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Comportamento do consumidor digital em 2016

Pesquisas realizadas pela OpinionBox durante o ano relevam algumas descobertas interessantes sobre o comportamento do consumidor digital

 

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A tecnologia está modificando a maneira que as pessoas pensam, se relacionam e adquirem produtos. Esse fator gera mudanças e transformações nos mercados e nas empresas. Com o intuito de entender o novo comportamento do consumidor digital, em 2016, a Opinion Box realizou diversas pesquisas.

 

Veja alguns dados relevantes dos estudos:

– Para os brasileiros, fazer compras pela internet já é um hábito. Entre aqueles que fizeram pelo menos uma compra nos últimos 12 meses: 58% visitaram de 2 a 5 sites antes de concluir a compra e 56% realizaram pelo menos uma compra pelo smartphone.

– Uso de smartphone para efetuar compras cresceu. Em 2015 era de 41% e em 2016 chegou a 71%.

– Além de estar presente cada vez mais nas tarefas diárias do brasileiros, os smarthphones são excelentes ferramentas para os usuários trocarem informações e manterem contato com amigos e, inclusive, empresas. Entre os aplicativos mais utilizados estão:

WhatsApp – 73%
Facebook – 49%
Instagram – 30%

– O WhatsApp é o grande favorito dos brasileiros. E as empresas têm ótimas oportunidades para explorar com o aplicativo. Segundo o estudo 74% dos usuários do WhatsApp gostariam de se comunicar com as empresas através do aplicativo para:

Receber promoções – 70%
Tirar dúvidas ou receber suporte técnico – 68%
Comprar produtos ou serviços: 66%

– Aproveitando a evolução tecnológica, vale ressaltar que, algumas das pesquisas que serviram para apurar esses dados, foram realizadas via chatbot. De acordo com os usuário, 74% acharam fácil ou muito fácil responder as perguntas pelo Facebook Messenger.

 

Esses e outros dados sobre o comportamento do consumidor digital estão reunidos neste link.

 

 

 

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