quinta-feira, 29 de junho de 2017
As agências digitais utilizam cada vez mais plataformas de automação de marketing no país. A porcentagem na adesão das ferramentas passou de 50%, em 2016, para 59%, em 2017. Isso foi o que revelou a pesquisa TechTrends 2017: Benchmarks de Ferramentas para Agências, desenvolvida em parceria pela Resultados Digitais e pela Rock Content. O estudo anual mostra as tendências das agências digitais do Brasil na adoção de ferramentas de Marketing Digital, vendas, comunicação e help desk, Enterprise Resource Planning (ERP), Business Intelligence (BI), gestão de projetos, para desenvolvedores, colaboração e suítes de produtividade.
Na pesquisa foram entrevistados 366 gestores de agências de todo o Brasil no período de 01 a 24 de março de 2017. A coleta dos dados foi feita por meio de um questionário encaminhado por e-mail e também divulgado nas redes sociais. Os respondentes selecionaram, dentre as opções fornecidas, todas as ferramentas utilizadas no dia a dia da sua agência, visto que, as questões permitiam uma seleção múltipla de alternativas.
As plataformas do Google receberam a maioria dos votos em cinco categorias: análise de marketing, com o Google Analytics (98,3%), análise de SEO, com o Google Search Console (79,3%), de Testes A/B, a partir do Google Content Experiments (44,3%), de colaboração com o Google Drive (86,5%) e de suíte de produtividade, com o Google Apps (69,8%).
O RD Station foi a ferramenta brasileira favorita nas categorias: automação de marketing (55%) e de criação de landing pages (41,1%). Além disso, ocupa o segundo lugar no quesito Social Media Monitoring/Management (26,2), atrás apenas das tecnologias criadas internamente nas agências e em e-mail marketing (32,2%).
WordPress é o primeiro colocado em ferramentas de Content Management System (CMS), com 86,6% de adesão nas agências.
Github é a tecnologia mais usada (68,9%) de bug tracking, que permite o registro de defeitos (ou bugs) em softwares. Apesar do número expressivo em relação às outras ferramentas, apenas 20,2% das agências utilizam plataformas desse tipo. A baixa adesão reflete o fato de muitas agências preferirem focar na qualidade dos serviços que prestam, em vez de desenvolverem softwares que possam ser úteis para essa realidade.
A plataforma de gestão de conteúdo Rock Content cresceu a sua vantagem para a segunda colocada, de 45%, em 2016, para 68,1% este ano.
Outro destaque da pesquisa foi a utilização de ferramentas de meios de pagamento nas agências. A mais popular é o PagSeguro, com 64,9% de adesão. Entre as tecnologias de e-mail marketing, o Mailchimp é destaque, com 60,1% da preferência.
O Skype permaneceu como a ferramenta mais utilizada para comunicação, com 59,6% da preferência, com uma queda em relação à pesquisa anterior (85%).
A Zendesk é a primeiro colocado na categoria help desk (50,5%). Porém, menos de 30% das agências utilizam ferramentas de help desk, segundo a pesquisa.
O Trello é a plataforma mais usada para gestão de projetos, com 49,3% de adesão. Já a Locaweb é o mais popular (39,9%) entre as ferramentas de hospedagem.
No critério Social Media Monitoring/Management, Hootsuite fica na primeira colocação, com 30,9% e a Pipedrive lidera na categoria Customer Relationship Management, com 29%.
Além dessas ferramentas, das 14,2% das agências que utilizam plataformas de Business Intelligence (BI), 36,5% são de customização própria. Isso demonstra que as agências brasileiras ainda investem pouco em BI, talvez pelo desconhecimento do potencial desse software para o negócio.
Dos 21 tipos de ferramentas analisadas no estudo, as tecnologias brasileiras predominam em 8 categorias: Automação de marketing, construção de landing pages, plataformas de conteúdo, assinatura eletrônica, hospedagem, ERP, meios de pagamentos, BI. Já as estrangeiras são preferidas em 13 áreas: email marketing, SEO, Analytics, Testes A/B, CMS, Social Media Monitoring/Management, CRM, Comunicação, Help Desk, colaboração, bug tracking, gestão de projetos e suítes de produtividade.
“A pesquisa mostra que o Brasil compete muito bem nesse cenário, com predominância em segmentos muito importantes, como automação de marketing, plataformas de conteúdo, hospedagem e agora, BI”, comenta Maria Luiza Buriham, analista de marketing da Resultados Digitais responsável pela pesquisa.
Comentários