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A Inteligência Artificial já esta transformando o marketing e a comunicação

Marketdata reúne executivos em São Paulo e antecipa os impactos da Inteligência Artificial na Publicidade e no Marketing

 

Com o intuito de mostrar o impacto que a tecnologia de Inteligência Artificial (IA) terá sobre o mercado de Marketing e Comunicação num futuro muito próximo, a Marketdata, empresa de data-driven marketing do Grupo WPP, em parceria com o SAS, promoveu na última sexta-feira (24) um evento para cerca de 100 profissionais em São Paulo. 

Foto . Mesas e cadeiras de madeira, dispostas em uma sala ampla. Nas cadeiras uma platéia de profissionais assiste à palestra de Marcelo Sousa, da ABRADi. Ele está de terno cinza em cima do palco. Atrás dele uma tela com um slide.
Marcelo Sousa, diretor-executivo da Marketdata e presidente da ABRADi Nacional, explica como a AI está transformando o marketing

 

A empresa apresentou um case da implantação da IA para alguns clientes e os resultados efetivos que obteve.  Em uma simples campanha de Adwords, com o mesmo budget e a utilização da Inteligência Artificial, houve incremento de 14% nas taxas de cliques (CTR) e 35% de redução de custos da operação. Isso aconteceu porque essa tecnologia passou a realizar os ajustes a cada 30 minutos e fez com que a operação funcionasse 24 horas por dia e 7 dias por semana, ao invés de 8 horas de expediente normais.

De acordo com os dados apresentados no evento, a IA está evoluindo, principalmente, em dois dos principais sentidos do ser humano: o ouvir e o ver, ou seja, no reconhecimento de imagens e de textos/voz. As disciplinas de ética e privacidade de dados são realmente importantes no mundo novo e extremamente relevantes no momento.  Será preciso ter muito cuidado com os dados sensíveis de voz e imagem. Mas o fato é que hoje a tecnologia já está pronta para o reconhecimento da imagem de produtos e o Marketing poderá ver como é usado o produto na vida real.

“Sempre tivemos conhecimento de dados, mas com a Inteligência Artificial nós teremos relevância em escala. Imagine o potencial de fazer Marketing a partir das imagens? Com IA poderemos levar para cada consumidor uma comunicação precisa, no momento certo, em um novo patamar. A máquina será capaz de criar uma campanha personalizada para cada pessoa em tempo real, em todas as mídias simultaneamente. Isso significa que vamos assistir televisão no futuro e, no mesmo programa, cada pessoa verá um comercial diferente. Será como ter uma equipe de milhões de pessoas trabalhando pelo Marketing 24×7 [24 horas por dia e 7 dias por semana] para uma empresa”, destacou Marcelo Sousa, diretor-executivo da Marketdata e presidente da ABRADi Nacional.

Fernanda Benhami, gerente de Customer Intelligence do SAS América Latina, disse que “o impacto da Inteligência Artificial no Marketing pode ser visto na maneira como as empresas podem aprender com os novos comportamentos e informações que os consumidores vão gerar. Além disso, é necessário ter algoritmos específicos para tratar esse grande volume de dados e transformá-lo em ações voltadas para os negócios, no intuito de aumentar a rentabilidade. Também temos visto diversos canais de atendimento onde não há uma pessoa fazendo a interface com o cliente. Por isso, será cada vez mais necessário ter o apoio da Inteligência Artificial para entregar algo mais personalizado ao cliente.”

Foto. Pessoas sentadas em cadeiras de madeira, olhando para o palco. No palco Fernanda Benhami, de calça preta e blusa branca, segura o microfone enquanto palestra. Atrás dela um painel com um slide. Atrás do palco algumas árvores e luminárias penduradas.
Fernanda Benhami, gerente de Customer Intelligence do SAS América Latina, explica o impacto da IA na publicidade

 

Sobre a transformação do mercado, a pesquisa Albert: AI Adoption in Marketing 2018 Survey, mostra que a área mais impactada pela IA no Marketing será a escolha de canais de mídia para distribuição da verba de Marketing e Comunicação e, o maior benefício será a possibilidade de focar na estratégia e na criatividade. Além disso, a análise preditiva de Marketing com IA deve representar 82% dos casos, segundo outra pesquisa, está da Harvard Business.

Campanhas personalizadas e baseadas no comportamento digital do consumidor

As Top sete aplicações de Marketing, na avaliação da Marketdata, serão:

  1. Segmentação comportamental e dinâmica;
  2. Interpretação e geração de dados;
  3. Mídia mais inteligente, automatizada e confiável;
  4. Geração automática de conteúdo;
  5. Gerenciamento do ciclo de vida do cliente;
  6. Conversational Marketing;
  7. Modelo mix de Marketing.

 

O que é mais relevante para uma campanha, saber a faixa etária do cliente, gênero e o número de filhos ou saber o comportamento exato daquele potencial consumidor, tal como o horário e site que ele costuma visitar, seus interesses e hobbies, suas últimas compras, etc?”, questionou Sousa, referindo-se ao modelo tradicional de Marketing de orientação por segmentação da base e por históricos transacionais e ao modelo dinâmico que a IA oferece, baseado em comportamento em tempo real.

No futuro, é provável que os assistentes de voz e chatbots tenham parametrizações para fazer ações de marketing e vendas. No futuro, não estaremos mais falando de palavras-chaves para uma campanha, teremos advoice e não somente Adwords. A Inteligência Artificial não roubará nosso trabalho, vai melhorar o que já fazemos. Permitirá a retomada de foco para compreendermos profundamente nossos clientes e nos ajudará a construir mensagens que atendam efetivamente às suas necessidades individualmente”, concluiu Marcelo Sousa, diretor-executivo da Marketdata.

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