sexta-feira, 20 de julho de 2018
A iProspect, agência de marketing digital full performance presente em 54 países, divulga o estudo “From Novelty To Necessity”, que apresenta previsões e aplicações para marketing e negócios na era do Machine Learning (sistemas automatizados de aprendizagem). A pesquisa foi realizada com mais de 250 marcas, cujas ações abrangem investimentos em vários países, incluindo o Brasil.
Dentre as principais conclusões do estudo, está que o uso de dados para personalizar a experiência do consumidor é uma prioridade, sendo o grande desafio, para este ano, administrar grandes volumes de dados e as tecnologias necessárias para captá-los e analisá-los. Quando perguntado sobre como Machine Learning afetará seus negócios em 2018, 55% dos entrevistados concordaram que a tecnologia lhes permitirá tomar melhores decisões mais assertivas (uma vez que são baseadas na análise de um grande volume de dados).
53% também acreditam que o Machine Learning permitirá que entreguem conteúdo personalizado em alta escala; e 48% acreditam que vão permitir que eles automatizem tarefas para que possam se concentrar em objetivos estratégicos. Menos de 2% pensam que Machine Learning terá um impacto mínimo ou nenhum impacto nos negócios em 2018.
Para o diretor da iProspect no Brasil, Gustavo Macedo, as marcas precisam desenvolver uma agenda sólida de transformação em seus negócios. Ganhos marginais não são mais suficientes para garantir espaço no meio digital. O avanço da tecnologia deu origem a um consumidor com grandes expectativas que exige que as interações da marca sejam personalizadas e relevantes.
“Por meio século, cientistas têm experimentado como o Machine Learning pode ser aplicado. Atualmente, no entanto, claramente nos encontramos na interseção da tecnologia de acumulação maciça de dados do consumidor e a capacidade humana de aplicar ciências de dados para resolver desafios comerciais e entregar resultados de negócios rentáveis. As implicações desta interseção vão mudar a cara do marketing para sempre”, afirma Gustavo Macedo.
A quarta revolução industrial é sem dúvida uma mistura entre o físico, digital e esferas biológicas. Devemos acreditar que o Machine Learning terá um profundo impacto em todos os aspectos do marketing, semelhante à revolução de dados na década passada, com sua capacidade de processar grandes quantidades de informação a uma velocidade sem precedentes. O Machine Learning se transformou de novidade à necessidade. Isso muda fundamentalmente como as marcas interagem com os consumidores. Novas formas de aplicar o marketing incluirão uma compreensão holística de todos os consumidores com personalização de conteúdo, e uma expectativa muito maior de privacidade. Para ter sucesso, as marcas devem aproveitar seus dados para construir inteligência que leva a uma nova era de experiência do consumidor.
“Com uma melhor compreensão da tecnologia, claramente definida metas de negócios e os dados corretos, a visão das marcas por meio do Machine Learning mudará de uma ideia futurista para uma solução acionável que integra dados, tecnologia e ativações em tempo real para desempenho da campanha”, conclui Gustavo Macedo.
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