Sexta-feira, 22 de dezembro de 2017
Sempre que falamos em um projeto de SEO, a pesquisa de palavras-chave é uma das etapas mais relevantes e determinantes para o sucesso desse projeto.
Para desenvolver esse trabalho existem diversas ferramentas pagas e gratuitas disponíveis, porém, antes de acessá-las e sair buscando por termos aleatórios, dar um passo para trás e mapear os termos relevantes torna essa pesquisa mais assertiva.
Ao fazer o mapeamento dos termos relevantes de acordo com a empresa, sua persona e a jornada de compra do cliente, você garante uma pesquisa de palavras-chave focada nesses assuntos, facilita as pesquisas de termos e evita distrações.
A recomendação é utilizar o formato de um mapa mental (mindmap), para facilitar o desenvolvimento e a interpretação das ideias. Esse mapa pode ser feito utilizando papel e caneta ou de forma online, utilizando ferramentas para isso.
Para desenvolver o mapa mental online existem diversas ferramentas pagas e gratuitas, como o Coggle, que possui uma versão grátis com restrições.
Após acessar a ferramenta de sua preferência, basta criar um novo mapa e começar a colocar os tópicos.
Comece incluindo as segmentações dos tópicos, para facilitar a visualização e deixar o mapa mais organizado. Em seguida, adicione os tópicos mais amplos e genéricos do seu segmento. Agora é só começar a se aprofundar nos assuntos e trazer novas ideias para o mapa.
De tempos em tempos acabam surgindo novas ideias de temas amplos e genéricos. Se fizer sentido para o seu negócio e para a sua persona, não deixe de incluí-los no mapa para tornar sua pesquisa mais completa.
Assim, você terá um documento com todos os tópicos de que precisa para o desenvolvimento da pesquisa de palavras e ainda consegue obter ideias novas e mais aprofundadas.
Criamos um eBook onde reunimos estratégias que adotamos aqui na Resultados Digitais e que sugerimos que você aplique também. Elas ajudarão seu site a melhorar a classificação no Google, atraindo mais visitas, leads e vendas para o seu negócio.
Para ter acesso, basta fazer o download do e-book 27 dicas de SEO acionáveis para impulsionar seu site no Google.
*Este artigo foi escrito por Ewerton Silva para o portal da Resultados Digitais.
Comentários