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Pesquisa revela quais são as ferramentas mais utilizadas pelas agências digitais no Brasil

Relatório TechTrends 2017 entrevistou 366 gestores para mostrar quais são as principais tendências das agências digitais do Brasil na adoção de ferramentas de negócios

 

As agências digitais utilizam cada vez mais plataformas de automação de marketing no país. A porcentagem na adesão das ferramentas passou de 50%, em 2016, para 59%, em 2017. Isso foi o que revelou a pesquisa TechTrends 2017: Benchmarks de Ferramentas para Agências, desenvolvida em parceria pela Resultados Digitais e pela Rock Content. O estudo anual mostra as tendências das agências digitais do Brasil na adoção de ferramentas de Marketing Digital, vendas, comunicação e help desk, Enterprise Resource Planning (ERP), Business Intelligence (BI), gestão de projetos, para desenvolvedores, colaboração e suítes de produtividade.

Na pesquisa foram entrevistados 366 gestores de agências de todo o Brasil no período de 01 a 24 de março de 2017. A coleta dos dados foi feita por meio de um questionário encaminhado por e-mail e também divulgado nas redes sociais. Os respondentes selecionaram, dentre as opções fornecidas, todas as ferramentas utilizadas no dia a dia da sua agência, visto que, as questões permitiam uma seleção múltipla de alternativas.

Confira quais são as ferramentas mais utilizadas pelas agências:

As plataformas do Google receberam a maioria dos votos em cinco categorias: análise de marketing, com o Google Analytics (98,3%), análise de SEO, com o Google Search Console (79,3%), de Testes A/B, a partir do Google Content Experiments (44,3%), de colaboração com o Google Drive (86,5%) e de suíte de produtividade, com o Google Apps (69,8%).

O RD Station foi a ferramenta brasileira favorita nas categorias: automação de marketing (55%) e de criação de landing pages (41,1%). Além disso, ocupa o segundo lugar no quesito Social Media Monitoring/Management (26,2), atrás apenas das tecnologias criadas internamente nas agências  e em e-mail marketing (32,2%).

WordPress é o primeiro colocado em ferramentas de Content Management System (CMS), com 86,6% de adesão nas agências.

Github é a tecnologia mais usada (68,9%) de bug tracking, que permite o registro de defeitos (ou bugs) em softwares. Apesar do número expressivo em relação às outras ferramentas, apenas 20,2% das agências utilizam plataformas desse tipo. A baixa adesão reflete o fato de muitas agências preferirem focar na qualidade dos serviços que prestam, em vez de desenvolverem softwares que possam ser úteis para essa realidade.

 A plataforma de gestão de conteúdo Rock Content cresceu a sua vantagem para a segunda colocada, de 45%, em 2016, para 68,1% este ano.

Outro destaque da pesquisa foi a utilização de ferramentas de meios de pagamento nas agências. A mais popular é o PagSeguro, com 64,9% de adesão. Entre as tecnologias de e-mail marketing, o Mailchimp é destaque, com 60,1% da preferência.

O Skype permaneceu como a ferramenta mais utilizada para comunicação, com 59,6% da preferência, com uma queda em relação à pesquisa anterior (85%).

 A Zendesk é a primeiro colocado na categoria help desk (50,5%). Porém, menos de 30% das agências utilizam ferramentas de help desk, segundo a pesquisa.

O Trello é a plataforma mais usada para gestão de projetos, com 49,3% de adesão. Já a Locaweb é o mais popular (39,9%) entre as ferramentas de hospedagem.

No critério Social Media Monitoring/Management, Hootsuite fica na primeira colocação, com 30,9% e a Pipedrive lidera na categoria Customer Relationship Management, com 29%.

Além dessas ferramentas, das 14,2% das agências que utilizam plataformas de Business Intelligence (BI), 36,5% são de customização própria. Isso demonstra que as agências brasileiras ainda investem pouco em BI, talvez pelo desconhecimento do potencial desse software para o negócio.

 

Tecnologias nacionais

Dos 21 tipos de ferramentas analisadas no estudo, as tecnologias brasileiras predominam em 8 categorias: Automação de marketing, construção de landing pages, plataformas de conteúdo, assinatura eletrônica, hospedagem, ERP, meios de pagamentos, BI. Já as estrangeiras são preferidas em 13 áreas: email marketing, SEO, Analytics, Testes A/B, CMS, Social Media Monitoring/Management, CRM, Comunicação, Help Desk, colaboração, bug tracking, gestão de projetos e suítes de produtividade.

“A pesquisa mostra que o Brasil compete muito bem nesse cenário, com predominância em segmentos muito importantes, como automação de marketing, plataformas de conteúdo, hospedagem e agora, BI”, comenta Maria Luiza Buriham, analista de marketing da Resultados Digitais responsável pela pesquisa.

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