Segunda-feira, 09 de setembro de 2019
Com uma abordagem descontraída e moderna, a palestrante, especialista em marketing digital e autora best seller Martha Gabriel conduziu uma conversa com o presidente da Wago Brasil, Marcos Salmi sobre Transformação Digital, Futuro do Trabalho e Liderança Distribuída durante o último Expo Fórum Digitalks 2019, que ocorreu nos dias 28 e 29 de agosto no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Com 27 anos de carreira, Salmi se dedica há 10 anos à atual empresa, período em que quintuplicou seu faturamento. Segundo o executivo, estamos em um momento muito complexo na transformação digital, no qual cada etapa empresarial depende da outra a seguir para de fato se construir algo. Não existe individualidade, é um processo conjunto que necessita ser guiado por uma liderança nata e confiante nas decisões conjuntas de sua equipe.
Salmi se considera alguém que aprendeu a conquistar e alcançar seus objetivos, valorizando cada passo dentro de um grande processo. “Consegui isso com a valorização pelas pessoas, não consegui nada sozinho”, afirmou o presidente da empresa alemã.
Atualmente existem diversas formas de conduzir uma mesma situação. Salmi explica a diferença de um líder participativo para um líder tradicional. “O tradicional é bem conhecido por todos nós, [no qual] a autoridade é imposta, onde realmente tem uma hierarquia bastante rígida”, apontou, ressaltando também que esse modelo de liderança tem ficado cada vez mais para trás.
“Eu preciso confiar para que eu possa delegar, delegar responsabilidade e delegar autoridade”, disse ele a respeito dos três pilares importantes para ser um grande líder, sendo estes a confiança, possuir regras claras e o último apontado por ele como “work hard, play hard”, que significa dar o melhor de si e, a cada conquista, por menor que seja, comemorar.
“As pessoas precisam se sentir parte daquilo”, refletiu. Segundo Salmi, o resultado de um bom trabalho está no processo de pertencimento de cada funcionário, tendo uma maior dedicação individual que impacta o trabalho conjunto.
Segundo os executivos, a definição de como a liderança será feita dentro da empresa é fundamental, uma vez que ela está diretamente ligada à transformação digital e às pessoas da organização.
“A transformação digital não pode ser só um pedacinho, precisa estar ali na origem. A transformação deve ser sistêmica”, explicou Martha Gabriel.
* Isabela Góes tem 20 anos, é aluna de Publicidade e Propaganda na Faculdade Cásper Líbero e é apaixonada pelo poder da comunicação e como ela impacta a sociedade.
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