Notícias

Marketing Digital 2.0: o que rolou no Fórum do Digitalks no Rio de Janeiro

Conexão humana, e-mail marketing, sac 2.0, economia compartilhada e conteúdo para mobile foram alguns dos assuntos mais hypados do Fórum de Marketing Digital. Pra você que deu mole e não foi ao evento, demos Ctrl+V no que mais curtimos!

 

*Por Jana Coimbra

 

 

Recentemente aconteceu aqui no Rio de Janeiro, o Fórum de Marketing Digital do Digitalks, no Windsor Barra, onde grandes profissionais falaram sobre tendência e futuro desse mercado. Obviamente os sensorianos não iriam perder essa. Nós da Sensorial Comunicação prestigiamos o evento com radares e anteninhas ligadas – para refrescar ideias e compartilhar novos conteúdos com vocês.

Anotamos os highlights e respiramos aliviados por sentir o lado humano dentro do do digital. Afinal, somos seres sensoriais! E a tecla mais batida por lá, em plena era high-tech – onde chatbots e automações imperam -, foi sobre a experiência das pessoas, sobre como gerar laço emocional. Tudo de verdade, no mundo real! Sentimento, emoção mesmo, sabe? Coisas que robô nenhum entende. Como bons comunicadores, nosso foco é engajar e promover uma grande experiência de vida conectada, seja on ou off. Claro, que com estratégias sintonizadas aos propósitos e valores da sua marca, que devem dialogar com as necessidades e desejos do seu target.

As automações e chatbots visam facilitar o fluxo de trabalho, aliviar demandas e multiplicar resultados sob um olhar humano. São pontes para viabilizar a personalização da experiência do seu usuário, customizando absolutamente tudo! Através delas podemos trabalhar em grande escala com base segmentada. São ferramentas que nos ajudam a entender a mentalidade do consumidor, para convergir on-line e off-line – pois nem sempre a tecnologia atende em tudo. Então, anote no post-it ou dê print da tela: use o banco de dados a seu favor e pense estrategicamente no que fazer com tais informações. Basicamente é interpretar o dado e pensar em soluções simples.

Precisamos entender o comportamento humano. A máquina não sabe fazer isso. Os chats precisam ser complementados com atendimento humano”, Fernando Ranieri, gerente de Canais e Parcerias do Google.

Bora lá?

 

Highlights e destaques do Fórum de Marketing Digital no Rio de Janeiro

1 – O que muda na produção de conteúdo?

Depois que o diploma de jornalismo deixou de ser exigido, o papel do jornalista é sempre muito questionado. Para a coordenadora do Curso UX, da Digital House, Amyris Fernandez esse profissional não será substituído. “Ninguém faz o que ele faz: seu papel é deixar a informação palpável, explicar de forma clara e embasar o conteúdo com credibilidade“. Sobre o que muda? Vamos de listinha!

  • Novos formatos de texto
  • Diálogos
  • Linguagem direta, próxima
  • Interação
  • Vídeos
  • Áudios (os podcasts estão aí para provar!)
  • Entretenimento, jogos
  • Relacionamento
  • Gerar valor


2 – O futuro do e-mail marketing

Nos EUA o e-mail marketing é a mídia que mais dá resultado. E no Brasil também, você sabia? Como sua empresa usa essa ferramenta para alavancar seu negócio? Rodrigo Almeida, da Dinamize, compartilhou altas dicas sobre o tema, mais precisamente: 30 no total. Colamos aqui nossas preferidas e isso não é uma receita pronta, teste tudo sempre!

 

  1. Peça o e-mail do seu cliente em qualquer situação e deixe claro o que ele ganha com isso! Alinhe expectativas, o combinado não sai caro.
  2. Envie conteúdo relevante. Vá além do que você oferece. Ensine!
  3. Ouse nos formatos, faça coisas “porras-lokas”
  4. Estimule o encaminhamento do e-mail. Faça campanhas member-to-member
  5. Explore e-mails transacionais (confirmações, entregas…) para incluir promos
  6. Faça retargeting e conecte interesses anteriores
  7. Analise o descadastro e não ignore essa base! Corrija os ofensores e lembre-se: nenhuma ação pode ter mais de 1% de opt-out
  8. Faça parcerias e ações conjuntas com outras marcas para aumentar seu opt-in
  9. Crie alternativas para o descadastro. De repente, ao invés de receber todo dia, pode-se optar por receber mensalmente ou semanalmente
  10. Ofereça segredos, exclusividade. Crie senso de urgência, pertencimento!

 

3 – #OrgulhodeSerSAC

Sim! Choramos, nos emocionamos e não queríamos que o bate-papo do head of OMNI Customer Support, da Arrezzo CO., Cristiano Chaves terminasse nunca mais. Isso porque além de ter sido super descontraído, ele transformou um tema que muitas vezes viramos o olho e tratamos com algo chato, em algo encantador de verdade! Misturou vida pessoal e profissional, sem o deixar o amor e o brilho no olho de fora. Garantimos que você também ia se amarrar no conteúdo e nas histórias compartilhadas por ele, porque só os mandamentos do time de sac da Arrezo foram suficientes para ficarmos motivados. Segura essa!

  1. Faça pela cliente aquilo que ninguém faz
  2. O nosso happy hour é aqui
  3. Coloque-se no lugar da cliente
  4. Não foque no problema, foque na solução
  5. Seja proativo e dê ideias
  6. Faça tudo com amor
  7. A cliente precisa sentir-se tratada como única, mas também devemos fazer com que ela nos sinta como único
  8. Não espere. Faça o que tem que ser feito!
  9. Simples gestos encantam muito mais
  10. Liberdade com responsabilidade

 

4 – Neuromarketing + Behavioral Marketing

Voltamos à sala de aula da faculdade para relembrarmos a pirâmide de Maslow e alguns conceitos básicos de Freud (superego, ego e ID) e MacLean (news brain, mid brain e odl brain) para entender melhor o behavioral marketing: como estimular a venda através do comportamento do usuário.

Quem mandou o papo foi o head de Marketing da AlliN, Welington Sousa, dizendo que existem tecnologias por trás disso, como o teste A/B e o mapa de calor.

Para personalizar a comunicação o ideal é juntar um conjunto de soluções e ferramentas. Abuse de neurométricas e proponha algo que o cérebro não está acostumado”, enfatizou.

 

5 – WTF is GDPR?

É a nova lei cibernética de proteção de dados da União Europeia que pode afetar todo o mundo. E como percebemos diariamente, o fornecimento de dados pessoais cresceu monstruosamente, sem que as leis acompanhassem os avanços tecnológicos.  

Bem antes do escândalo do Facebook vazar, a UE já estava articulando desde 2016 uma nova lei, que entrará em vigor agora em 2018. Segundo eles, o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD ou GDPR) substitui a Diretiva de Proteção de Dados e serve “para harmonizar as leis de dados privados por toda a Europa, para proteger e empoderar a privacidade de todos os cidadãos, além de reorganizar a maneira como companhias lidam com dados privados“.

Ao reforçar essa proteção de dados dos cidadãos da Europa, todas as empresas de pequeno, médio e grande porte precisam investir em cibersegurança. E não são só empresas locais: qualquer companhia que tem negócio com a Europa precisa se adequar. Ou seja, a mudança é global.

Claro que o assunto virou pauta em diversos talks, e sem um manual pronto, os próprios gurus do marketing ainda estão estudando o impacto dessa nova lei. Já que o novo marketing digital é totalmente moldado por dados. Faça como nós e ligue seus radares quanto ao tema, combinado?

 

*Jana Coimbra é Jornalista metida a marketeira com pós-graduação em Comunicação Integrada pela ESPM. Gosta da versatilidade do digital e, obviamente, de testar formas criativas para produzir conteúdo: seja brincando com as palavras ou formatos. Tem a cabeça na lua e vê na profissão um caminho para aplicar aprendizados e curiosidades.

Comentários

PUBLICIDADE