 – Conhecer seu mercado

Bons Product Managers, bem preparados, valem 10 profissionais. Certeza. Entender muito sobre o mercado em que se está inserido, os usuários, o comportamento deles e diversas outras coisas podem influenciar o negócio – e isso é de total responsabilidade de quem está liderando Produtos. Logo, estar atento a não apenas seus principais concorrentes, mas também a outras empresas que tenham sinergia com o seu negócio e saber como e quando investir em marketing de produto é a chave do sucesso. 

Uma das formas também de se manter sempre atualizado é frequentar meetups da área de produto, fique atento ao Linkedin (onde muita coisa é compartilhada), leia revistas do segmento de negócios e economia, faça um curso de Product Manager etc.

 

Para finalizar:

Espero que este texto tenha te ajudado a entender um pouco melhor sobre a área de Product Management e deixar bem claro que não há uma formação específica para trabalhar nessa profissão.

Bruno Coutinho

CMO e cofundador da PM3, escola referência e especializada em produtos digitais no Brasil.

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