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As 5 melhores táticas de SEO para 2018

Como melhorar a posição do seu site no Google? Com SEO, claro. Muitos acham essa resposta óbvia. E é. Mas também é uma resposta vazia, pois não diz muito sobre o que realmente deveria ser feito para melhorar a posição do seu site no Google.

E quando perguntamos “O que é SEO?“, muitos respondem o óbvio sobre palavras-chave, estrutura de título e subtítulos, atributos ALT nas imagens e outros fatores. Essa é a resposta que está há mais de dez anos na ponta da língua dos profissionais de Marketing Digital.

Saber o óbvio não vai te ajudar a melhorar a posição do seu site no Google. O SEO de dez anos atrás não é mais o mesmo.

Aqueles conhecidos fatores de otimização ainda são muito importantes para conquistar as primeiras posições no buscador. Porém, o algoritmo do Google está em constante evolução e diferentes fatores surgem ano após ano para tornar mais eficiente a entrega de resultados para as pesquisas.

Brian Dean, expert em SEO, publicou recentemente algumas tendências em SEO para 2018 e, neste artigo, você vai conhecê-las. Antecipar as tendências em SEO pode significar uma grande vantagem na disputa por palavras-chave importantes para o seu negócio. E também podemos dizer que você poderá defender melhor as posições que você já conquistou no Google.

 

Principais Tendências em SEO em 2018

 

CTR e Tempo de Permanência

O RankBrain é o algoritmo do Google que avalia a experiência do usuário em relação aos resultados das pesquisas.

O Google já se pronunciou dizendo que o RankBrain está sendo usado como um fator importante de ranqueamento das páginas nos seus resultados de busca.

Dois sinais muito importantes para o RankBrain são o CTR e o Tempo de Permanência nas páginas dos sites listados nos resultados de pesquisas.

CTR (Click Through Rate) é a taxa percentual de vezes que o link para a sua página foi clicado em relação ao total de vezes que ele foi exibido nos resultados de pesquisa. Quanto maior a taxa de cliques para as suas páginas, mais chances ela terá de conquistar posições no Google.

Tempo de Permanência é o tempo gasto pelos visitantes na sua página, após clicarem no link do resultado de pesquisa. Por exemplo, se um visitante clicar sobre o link para a sua página e permanecer pouco tempo nela, o RankBrain entenderá que a sua página não oferece um bom conteúdo para a palavra-chave pesquisada. Quanto maior for o tempo de permanência dos visitantes na sua página, após pesquisarem por uma palavra-chave no Google, melhor posicionado será o seu site nos resultados de pesquisas por aquela palavra-chave.

Veja neste artigo táticas para aumentar o CTR e o Tempo de Permanência das suas páginas.

 

Mobile First

O Google anunciou que iria começar a considerar a versão Mobile dos sites como sendo a versão principal a ser indexada.

Isso faz sentido, se pensarmos que hoje em dia em média 60% das pesquisas na internet são realizadas através de smartphones.

 

Prepare o seu site para Mobile First:

  1. Alguns sites modificam ou escondem parte dos seus conteúdos em versões para telas menores. A partir de agora é necessário deixar o seu conteúdo 100% disponível para mobile devices, caso contrário o seu conteúdo poderá não ser mais completamente indexado pelo Google.
  2. Se a versão mobile do seu site é hospedada em um endereço específico, diferente da versão para desktop, o Google recomenda que você acabe com essa diferença e crie um único site responsivo.
  3. Faça testes para validar se o seu site já está com um UX (User Experience) amigável para celulares. Você pode fazer um teste com essa ferramenta própria do Google.

 

Vídeos

O consumo de conteúdo em vídeo está crescendo exponencialmente nos últimos anos. Segundo a CISCO, 80% dos dados trafegados na internet serão de vídeos até 2021.

Comece a preparar seus conteúdos em vídeo e publique no Youtube, o segundo maior site de pesquisas do mundo.

Segue abaixo algumas dicas para você aproveitar melhor os seus vídeos no Youtube:

  • Você não sabe como fazer vídeos? Neste artigo eu apresento ótimas ferramentas para você criar vídeos com qualidade e rapidamente.
  • Direcione os visitantes do Youtube para o seu site. Insira links para as suas páginas na descrição do seu vídeo e no primeiro comentário. Depois deixe fixo o seu primeiro comentário.
  • Se as pessoas querem vídeos, incorpore os vídeos do Youtube nos textos das suas páginas. Os vídeos te ajudarão a aumentar o tempo de permanência das pessoas nas suas páginas. Repare como neste artigo sobre “como criar um blog” eu insiro alguns vídeos para complementar o entendimento do texto.

 

Páginas Seguras

Em 2014 o Google recomendou aos webmasters que migrassem os seus sites de HTTP para HTTPS. As recomendações não surtiram o efeito desejado e agora novamente o Google parece estar forçando a questão.

Como?

O Google  poderá começar a penalizar os sites com HTTP.

Isso já pode ser visto no Google Chrome. Quando você acessa um site “não seguro”, na barra de endereço aparece um “i”, em vez do cadeado de segurança existente em sites seguros. E, se você clicar sobre “i”, verá a informação “Sua conexão com este site não é segura”.

O Chrome sinalizando os sites HTTP como não seguros é apenas um passo em uma lista de mudanças que virão para proteger melhor a privacidade e a segurança das informações confidenciais das pessoas.

Saiba neste artigo todos os passos necessários para migrar o seu site de HTTP para HTTPS.

 

Pesquisa por voz

Ainda não é possível afirmar a importância que a pesquisa por voz terá nos resultados de busca em 2018, mas olha só esses dados:

 

É bom começar a preparar suas páginas para atender melhor esse tipo de pesquisa.

Ainda não se sabe muito sobre SEO para as pesquisas por voz, mas algumas características comuns já puderam ser identificadas:

  1. Para o seu site ser o “resultado” na pesquisa por voz, ele precisa aparecer na primeira página da pesquisa por texto.
  2. A sua página terá mais chances de ser o resultado da pesquisa por voz, se ela já aparecer como Featured Snippet na pesquisa por texto.
  3. Como a maior parte das pesquisas por voz são perguntas (“Como…”, “Qual…”, “Quando…”), as suas páginas terão mais chances de se sobressaírem nas pesquisas por voz se contiverem tanto a pergunta, quanto a resposta.

 

Conteúdo e BackLinks

Mesmo tendo apresentado essas tendências em SEO para 2018, é preciso dizer que conteúdo e backlinks serão ainda os pontos fundamentais para SEO.

Recentemente o Google revelou que  conteúdo e links são os dois fatores mais importantes para o seu sistema de ranking. Em terceiro lugar  vem o RankBrain.

Pouco adianta todas as táticas descritas acima, se o seu site não tiver um bom conteúdo e links apontando para ele. Veja a lógica abaixo:

  • Sem um conteúdo incrível, você nunca obterá links.
  • E sem links, você não vai parar na primeira página.
  • E sem aparecer na primeira página, você terá poucas visitas.
  • E com poucas visitas, as táticas deste artigo pouco ajudarão o seu negócio.

 

Conclusão

Priorize a criação de bons conteúdos e a construção de links para as suas páginas. Isso é o que irá ser mais importante para conseguir aumentar as suas visitas. E tenha em mente que os outros fatores descritos neste artigo poderão servir como táticas adicionais para acelerar o ganho de posições para o seu site no Google em 2018.

 

Gustavo Matera

é consultor de Marketing Digital e fundador de duas startups. Há 15 anos atua no planejamento e execução de programas de marketing em empresas de tecnologia e agências de marketing online. Escreve semanalmente para o site Marketing Objetivo

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