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O mobile como protagonista da sua estratégia de marketing

Evento realizado pela Vivo Ads evidencia a relevância do mobile nas ações de marketing das empresas e a necessidade de mudança nas campanhas publicitárias

 

*Por Bianca Borges

 

Foto. Lucas Amadeu, está de pé e segura um microfone. Atrás dele um painel que mostra como o mobile está presente no dia a dia do brasileiro.
Lucas Amadeu, Head da Vivo Ads, fala sobre a importância do mobile para as marcas e empresas

 

A ascensão dos dispositivos móveis, principalmente do celular, como veículo de comunicação entre as pessoas traz para marcas e empresas o desafio de repensar a criação e a divulgação das suas campanhas publicitárias. O formato e o momento de impactar o consumidor tornam-se pontos tão importantes a serem pensados quanto o conceito criativo da publicidade em si. Esse foi um dos temas debatidos no Mobile Day, evento organizado pela Vivo Ads, que aconteceu hoje, dia 26 de setembro, em São Paulo, e reuniu representantes de grandes marcas e empresas que trouxeram importantes insights sobre esse mercado.

 

Mobile no centro das suas ações de marketing

Os dados apresentados por Lucas Amadeu, Head da Vivo Ads, evidenciam a necessidade das empresas desenvolverem estratégias focadas no mobile e até tornar a comunicação por meio dessa plataforma o foco principal de suas ações. De acordo com a pesquisa da Vivo Ads o brasileiro passa mais de três horas por dia no celular e 29% dos indivíduos só acessam a internet via dispositivos móveis.

Um outro dado importante, constatado pelo estudo e que demonstra como o mobile está evoluindo é que, hoje, 70% das pessoas já finalizam as compras no mobile. Esse fato se dá devido a melhora da experiência nos dispositivos móveis.

Além disso, como bem lembrou o Head da Vivo Ads, as empresas que investem em anúncios no ambiente mobile têm mais chances e oportunidades para se conectar aos atuais e futuros clientes.

 “Não existe um horário certo para impactar o consumidor no mobile, porque ele está conectado nesse dispositivo o tempo todo. O importante é você entender o contexto do seu cliente e aplicar essas informações na experiência que a sua marca quer oferecer”.

 

A criação pensada para o mobile

Segundo Eco Moliterno, Chief Creative Officer da Accenture Interactive para a América Latina, que também palestrou no evento, o mobile não é um meio, é o inicio, o meio e o fim da jornada do consumidor.

Através dos dispositivos móveis, as marcas e empresas conseguem se comunicar com um grande número de pessoas e, ao mesmo tempo, personalizar essa comunicação, diferente do que acontece em uma TV aberta, por exemplo, na qual a publicidade é feita para a massa, mas não se tem a certeza com quem está se falando.

 “O celular vai ser o controle remoto do mundo porque ele consegue personalizar qualquer coisa. É uma mídia de massa segmentada”, refletiu Moliterno.

Em relação à personalização de campanhas, o Chief Creative Officer da Accenture contou um case de sucesso da Apple que segmentou as propagandas em vídeos do Iphone X, divulgando as funcionalidades do aparelho baseada nos interesses de cada cliente. Por exemplo, o usuário que adora tirar fotos, recebeu vídeos e comunicações relacionadas a esse tema, agora, aqueles que preferem ouvir uma boa música, foram expostos a conteúdos relacionados as funcionalidades musicais do aparelho.

É fato que a criação de publicidade no mobile precisa priorizar a experiência do cliente se quiser conquistá-lo e engajá-lo. Diante disso, o desafio das empresas vai muito além de criar boas campanhas, a tarefa agora é fazer companhia para o consumidor online e, para tanto, é essencial colocar o cliente no centro das ações da sua marca e proporcionar experiências diferenciadas a ele.

A Diretora de Marketing e Comunicação da Coca-Cola, Beatriz Bottesi, compartilhou um exemplo de estratégia inovadora que a empresa fez para apresentar a Fanta Guaraná para o seu público-alvo, os jovens.  Ela contou que a partir da ação de um chatbot no Messenger do Facebook, a Coca-Cola distribuiu vales da nova bebida para as pessoas retirarem nas lojas do Mc’Donalds. Segundo a Diretora, a proposta aqui foi divulgar o produto por meio de uma experiência divertida e personalizada.

Outro ponto interessante dessa ação e no qual as marcas e empresas precisam pensar em investir mais é a integração do físico com o digital, também conhecida como Phydigital.

 

Integrando canais para conquistar o consumidor

Para impactar e engajar o consumidor atual, é essencial estar presente na vida dele e isso inclui o mundo digital e o físico. Investir na integração desses ambientes com criatividade e dinamismo pode trazer resultados positivos para qualquer estratégia de marketing como ressaltou Ana Paula Duarte, Diretora de Mídia da Unilever.

“Eu realmente acredito na integração do on e off. Quando a gente cria uma estratégia, olhamos como um meio pode ser complementar ao outro. E têm estudos que provam que quando você trabalha vários meios, acaba reforçando o seu conteúdo, a sua campanha. A gente tem tentado cada vez estar mais fazer essa integração”.

O cenário para a publicidade mobile, com certeza, é promissor e as empresas e marcas que quiserem se manter competitivas no mercado nos próximos anos vão precisar direcionar seus esforços para campanhas em plataformas móveis. O mobile já conquistou o espaço na vida do consumidor e agora é a vez da sua empresa se adaptar a essa forma de comunicação!

 

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Jornalista e Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

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