Terça-feira, 19 de junho de 2018
Recentemente aconteceu aqui no Rio de Janeiro, o Fórum de Marketing Digital do Digitalks, no Windsor Barra, onde grandes profissionais falaram sobre tendência e futuro desse mercado. Obviamente os sensorianos não iriam perder essa. Nós da Sensorial Comunicação prestigiamos o evento com radares e anteninhas ligadas – para refrescar ideias e compartilhar novos conteúdos com vocês.
Anotamos os highlights e respiramos aliviados por sentir o lado humano dentro do do digital. Afinal, somos seres sensoriais! E a tecla mais batida por lá, em plena era high-tech – onde chatbots e automações imperam -, foi sobre a experiência das pessoas, sobre como gerar laço emocional. Tudo de verdade, no mundo real! Sentimento, emoção mesmo, sabe? Coisas que robô nenhum entende. Como bons comunicadores, nosso foco é engajar e promover uma grande experiência de vida conectada, seja on ou off. Claro, que com estratégias sintonizadas aos propósitos e valores da sua marca, que devem dialogar com as necessidades e desejos do seu target.
As automações e chatbots visam facilitar o fluxo de trabalho, aliviar demandas e multiplicar resultados sob um olhar humano. São pontes para viabilizar a personalização da experiência do seu usuário, customizando absolutamente tudo! Através delas podemos trabalhar em grande escala com base segmentada. São ferramentas que nos ajudam a entender a mentalidade do consumidor, para convergir on-line e off-line – pois nem sempre a tecnologia atende em tudo. Então, anote no post-it ou dê print da tela: use o banco de dados a seu favor e pense estrategicamente no que fazer com tais informações. Basicamente é interpretar o dado e pensar em soluções simples.
“Precisamos entender o comportamento humano. A máquina não sabe fazer isso. Os chats precisam ser complementados com atendimento humano”, Fernando Ranieri, gerente de Canais e Parcerias do Google.
Bora lá?
Nos EUA o e-mail marketing é a mídia que mais dá resultado. E no Brasil também, você sabia? Como sua empresa usa essa ferramenta para alavancar seu negócio? Rodrigo Almeida, da Dinamize, compartilhou altas dicas sobre o tema, mais precisamente: 30 no total. Colamos aqui nossas preferidas e isso não é uma receita pronta, teste tudo sempre!
Sim! Choramos, nos emocionamos e não queríamos que o bate-papo do head of OMNI Customer Support, da Arrezzo CO., Cristiano Chaves terminasse nunca mais. Isso porque além de ter sido super descontraído, ele transformou um tema que muitas vezes viramos o olho e tratamos com algo chato, em algo encantador de verdade! Misturou vida pessoal e profissional, sem o deixar o amor e o brilho no olho de fora. Garantimos que você também ia se amarrar no conteúdo e nas histórias compartilhadas por ele, porque só os mandamentos do time de sac da Arrezo foram suficientes para ficarmos motivados. Segura essa!
Voltamos à sala de aula da faculdade para relembrarmos a pirâmide de Maslow e alguns conceitos básicos de Freud (superego, ego e ID) e MacLean (news brain, mid brain e odl brain) para entender melhor o behavioral marketing: como estimular a venda através do comportamento do usuário.
Quem mandou o papo foi o head de Marketing da AlliN, Welington Sousa, dizendo que existem tecnologias por trás disso, como o teste A/B e o mapa de calor.
“Para personalizar a comunicação o ideal é juntar um conjunto de soluções e ferramentas. Abuse de neurométricas e proponha algo que o cérebro não está acostumado”, enfatizou.
É a nova lei cibernética de proteção de dados da União Europeia que pode afetar todo o mundo. E como percebemos diariamente, o fornecimento de dados pessoais cresceu monstruosamente, sem que as leis acompanhassem os avanços tecnológicos.
Bem antes do escândalo do Facebook vazar, a UE já estava articulando desde 2016 uma nova lei, que entrará em vigor agora em 2018. Segundo eles, o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD ou GDPR) substitui a Diretiva de Proteção de Dados e serve “para harmonizar as leis de dados privados por toda a Europa, para proteger e empoderar a privacidade de todos os cidadãos, além de reorganizar a maneira como companhias lidam com dados privados“.
Ao reforçar essa proteção de dados dos cidadãos da Europa, todas as empresas de pequeno, médio e grande porte precisam investir em cibersegurança. E não são só empresas locais: qualquer companhia que tem negócio com a Europa precisa se adequar. Ou seja, a mudança é global.
Claro que o assunto virou pauta em diversos talks, e sem um manual pronto, os próprios gurus do marketing ainda estão estudando o impacto dessa nova lei. Já que o novo marketing digital é totalmente moldado por dados. Faça como nós e ligue seus radares quanto ao tema, combinado?
*Jana Coimbra é Jornalista metida a marketeira com pós-graduação em Comunicação Integrada pela ESPM. Gosta da versatilidade do digital e, obviamente, de testar formas criativas para produzir conteúdo: seja brincando com as palavras ou formatos. Tem a cabeça na lua e vê na profissão um caminho para aplicar aprendizados e curiosidades.
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