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O futuro do E-mail Marketing é foco de pesquisa inédita

Ferramenta conhecida e muito utilizada por 73% dos entrevistados, o e-mail marketing ainda necessita de estratégia e boas práticas de utilização para a maioria

 

Profissionais de marketing de todo o Brasil participaram de uma pesquisa sobre o futuro do E-mail Marketing. O estudo inédito foi realizado pelo Digitalks, em parceria com o Opinion Box, e apresentado durante o Fórum de Marketing Digital, em Florianópolis, no dia 19 de abril.

Foram entrevistadas 346 profissionais da área, entre os dias 28 de março e 11 de abril. A margem de erro da pesquisa é de 5,3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. Foi apurado que 73% dos profissionais conhecem e utilizam a ferramenta como estratégia de marketing, mas muito há que se aprimorar, principalmente quanto às boas práticas de utilização.  

A pesquisa quis entender como as empresas trabalham a segmentação e a gestão do seu mailing. Por isso, perguntou-se quantos e-mails, em média, cada usuário da base recebe por mês. 21% afirmaram que os contatos recebem até 10 e-mails por mês e 16% recebem 50 e-mails ou mais por mês. 63% recebem até 5 e-mails marketing.

Com relação ao tamanho da base de e-mails, 49% dos entrevistados possuem uma base com menos de 10 mil nomes, 33% tem entre 10 mil e 100 mil endereços no mailing e 18% tem mais de 100 mil, sendo que 5% tem mais de 10 milhões de e-mails cadastrados. Já com relação ao volume de e-mails enviados, 56% enviam menos de 10 mil e-mails por mês.  20% enviam de 10 mil a 1 milhão de emails por mês e 6% enviam mais de 1 milhão de e-mails mensalmente.

Quanto a conhecer e seguir as boas práticas, embora 80% e 82%, respectivamente, digam que a seguem, no dia a dia, essa afirmativa não é real para mais da metade dos profissionais. Somente 14% dos entrevistados utilizam apenas e-mails em formato HTML nas ações, 66% enviam e-mail marketing para listas que não possuem opt-in, 63% não descartam comprar mailing de e-mails de fornecedores na internet e 51% já compraram.

Indagados sobre a inclusão de boas práticas em ação, 22% desconhecem o uso de UX (User Experience) e conceitos de design na hora de montar uma campanha, 73% não costumam alterar o remetente regularmente e apenas 37% realizam testes A/B nas campanhas de e-mail.

Segundo os profissionais, as principais dificuldades ao criar ações de e-mail marketing são a falta de budget para melhorar a estratégia e ferramenta (46%), a falta de uma ferramenta de automação (26%) e as dificuldades com a diretoria para implementar algumas boas práticas (22%). Empatam em 14% o número de pessoas que não têm conhecimento de modo geral e não possuem mailing válido e 7% não conhecem as boas práticas.

Por outro lado, 67% acompanham a taxa de conversão e clique de cada campanha realizada, 66% utilizam Design e HTML responsivo, 60% utilizam segmentações na base (como gênero, idade e região) e 46% utilizam preços dos produtos e serviços nas comunicações.

Flavio Horta, CEO do Digitalks, afirma que as informações são altamente relevantes e comprovam que o mercado tem muito a crescer, desde que as empresas invistam em ferramentas e boas práticas de utilização. “Mais do que entender o consumidor, para atrair, fidelizar e vender mais e melhor, as empresas precisam investir e adotar as boas práticas como uma cartilha básica no dia a dia”, esclarece.

Para Felipe Schepers, COO do Opinion Box, “Os dados dessa pesquisa são muito importantes para mostrar a importância de unir estratégia, técnica e conhecimento. Muitas empresas utilizam a estratégia, mas não conhecem a técnica. Os dados da pesquisa ajudam a conhecer melhor o mercado e apontam diversas oportunidades para quem quer investir em e-mail marketing”, explica.

 

Digitalks e Opinion Box

Ao longo de 2017, serão realizadas novas pesquisas com temas diversos, sempre focadas em marketing digital. Os resultados serão apresentados nos eventos promovidos pelo Digitalks. Mais informações no site.

 

Sobre o Digitalks

O Digitalks é a principal empresa brasileira que leva conhecimento e oportunidades de negócios através de mais de 50 atividades anuais, preparando pessoas e transformando empresas para a nova realidade digital.  

Desde 2009, o Digitalks realiza eventos em todo o Brasil, dissemina conteúdo em diversos canais de comunicação –incluindo portal de notícias, revista e TV Online–, realiza cursos de capacitação e conecta pessoas, incentivando a geração de negócios sólidos. Integrante do mesmo grupo corporativo do iMasters e E-Commerce Brasil, a empresa tem como objetivo fomentar o setor digital.

O projeto é um oferecimento de Facebook, Google, Mercado Livre e Twitter e é mantido pelas empresas 2Bots, A² Business Intelligence, Accenture Interactive, Adjust, Agência Linka, Akna, All iN Marketing Cloud, Apiki, Buscapé, Buzzmonitor, CI&T, Contentools, CRP Mango, Dinamize, Gamned, GhFly, GTC, HostGator, IgnitionOne, Infobip, Kwanko, leadlovers, LinkBrand, LinkedIn, Locaweb, Lomadee, Media Response, PWC, RD Station, Seekr, SEO Marketing, Trakto, Ve Interactive, Video Click, Vitrio, Vtex Partner, Wix, Xtech, Yahoo e Zanox. O projeto tem o apoio de ABRADi,  APP Brasil, Cidade Marketing, Digitais do Marketing, E-Commerce Brasil, EraTransmidia, Fenapro, IAB Brasil, iMasters, MestreGP, Mundo do Marketing, Putz Filmes, Siegel Press e Startupi.   

 

Sobre o Opinion Box

O Opinion Box desenvolve soluções digitais inovadoras para pesquisa de mercado e coleta de dados primários. A empresa lançou a primeira plataforma completa de pesquisa online do país, que atende empresas de diferentes tamanhos e segmentos em diversos tipos de estudo.

A ferramenta é integrada a um painel com mais de 100 mil consumidores online, que respondem às pesquisas online ou via mobile. Além disso, o Opinion Box conta com um time de especialistas em pesquisa de mercado, que cuida de projetos customizados e desenvolve diferentes conteúdos para quem quer aprender como tomar decisões baseadas em dados.

 

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