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[Marketplace Conference 2019] 7 pontos para ter sucesso no marketplace

Confira as dicas de Javier Yera, gerente de Negócios do Olist, que prometem ser a solução para as vendas em um marketplace

 

Por Gabriel Dias*

 

Conhecido como um shopping virtual, o marketplace veio para facilitar os processos de compra e venda. As plataformas servem para fornecedores se inscreverem e venderem os produtos. Com o alto volume de acessos de consumidores, o marketplace pode ser uma ótima opção para expor e iniciar um negócio.

 

Javier Yera, gerente de Negócios do Olist, no palco do Marketplace Conference 2019.

 

De acordo com a Pesquisa Vender em marketplaces: diagnóstico e tendências no Brasil, o cenário de 2018 foi de mais otimismo, profissionalismo e diversificação. A expectativa para o fechamento de 2019 segue a mesma, com um aumento ainda maior no número de adeptos e volume de vendas.

Porém, com a crescente aceitação do marketplace no mercado, o volume de competidores também se eleva. Para se destacar nas vendas virtuais, Javier Yera, gerente de Negócios do Olist, detalhou, sete passos para os sellers terem sucesso nos negócios. As dicas foram apresentadas no evento do E-Commerce Brasil, Marketplace Conference 2019, que ocorreu nos dias 01 e 02 de outubro, em São Paulo.

Como ter sucesso no marketplace?

 

1) Catálogo

Segundo Yera, se você não tiver qualidade no catálogo, você não tem nada no marketplace. O primeiro ponto para construir uma excelente experiência visual de início e de qualidade é ter um bom título. “Uma maneira fácil de descobrir como escrever os produtos e palavras-chaves é procurar e pesquisar, olhar no Google e em plataformas”, assegurou o gerente do Olist.

O segundo passo é a descrição que deve ser levada muito à sério. “Você tem uma oportunidade só para informar e vender o produto para o consumidor. Sem ‘encheção de linguiça’”, disse Yera.

O terceiro ponto para prestar atenção no catálogo é montar bem o atributo do produto.

Em seguida, publique imagens de qualidade e que mostrem o máximo de informações do produto. “Um passo a mais hoje é usar vídeo”. De acordo com Javier Yera, no catálogo é preciso passar o máximo de informação possível para o cliente ter segurança e evitar reclamações e baixa reputação.

 

2) Estoque

“Não adianta ter um catálogo bem feito sem ter o estoque”, disse Yera. O gerente de Negócios reforçou que, se existem picos de venda que acabam com o estoque, aquele anúncio fica sem relevância. Uma solução para diminuir o problema é ter mais fornecedores para fornecer os produtos. “Ter o produto quando o cliente quer, no preço que ele quer e a quantidade que ele quer”.

 

3) Estratégia de preço

Segundo Yera, o preço nunca é um assunto fácil. É precisa saber qual produto você conseguirá ganhar em menor preço e qual você consegue pelo menos equiparar ao mercado. “É preciso ter uma estratégia. A variedade atrai o público e o preço faz fechar ou não. Se coloque no lugar do cliente. Reflexão boa: você compraria de você?”, apontou Javier Yera.

 

4) Logística

A logística é a chave de um negócio. Entenda no mercado o que você precisa fazer para equilibrar frete e preço de produto. De acordo com Yera, a solução está na realização de testes. “É preciso fazer testes e ver se funciona. A prática de logística de frete você tem que descobrir ao longo das entregas”.

 

5) Campanhas

As campanhas são pontos importantes na estratégia de vendas. “Os canais estão bem abertos para investir em propaganda, o que eles pedem é estoque”, citou Javier Yera. Segundo o gerente do Olist, os sellers devem estar atentos às promoções e todo mundo ganha quando tem alinhamento nas campanhas, nas possibilidades de desconto e de formas de pagamento. Para Yera, faz sentido entender as possibilidades que se podem fazer com os negócios.

 

6) Operação

Após todo o trabalho anterior, o próximo passo é a operação. Yera afirmou que a operação é a reputação, que, por vez, é o pilar dentro do marketplace.

“Reputação é a avaliação dos clientes e avaliação nada mais é do que empatia, resolver o problema do cliente, fazer entrega bem feita, cumprir o que prometeu e despachar rápido”, indicou Yera.

É com uma boa operação que o cliente vai voltar e realizar novos pedidos. Um fator importante neste ponto é a transparência e sempre manter o consumidor informado das situações do pedido.

 

7) Planejamento

Pode parecer estranho o planejamento estar no sétimo ponto e não no início de todo o processo. Javier Yera explicou que o motivo do planejamento estar no final é para manter a mentalidade de teste.

“Testa o seu negócio e vai planejando com os pontos acima. Planejamento está no final porque é necessário, mas você precisa testar rápido, ir para a rua rápido, e o planejamento é saber medir isso”, concluiu.

 

*Gabriel Dias é jornalista formado no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Analista de Comunicação no Digitalks, Gabriel também tem experiência nas áreas de jornalismo político. Trabalhou em agências de comunicação e na Câmara dos Deputados. Gosta de produzir conteúdos digitais e foca no Marketing Digital.

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