Notícias

[DMEXCO 2018] O futuro com a Inteligência Artificial

Alex Cheng, VP do Baidu e CTO do Baidu Search fala sobre o papel da Inteligência Artificial para o futuro da sociedade e dos negócios

 

*Por Flávio Horta

 

Você como empreendedor, marqueteiro e como ser humano, tem medo da tecnologia? Será que ela vai mesmo roubar seu emprego ou na verdade vai te ajudar em muitas tarefas que você não tinha nem pensado? Na DMEXCO 2018, que aconteceu essa semana, na Alemanha, esse tema foi bem discutido. Uma das apresentações que falaram sobre o papel da tecnologia em nossas vidas, foi a de Alex Cheng, VP do Baidu e CTO do Baidu Search.

De acordo com Cheng, “a tecnologia está nos permitindo viver de um modo mais inteligente”. Veja algumas das facilidades que já estão sendo utilizadas:

Foto de slide mostrando como a IA facilita a vida das pessoas.

Para o VP, recomendou que as empresas percam o receio de utilizar as tecnologias e comecem a explorá-las da melhor maneira possível. Ele citou alguns recursos nos quais o Baidu já investe para otimizar os seus negócios, são eles: tecnologia de voz, imagem e vídeo, machine learning, deep learningrealidade aumentada e linguagem natural.

Entre essas tecnologias, Cheng discorreu mais detalhes a respeito do uso da Inteligência Artificial (IA) e como ela pode ser benéficas tanto para os consumidores como para as empresas.

Alguns benefícios da IA para os consumidores citados pelo VP foram: ajudar os seres humanos a terem mais responsabilidade e melhorar a experiência da comunicação. Sobre essa última, Cheng fez referência ao Wi-fi Translator, aparelho capaz de fazer a tradução simultânea de idiomas.

Foto de slide com informações sobre o app translator. Uma mão segura o aparelho que é branco e tem uma espécie de botão no meio.

Em relação aos benefícios para as empresas, o VP do Baidu destacou a criação de novas soluções de marketing que se distanciam cada vez mais do marketing tradicional. Confira a seguir uma breve comparação entre o marketing usual e as novas possibilidade da AI:

Foto de slide com as diferenças do marketing tradicional e do marketing que utiliza a IA

Com o recurso da Inteligência Artificial, o marketing tende a se tornar cada vez mais personalizado, baseado em dados e, ao mesmo tempo, mais criativo. Será possível por exemplo, produzir o mesmo carro com diferenças significantes para cada targets.

Foto de slide com pequenas fotos de carros cada um com uma customização.

Para finalizar sua palestra, Cheng mostrou a evolução dos anúncios nessa nova era tecnológica.

Foto de slide que mostra os estágios da publicidade na internet nessa nova era com a IA.

 

*Flávio Horta é empresário, publicitário e especialista em marketing digital, CEO / Founder do Digitalks – principal gerador de conhecimento e negócios na área digital – e Diretor de Eventos e Integração Nacional da ABRADi. Foi diretor de negócios na Media Factory, tem experiência no mercado de internet desde 1999, com passagens pelo BOL e UOL, além de ter montado o seu próprio e-commerce em 2002.

Comentários

PUBLICIDADE